Entidades fazem protesto contra Operação Cracolândia

Grupos, entidades e coletivos deram início, na tarde deste sábado (14), a uma manifestação contra a Operação Cracolândia. O “Churrascão da Gente Diferenciada versão Cracolândia” começou por volta das 16h na rua Helvétia, local tradicionalmente ocupado por usuários de droga na região central de São Paulo e um dos principais alvos da operação policial.

O intuito da manifestação, segundo o coletivo Dar (Desentorpecendo a Razão), um dos responsáveis pela mobilização de hoje, é protestar contra o tratamento dado aos dependentes do crack, alvo da operação policial. “Higienismo, preconceito, segregação, violência, intolerância, tortura, abuso de autoridade e mesmo suspeitas de assassinato passaram a ser ainda mais constantes nos dias e principalmente nas madrugadas do bairro”, diz o grupo em página sobre o evento divulgado pelo coletivo no Facebook, por meio do qual cerca de 4.000 pessoas confirmaram presença.

O nome do evento faz alusão a uma manifestação realizada no ano passado em Higienópolis, em protesto a moradores do bairro que se declararam contrários à construção de uma estação de metrô na região, uma das mais valorizadas da capital paulista.

O coletivo diz que o “churrascão difereciado” é um tipo de evento que ficou marcado na cidade como forma de combater, de maneira bem humorada e crítica, o preconceito e o racismo dos políticos e das elites paulistanas. “Na cracolândia todo mundo é gente como a gente”, diz.

Procurada pela reportagem, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo disse que soube da manifestação por redes sociais e não tem mais iformações.

 

Fonte: R7

+ sobre o tema

Alteração do Feed de Notícias do Facebook é o que você está recebendo

Alteração do Feed de Notícias do Facebook  é o...

Uma década após PEC, empregadas domésticas ainda lutam por direitos

A sociedade precisa entender que realizar tarefas domésticas não...

Marcelo Semer: ….a justiça que não queremos….

Não queremos uma justiça desumana, fria, de olhos e...

Índios protestam em todo o Brasil por atendimento à saúde

Grupo gaúcho ocupou a frente e o quarto andar...

para lembrar

Gente Nova – Direitos Humanos em 2 minutos

Foi ao ar no início desta semana o primeiro...

Por que o dia 19 de abril é o Dia do Índio?

Em 1940, o 1º Congresso Indigenista Interamericano, reunido em...

Veríssimo explica por que não vota em Marina

Para o escritor Luis Fernando Verissimo, Marina Silva, candidata...

No Brasil, a medicina é branca e classe média – Por: Mara Gomes

Por Mara Gomes para as Blogueiras Negras Vale milhões...
spot_imgspot_img

Saúde passa a monitorar doenças pelo recorte étnico-racial

O Ministério da Saúde lançou o Painel Equidade Étnico-racial, uma nova ferramenta que vai ajudar a monitorar e enfrentar as disparidades entre grupos étnicos e raciais no...

Sempre estivemos aqui. Histórias da ditadura seguem na invisibilidade

Na esteira das comemorações do Globo de Ouro e do Oscar conquistados pelo brilhante filme Ainda Estou Aqui – homônimo da produção literária de Marcelo Rubens...

Como Geledés combate a discriminação racial na arena internacional

As Nações Unidas estabeleceram o dia 21 de março como o Dia Internacional para Eliminação da Discriminação Racial como uma data em memória ao Massacre...
-+=