Esquerda, direita e Estado: entender para esclarecer

por ION DE ANDRADE para o GNN

O presente artigo é um pequeno guia para quem tem dificuldade de contra argumentar e para quem quer entender rapidamente as diferenças profundas que existem entre a esquerda e a direita quando estão no comando do Estado. Um texto para a juventude, para os estudantes e professores e para os movimentos sociais.

Neste momento crucial da campanha tenho visto com frequência pessoas que têm dificuldade de contra argumentar o discurso da direita e que gostariam muito de entender um pouco mais das diferenças entre a esquerda e a direita quando estão no comando do Estado.

Quero resumir em alguns pontos as questões mais importantes para o debate:

1) A direita se propõe a enxugar o Estado, por isto Aécio almeja reduzir o número de ministérios, demitir pessoas, (que atribui ao aparelhamento da máquina), etc. Por que?

A direita pretende, sempre reduzir impostos e salários. A ideia é de aumentar as margens de lucro e permitir que as empresas possam a) faturar mais e b) vender a preços mais baratos. Esta é a razão pela qual o norte americano Armínio Fraga almeja reduzir o valor real do salário mínimo que, segundo ele, já está alto demais.

No tocante ao enxugamento dos ministérios, ao reduzir o custeio da máquina pública o governo federal poderia mais facilmente reduzir os impostos e aumentar os lucros do setor privado que estaria, desta forma, sendo subsidiado pela desoneração fiscal.

O que ocorre hoje é que quem sustenta a economia brasileira é o mercado interno. Redução de gastos públicos e redução de salário e de poder de compra poderiam levar a economia à ruína, pois em tempos de crise econômica e de concorrência intensa com a Ásia (que paga salários baixíssimos) ou com a Europa e EUA (que são superprodutivos) o mercado externo não poderia compensar as perdas sofridas no mercado interno.

Então reduzir gastos públicos (encomendas e salários) e reduzir massa salarial são medidas recessivas. Acrescente-se a isto que ao reduzir gastos públicos e salários a economia entraria em recessão e produziria desemprego e o Estado perderia o seu papel civilizatório.

2) Por que as políticas públicas ficam ameaçadas se o PSDB chega ao governo?

É muito simples. Ao reduzir impostos e ao planejar reduzir os gastos públicos, a direita passa, como diz o norte-americano Armínio Fraga, a ter que fazer opçôes, “se gastar com os idosos vai ter que tirar das crianças”. Então a redução dos gastos públicos e a redução dos impostos leva a um subfinanciamento da máquina pública que leva inevitavelmente e voluntariamente à redução das políticas públicas. Pelo visto, o programa Bolsa Família sobrevivieria, mas o que dizer do Ciências sem Fronteiras? (já criticado por FHC?), o que dizer do PROUNI ou do FIES? O que dizer dos empréstimos a juros baixos do BNDES? (que o norte-americano Armínio Fraga pretende destroçar?), o que dizer da expansão do número de IFs Brasil a fora? O que dizer do aumento real do salário dos professores da rede pública de ensino? Cada uma destas coisas pode passar a ser entendida como não prioritária. A isto se dá o nome de Estado Mínimo.

3) E no campo da esquerda qual é a lógica?

Para a esquerda o Estado é um instrumento para a redução das assimetrias sociais, para a regulação da economia e para o fomento ao desenvolvimento. Em razão disto os impostos são entendidos como fundamentais para o financiamento das políticas públicas. O Estado passa a ser um grande comprador de bens e serviços da sociedade em múltiplas áreas. Com isto tem papel dinamizador da economia e é civilizatório, na medida em que vai obtendo êxitos nas políticas sociais a que se propõe. A saída do Brasil do mapa da fome foi feita com programas de fomento ao desenvolvimento, com o Bolsa Família, mais atrás com o Fomo Zero e assim por diante. O Estado teve portanto papel determinante nesta conquista nacional.

4) Como fica o setor privado num Estado Social como o que temos?

Tal como já ocorreu na Europa, a competitividade nos Estados Sociais decorre de melhorias na produtuividade das empresas, e não na desoneração fiscal ou no pagamento de salários aviltantes. Por isto o investimento do governo em infra-estrutura (portos, estradas, estradas de ferro, aeroportos, transportes urbanos) é um complemento responsável das políticas sociais, pois pretende aumentar a produtuvidade da economia como um todo. Não sem razão, portanto, um dos itens da campanha da presidenta Dilma Roussef é um programa de investimentos e financiamento na produtividade das empresas.

5) Resumindo: a direita pretende subsidiar o setor privado com a redução dos gastos públicos e com a redução de salários que permitiriam a desoneração fiscal, com isto lentifica a economia, produz desemprego, redução do mercado consumidor e ameaça as políticas públicas que possam considerar não prioritárias.

A esquerda pretende financiar as políticas públicas com impostos e estimular o mercado e a economia. Entende que as políticas públicas tornam o Estado um grande agente econômico pois este passa a ser um grande comprador de bens e serviços da sociedade. Ao fazer isto o Estado produz também mais justiça social, através das políticas públicas e o mercado consumidor sai fortalecido. A certeza do mercado consumidor forte permite investimentos de longo prazo por parte da indústria e dos serviços que visam responder a uma demanda segura. Para que isto ocorra de forma sustentável a economia deve ser cada vez mais produtuiva.

O mercado consumidor estimulado, é verdade, pressiona a inflação, porém as políticas macro-econômicas do governo tem mantido a inflação sob controle e as previsões do mercado para o ano que vem são de progressiva queda. Melhor conviver com níveis regulados de inflação e com a economia funcionando, gerando empregos e com um Estado comprador de bens e serviços e com ação civiliztória do que o contrário.

 

Leia também: 

As pessoas perderam a memória coletiva

+ sobre o tema

O Golpe Branco do Parlamentarismo de Fato

Antes da crise que está nos jornais, há a...

A inteligência de cada um

Estudos mostram que a genética é crucial. Outros fatores...

Um quinto dos americanos acha que Obama é muçulmano, diz pesquisa

Obama frequenta a igreja e já reiterou publicamente sua...

O transporte de tração animal no Central Park e no Sul de Minas

Sou aficionada por revistas e livros sobre animais de...

para lembrar

As melhores médias de estudantes do Brasil são de bolsistas do ProUni

Pesquisa mostra que alunos que contam com bolsa integral...

Jovem sergipana devolve cartão do Bolsa Família a Lula após se formar pelo Prouni

Iva Mayara agradece ex-presidente durante encontro na caravana Lula...

Sem representatividade no Congresso, eleições têm 85 candidatos indígenas

Carolina Garcia Líderes de diferentes etnias buscam na política a...

Marina telefona para Dilma e Aécio e diz torcer pela valorização da democracia

por Gerson Camarotti A candidata do PSB, Marina Silva,...

Inscrições para o Fies vão até a próxima sexta-feira

Romper o silêncio e assistir aos pais desmancharem-se em lágrimas de alegria diante de sílabas pronunciadas dos filhos. Na rotina da fonoaudióloga Luana Marques,...

MEC divulga nesta terça-feira segunda chamada do Prouni

O Ministério da Educação (MEC) divulga nesta terça-feira (27) a lista dos candidatos pré-selecionados na segunda chamada da oferta de bolsas da edição 2024...

Prazo para comprovar dados do Prouni termina nesta terça-feira

Termina nesta terça-feira (20) o prazo para que candidatos pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2024...
-+=