Estado de Mandela tem ‘progressos’, diz governo da África do Sul

Enviado por / FonteDo G1

O estado de saúde de Nelson Mandela registrou “progressos”, e os médicos estão satisfeitos com a resposta ao tratamento de uma infecção pulmonar, anunciou nesta quarta-feira (12) o governo da África do Sul.

“Os médicos que atendem ao ex-presidente Mandela afirmaram que ele registrou progresos durante as últimas 24 horas e que estão satisfeitos com a forma como está respondendo ao tratamento”, disse comunicado.

Mandela, de 94 anos, foi internado no sábado no Hospital Militar de Pretória, para “exames de rotina”. O governo afirmou que não havia “motivo para alarme”.

Anti-Apartheid
Preso durante 27 anos pelo regime racista do Apartheid e ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1993, foi eleito em 1994 o primeiro presidente negro da África do Sul nas primeiras eleições multirraciais do país.

Ele se aposentou em 1999 depois de um único mandato.

Mandela é alvo de um verdadeiro culto em seu país, onde sua imagem e citações são onipresentes. Neste domingo, milhares rezaram pela melhora de Madiba – como é carinhosamente chamado no país. No distrito de Soweto, em Joanesburgo, simpatizantes foram à Igreja Regina Mundi, que foi um centro dos protestos contra o regime racista do apartheid, abolido na década de 1990.

Várias avenidas têm seu nome, suas antigas moradias viraram museu e seu resto e nome aparecem em todos os tipos de recordações para turistas.

O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela em 26 de junho de 2008 em Londres (Foto: AFP)

Mandela foi internado num hospital em fevereiro devido a dores abdominais, mas foi liberado um dia após um exame mostrar que não havia nenhum problema sério.

Desde então, ele passou boa parte de seu tempo em sua casa em Qunu, um vilarejo na província pobre do Cabo Leste.

Sua saúde frágil impede que ele faça quaisquer aparições públicas na África do Sul, embora nos últimos meses ele tenha continuado a receber visitantes de grande visibilidade, incluindo o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton.

 

 

 

+ sobre o tema

Pan-Africanismo

Pan-africanismo é o nome dado a uma ideologia que...

A Rainha Guerreira Nzinga

Na África como nas Américas resistiram à dominação colonial...

Aos 93 anos, Nelson Mandela é internado com dores abdominais

Ícone sul-africano da luta contra o apartheid, Nelson Mandela,...

Vídeo de Mandela gera onda de protestos

Presidente Jacob Zuma visita Mandela e leva a televisão...

para lembrar

Mostra traz 17 documentários africanos para a capital paulista

Histórias da África, contadas por cineastas do continente, é...

Michelle Obama visita Nelson Mandela na África do Sul

Primeira-dama faz uma viagem de seis dias ao continente...

Mandela está consciente e responde espontaneamente, diz neto do ex-presidente

Brasília - Hospitalizado há 38 semanas, o ex-presidente da...
spot_imgspot_img

Relações África-América Latina: o legado de Desmond Tutu

O falecimento do arcebispo anglicano sul-africano Desmond Tutu, em 26 de dezembro de 2021, nos faz recordar o pouco interesse latino-americano em temas africanos....

Nelson Mandela: quem foi, onde nasceu, quando foi preso e outras dúvidas

Saiba tudo sobre Nelson Mandela: quem foi, onde nasceu, quando foi preso e outras dúvidas. Comemorado em 18 de julho, o Dia Internacional Nelson Mandela...

Zindzi Mandela, filha de Nelson Mandela, morre na África do Sul

Zindzi Mandela, filha do ex-presidente da África do Sul e herói nacional Nelson Mandela, morreu. O anúncio foi feito pelo porta-voz do partido governista...
-+=