Estudantes indígenas ganham residência no campus da Uefs

Local tem capacidade para abrigar 20 alunos.
Obra é uma das ações das políticas afirmativas.

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) inaugurou, nesta quinta-feira (30),  uma residência indígena que vai abrigar, inicialmente, 20 estudantes de tribos de municípios baianos, matriculados na universidade. Todas as despesas com a moradia serão pagas pela universidade com recursos estaduais e federais.

O investimento integra as ações de políticas afirmativas que também prevê a oferta de duas vagas a mais, por curso, para membros de comunidades indígenas. A expectativa da Uefs é ampliar a capacidade da residência para abrigar novos alunos nos próximos anos.

Um dos objetivos das ações, segundo a Uefs, é facilitar o acesso ao ensino superior e fazer com que os índios adquiram conhecimentos e ajudem sua comunidade a se desenvolver, quando retornarem a elas.

Na inauguração da residência, Socorro Apako, da tribo Tuxá, do município de Rodelas (BA) mãe de duas universitárias, disse que os indígenas nutrem o desejo de ter filhos com formação em nível superior, mas que a permanência na universidade sofre ações adversas, como a incompreensão dos demais grupos quanto aos costumes e rituais.

“Ficaremos mais tranquilos sabendo que os nossos meninos e meninas estarão seguros durante os estudos e também nos momentos em que poderão praticar os nossos rituais e costumes em locais reservados”, afirmou Socorro.

Fonte: G1

+ sobre o tema

‘Você entra numa agência bancária e não vê um negro’, diz Ivone Silva

Em vídeo, presidenta dos Bancários de São Paulo chama...

Timão e Racismo

fonte:Blog do Helena Para encarar a Libertadores nas regras das...

entrenvista com Suzane Jardim, idealizadora da campanha “Liberdade para Rafael

Dentro do cenário de violações, que neste ano ganharam...

para lembrar

Netflix repudia agência +Add Casting que diz ser difícil encontrar ator “negro bonito”

Primeira produção brasileira da Netflix, a série de ficção...

Jovem negro denuncia ter sofrido racismo dentro de ônibus no Rio

Um relato postado nas redes sociais denunciando mais um...

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente...
spot_imgspot_img

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (24), por 16 votos a 10, o projeto de lei (PL) que prorroga por dez...
-+=