Estudantes indígenas ganham residência no campus da Uefs

Local tem capacidade para abrigar 20 alunos.
Obra é uma das ações das políticas afirmativas.

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) inaugurou, nesta quinta-feira (30),  uma residência indígena que vai abrigar, inicialmente, 20 estudantes de tribos de municípios baianos, matriculados na universidade. Todas as despesas com a moradia serão pagas pela universidade com recursos estaduais e federais.

O investimento integra as ações de políticas afirmativas que também prevê a oferta de duas vagas a mais, por curso, para membros de comunidades indígenas. A expectativa da Uefs é ampliar a capacidade da residência para abrigar novos alunos nos próximos anos.

Um dos objetivos das ações, segundo a Uefs, é facilitar o acesso ao ensino superior e fazer com que os índios adquiram conhecimentos e ajudem sua comunidade a se desenvolver, quando retornarem a elas.

Na inauguração da residência, Socorro Apako, da tribo Tuxá, do município de Rodelas (BA) mãe de duas universitárias, disse que os indígenas nutrem o desejo de ter filhos com formação em nível superior, mas que a permanência na universidade sofre ações adversas, como a incompreensão dos demais grupos quanto aos costumes e rituais.

“Ficaremos mais tranquilos sabendo que os nossos meninos e meninas estarão seguros durante os estudos e também nos momentos em que poderão praticar os nossos rituais e costumes em locais reservados”, afirmou Socorro.

Fonte: G1

+ sobre o tema

Governo italiano quer suspender jogos com problemas de racismo

  O ministro do Interior da Itália, Roberto...

O que fazer ao presenciar uma criança praticando racismo contra outra?

Para que essa reflexão caminhe, precisaremos entender que o...

Estudante denuncia racismo à polícia após postagem de professor em SP

Professor universitário fez publicação em sua rede social em...

para lembrar

O IPEA e a análise da violência

Por Jorge Nogueira Rebolla   Para quem não sabe...

O mal-estar da masculinidade negra contemporânea

“O problema do negro na América é o problema...
spot_imgspot_img

A natureza se impõe

Mundo afora, sobram sinais — de preocupantes a desesperadores — de fenômenos climáticos. Durante a semana, brasileiras e brasileiros em largas porções do território,...

Criminalização e Resistência: Carla Akotirene e Cidinha da Silva discutem racismo institucional no Sesc 24 de Maio 

No dia 16 de outubro, quarta-feira, às 19h, o Sesc 24 de Maio promove o bate-papo Criminalização, encarceramento em massa e resistência ao punitivismo...

Violência política mais que dobra na eleição de 2024

Foi surpreendente a votação obtida em São Paulo por um candidato a prefeito que explicitou a violência física em debates televisionados. Provocações que resultaram...
-+=