Festival Mulheres do Mundo – WOW – Entre os dias 16 e 18 de novembro, mais de 150 atividades gratuitas ao público

Festival Mulheres do Mundo – WOW, chega ao  Brasil pela primeira vez em novembro

Entre os dias 16 e 18 de novembro, mais de 150 atividades gratuitas ao público, entre debates, música, performances e exposições, tomarão conta do Museu do Amanhã, Museu de Arte do Rio (MAR) e da Praça Mauá. O evento já passou por mais de 20 países e, neste ano, terá lugar em mais 53, incluindo o Rio de Janeiro.

no Festival Mulheres do Mundo

O Festival Mulheres do Mundo é um espaço para que as mulheres celebrem suas histórias de lutas e conquistas.  Um lugar para trocar experiências, conhecer novas perspectivas, contar e ouvir histórias. Um grande encontro, onde mulheres de origens e trajetórias diferentes poderão estabelecer laços e refletir sobre os muitos lados de uma só questão, onde possam reconhecer seus avanços – e renovar suas energias para continuar a avançar.

Idealizado por Jude Kelly – importante referência feminina no mundo das artes e ex-presidente de um dos maiores centros culturais da Europa, o Southbank Centre(*), em Londres –, o Festival foi realizado pela primeira vez na capital inglesa, no centenário do Dia Internacional da Mulher em 2010.

A edição do Rio de Janeiro será a primeira na América Latina e vai reunir mulheres de toda a cidade, além de convidadas nacionais e internacionais, em dezenas de atividades. Sua realização está sendo conduzida pela Redes da Maré em parceria com o Southbank Centre e o British Council, tendo como espaços de referência o MAR (Museu de Arte do Rio), Museu do Amanhã, Armazém 1 e Praça Mauá.

O evento acontece em quatro dimensões. Mulheres em diálogos onde acontecem as rodas de conversas e trocas de experiências por meio de sete categorias de encontros. Mulheres das Artes e Culturas, onde dezenas de apresentações culturais e artísticas nas mais diversas linguagens (shows, performances, teatro, oficinas, artes plásticas) serão realizadas. Mulheres empreendedoras será um espaço dedicado a inovações no campo da gastronomia, tecnologia, meio ambiente, moda, beleza e saúde, o chamado Mercado Delas.  Na dimensão Mulheres Ativistas campanhas e atividades de mulheres da sociedade civil serão propostas.

A estimativa é receber 30 mil pessoas nos três dias de evento.  São mais 200 participantes internacionais e nacionais, além de três grandes shows de música por dia. Confira as participantes confirmadas em www.festivalmulheresdomundo.com.br.

Entrada solidária A entrada para cada dia do Festival será gratuita e, como contrapartida social, será incentivada a doação de um 1kg de alimento não perecível. As doações serão destinadas a projetos que atendem apenas mulheres, como a Casa das Mulheres da Maré, o Abrigo Santa Luzia e a Associação Santa Rita.

Os projetos contemplados com as doações integram o programa Mesa Brasil Sesc, uma rede nacional de banco de alimentos que atua no combate ao desperdício e contribui para a segurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos.

 

(*) : Southbank Centre é um complexo de locais artísticos em Londres, Inglaterra que atrai anualmente mais de seis milhões de visitantes.

Serviço:

De 16 a 18 de novembro de 2018

Museu de Arte do Rio, Museu do Amanhã, Armazém o1 e Praça Mauá
Entrada gratuita mediante entrega de 1 kg de alimentos

Acompanhe aqui a Programação

+ sobre o tema

Apenas 17% dos programadores brasileiros são mulheres

Relatório da Unesco mostra a dificuldade de mulheres para...

O primeiro crime homofóbico do Brasil

O texto a seguir foi extraído do livro “História...

Mj Rodriguez, de ‘Pose’, é primeira mulher trans a vencer um Globo de Ouro

Mj Rodriguez, de "Pose", se tornou a primeira mulher...

ABGLT denuncia homofobia em comercial de cerveja ao Conar

Toni Reis, presidente da ABGLT, explica por que, para...

para lembrar

Mad Max: pelos olhos de Charlize

Não assisti a nenhum dos filmes que antecederam o...

Prisão de Mirian França é revogada

Farmacêutica é acusada pela morte de italiana, em dezembro;...

A ministra e a ira dos religiosos

A ministra Eleonora Menecucci despertou a ira dos religiosos...

Negra sim!?

Cresci sem me reconhecer como criança negra, apesar dos...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=