Festival Mulheres do Mundo – WOW – Entre os dias 16 e 18 de novembro, mais de 150 atividades gratuitas ao público

Festival Mulheres do Mundo – WOW, chega ao  Brasil pela primeira vez em novembro

Entre os dias 16 e 18 de novembro, mais de 150 atividades gratuitas ao público, entre debates, música, performances e exposições, tomarão conta do Museu do Amanhã, Museu de Arte do Rio (MAR) e da Praça Mauá. O evento já passou por mais de 20 países e, neste ano, terá lugar em mais 53, incluindo o Rio de Janeiro.

no Festival Mulheres do Mundo

O Festival Mulheres do Mundo é um espaço para que as mulheres celebrem suas histórias de lutas e conquistas.  Um lugar para trocar experiências, conhecer novas perspectivas, contar e ouvir histórias. Um grande encontro, onde mulheres de origens e trajetórias diferentes poderão estabelecer laços e refletir sobre os muitos lados de uma só questão, onde possam reconhecer seus avanços – e renovar suas energias para continuar a avançar.

Idealizado por Jude Kelly – importante referência feminina no mundo das artes e ex-presidente de um dos maiores centros culturais da Europa, o Southbank Centre(*), em Londres –, o Festival foi realizado pela primeira vez na capital inglesa, no centenário do Dia Internacional da Mulher em 2010.

A edição do Rio de Janeiro será a primeira na América Latina e vai reunir mulheres de toda a cidade, além de convidadas nacionais e internacionais, em dezenas de atividades. Sua realização está sendo conduzida pela Redes da Maré em parceria com o Southbank Centre e o British Council, tendo como espaços de referência o MAR (Museu de Arte do Rio), Museu do Amanhã, Armazém 1 e Praça Mauá.

O evento acontece em quatro dimensões. Mulheres em diálogos onde acontecem as rodas de conversas e trocas de experiências por meio de sete categorias de encontros. Mulheres das Artes e Culturas, onde dezenas de apresentações culturais e artísticas nas mais diversas linguagens (shows, performances, teatro, oficinas, artes plásticas) serão realizadas. Mulheres empreendedoras será um espaço dedicado a inovações no campo da gastronomia, tecnologia, meio ambiente, moda, beleza e saúde, o chamado Mercado Delas.  Na dimensão Mulheres Ativistas campanhas e atividades de mulheres da sociedade civil serão propostas.

A estimativa é receber 30 mil pessoas nos três dias de evento.  São mais 200 participantes internacionais e nacionais, além de três grandes shows de música por dia. Confira as participantes confirmadas em www.festivalmulheresdomundo.com.br.

Entrada solidária A entrada para cada dia do Festival será gratuita e, como contrapartida social, será incentivada a doação de um 1kg de alimento não perecível. As doações serão destinadas a projetos que atendem apenas mulheres, como a Casa das Mulheres da Maré, o Abrigo Santa Luzia e a Associação Santa Rita.

Os projetos contemplados com as doações integram o programa Mesa Brasil Sesc, uma rede nacional de banco de alimentos que atua no combate ao desperdício e contribui para a segurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos.

 

(*) : Southbank Centre é um complexo de locais artísticos em Londres, Inglaterra que atrai anualmente mais de seis milhões de visitantes.

Serviço:

De 16 a 18 de novembro de 2018

Museu de Arte do Rio, Museu do Amanhã, Armazém o1 e Praça Mauá
Entrada gratuita mediante entrega de 1 kg de alimentos

Acompanhe aqui a Programação

+ sobre o tema

Jovem é agredido e queimado vivo em ritual de ‘purificação de gays’ em BH

Um jovem gay de 19 anos foi brutalmente torturado em...

Avanços e desafios para as mulheres baianas nas eleições 2014

Passada a primeira fase do pleito eleitoral e com...

Projeto ‘Raiz Forte’ lança site sobre mulheres negras e suas vivências

O Raiz Forte nasceu em 2012, com um projeto...

Maria do Rosário diz ter sido ameaçada de morte em shopping

Deputada disse ter ouvido de homem que sua hora...

para lembrar

Apuração de crimes contra gays cresce em SP

O número de inquéritos policiais abertos para apurar crimes...

Como Beyoncé permeou gêneros e revolucionou o mercado musical

Com 12 álbuns, entre estúdio, apresentações ao vivo e...
spot_imgspot_img

Maria da Conceição Tavares: quem foi a economista e professora que morreu aos 94 anos

Uma das mais importantes economistas do Brasil, Maria da Conceição Tavares morreu aos 94 anos, neste sábado (8), em Nova Friburgo, na região serrana do Rio...

Como poluição faz meninas menstruarem precocemente

Novas pesquisas mostram que meninas nos EUA estão tendo sua primeira menstruação mais cedo. A exposição ao ar tóxico é parcialmente responsável. Há várias décadas, cientistas ao redor do...

Leci Brandão recebe justa homenagem

A deputada estadual pelo PC do B, cantora e compositora Leci Brandão recebe nesta quarta (5) o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do...
-+=