Festival Mulheres do Mundo – WOW – Entre os dias 16 e 18 de novembro, mais de 150 atividades gratuitas ao público

Festival Mulheres do Mundo – WOW, chega ao  Brasil pela primeira vez em novembro

Entre os dias 16 e 18 de novembro, mais de 150 atividades gratuitas ao público, entre debates, música, performances e exposições, tomarão conta do Museu do Amanhã, Museu de Arte do Rio (MAR) e da Praça Mauá. O evento já passou por mais de 20 países e, neste ano, terá lugar em mais 53, incluindo o Rio de Janeiro.

no Festival Mulheres do Mundo

O Festival Mulheres do Mundo é um espaço para que as mulheres celebrem suas histórias de lutas e conquistas.  Um lugar para trocar experiências, conhecer novas perspectivas, contar e ouvir histórias. Um grande encontro, onde mulheres de origens e trajetórias diferentes poderão estabelecer laços e refletir sobre os muitos lados de uma só questão, onde possam reconhecer seus avanços – e renovar suas energias para continuar a avançar.

Idealizado por Jude Kelly – importante referência feminina no mundo das artes e ex-presidente de um dos maiores centros culturais da Europa, o Southbank Centre(*), em Londres –, o Festival foi realizado pela primeira vez na capital inglesa, no centenário do Dia Internacional da Mulher em 2010.

A edição do Rio de Janeiro será a primeira na América Latina e vai reunir mulheres de toda a cidade, além de convidadas nacionais e internacionais, em dezenas de atividades. Sua realização está sendo conduzida pela Redes da Maré em parceria com o Southbank Centre e o British Council, tendo como espaços de referência o MAR (Museu de Arte do Rio), Museu do Amanhã, Armazém 1 e Praça Mauá.

O evento acontece em quatro dimensões. Mulheres em diálogos onde acontecem as rodas de conversas e trocas de experiências por meio de sete categorias de encontros. Mulheres das Artes e Culturas, onde dezenas de apresentações culturais e artísticas nas mais diversas linguagens (shows, performances, teatro, oficinas, artes plásticas) serão realizadas. Mulheres empreendedoras será um espaço dedicado a inovações no campo da gastronomia, tecnologia, meio ambiente, moda, beleza e saúde, o chamado Mercado Delas.  Na dimensão Mulheres Ativistas campanhas e atividades de mulheres da sociedade civil serão propostas.

A estimativa é receber 30 mil pessoas nos três dias de evento.  São mais 200 participantes internacionais e nacionais, além de três grandes shows de música por dia. Confira as participantes confirmadas em www.festivalmulheresdomundo.com.br.

Entrada solidária A entrada para cada dia do Festival será gratuita e, como contrapartida social, será incentivada a doação de um 1kg de alimento não perecível. As doações serão destinadas a projetos que atendem apenas mulheres, como a Casa das Mulheres da Maré, o Abrigo Santa Luzia e a Associação Santa Rita.

Os projetos contemplados com as doações integram o programa Mesa Brasil Sesc, uma rede nacional de banco de alimentos que atua no combate ao desperdício e contribui para a segurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos.

 

(*) : Southbank Centre é um complexo de locais artísticos em Londres, Inglaterra que atrai anualmente mais de seis milhões de visitantes.

Serviço:

De 16 a 18 de novembro de 2018

Museu de Arte do Rio, Museu do Amanhã, Armazém o1 e Praça Mauá
Entrada gratuita mediante entrega de 1 kg de alimentos

Acompanhe aqui a Programação

+ sobre o tema

Sororidade quase na madrugada

Escreva Lola Escreva A Lis me enviou este email: Sou muito...

SEPPIR fala sobre direitos humanos das mulheres negras na OEA

Audiência é uma solicitação da Articulação de Organizações de...

CNJ afasta juiz que comparou Lei Maria da Penha a ‘regras diabólicas’

Edílson Rodrigues ficará afastado por pelo menos 2 anos,...

Travesti foi assassinada por incentivar mulher a denunciar o marido

A Polícia Civil já identificou o homem que matou...

para lembrar

Caruaru celebra ‘Semana da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha’

Inicia nesta quarta-feira (22), a programação alusiva à Semana...

Domésticas investem no estudo em busca de novas oportunidades

Domésticas investem no estudo em busca de novas oportunidades Uma...

Maioria das mulheres que denunciam violência é negra, casada e tem entre 20 e 40 anos

A maioria das mulheres que buscaram a Central de...
spot_imgspot_img

Sueli Carneiro analisa as raízes do racismo estrutural em aula aberta na FEA-USP

Na tarde da última quarta-feira (18), a Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP) foi palco de uma...

O combate ao racismo e o papel das mulheres negras

No dia 21 de março de 1960, cerca de 20 mil pessoas negras se encontraram no bairro de Sharpeville, em Joanesburgo, África do Sul,...

Ativistas do mundo participam do Lançamento do Comitê Global da Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver

As mulheres negras do Brasil estão se organizando e fortalecendo alianças internacionais para a realização da Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem...
-+=