Ficamos satisfeitos por ver África a crescer

Por: Durão Barroso

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, mostrou-se, esta quinta-feira, satisfeito com o crescimento de vários países africanos «mesmo numa altura de crise».

«Ficamos satisfeitos por ver África a crescer. Antes, muitas cimeiras eram para discutir dificuldades e problemas, mas nesta cimeira há uma ideia de oportunidade e desenvolvimento», disse Durão Barroso, na conferência de imprensa de encerramento da IV Cimeira União Europeia-África.

O líder da Comissão Europeia sublinhou que, em 2013, África teve um crescimento médio seis por cento e que nos últimos dez anos «seis dos dez países com maior crescimento económico» eram africanos.

Durão Barroso apelou, ainda a uma «liderança política responsável», de forma a «ultrapassar os desafios, erradicar a pobreza e promover o crescimento sustentável inclusivo», bem como para fazer face aos problemas de terrorismo e de extremismo religioso, nomeadamente no Mali, no Sahel e na República Centro Africana.

Por seu turno, a presidente da Comissão Africana, Nkosazana Dlamini-Zuma, lembrou que África tem «60 por cento de terra arável ainda disponível no mundo e que pode ser utilizada na agricultura».

Dlamini-Zuma frisou, ainda, o facto de o continente africano ter muita população jovem e pediu o apoio europeu para evitar que os «jovens africanos morram no deserto africano ou no Mediterrâneo».

Já o líder da Mauritânia e presidente em funções da União Africana, Mohamed Ould Abdel Aziz, espera que a parceria com a UE ajude a resolver os problemas do desemprego jovem em África, bem como a apoiar logisticamente as forças militares africanas em missões de paz.

Fonte: A Bola

+ sobre o tema

Afro-Cubanos

O termo afro-cubano se refere a cubanos de ancestralidade...

‘As mulheres são criadas para achar que o casamento é muito importante’ diz Chimamanda Adichie

Escritora aclamada pela crítica internacional, a nigeriana pertence ao...

Bolsas para graduação no Brasil

Estudantes de 24 países africanos podem tentar uma vaga...

para lembrar

Hoje na História, 15 de maio de 1994, acontecia o Genocídio em Ruanda

por: Lucyanne Mano O genocídio em Ruanda deixou 800 mil mortos...

Windeck – Todos os Tons de Angola uma novela africana na TV Brasil

Produção angolana, a novela Windeck - Todos os Tons...

Nasser e o Pan-Arabismo

Gamal Abdel Nasser, na verdade, era o principal...

Técnicos de laboratórios públicos africanos visitam o Lacen

Fonte: Agência do Pará- Conhecer o modelo de Controle de...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=