Ficamos satisfeitos por ver África a crescer

Por: Durão Barroso

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, mostrou-se, esta quinta-feira, satisfeito com o crescimento de vários países africanos «mesmo numa altura de crise».

«Ficamos satisfeitos por ver África a crescer. Antes, muitas cimeiras eram para discutir dificuldades e problemas, mas nesta cimeira há uma ideia de oportunidade e desenvolvimento», disse Durão Barroso, na conferência de imprensa de encerramento da IV Cimeira União Europeia-África.

O líder da Comissão Europeia sublinhou que, em 2013, África teve um crescimento médio seis por cento e que nos últimos dez anos «seis dos dez países com maior crescimento económico» eram africanos.

Durão Barroso apelou, ainda a uma «liderança política responsável», de forma a «ultrapassar os desafios, erradicar a pobreza e promover o crescimento sustentável inclusivo», bem como para fazer face aos problemas de terrorismo e de extremismo religioso, nomeadamente no Mali, no Sahel e na República Centro Africana.

Por seu turno, a presidente da Comissão Africana, Nkosazana Dlamini-Zuma, lembrou que África tem «60 por cento de terra arável ainda disponível no mundo e que pode ser utilizada na agricultura».

Dlamini-Zuma frisou, ainda, o facto de o continente africano ter muita população jovem e pediu o apoio europeu para evitar que os «jovens africanos morram no deserto africano ou no Mediterrâneo».

Já o líder da Mauritânia e presidente em funções da União Africana, Mohamed Ould Abdel Aziz, espera que a parceria com a UE ajude a resolver os problemas do desemprego jovem em África, bem como a apoiar logisticamente as forças militares africanas em missões de paz.

Fonte: A Bola

+ sobre o tema

Quilombolas fazem marcha por melhores políticas sociais

A campanha "Em defesa dos direitos quilombolas" pede...

O retrato da escravidão

Desde quando nem me lembro, tenho fascínio em imagens...

Zoe Saldana está na lista das mais bem-vestidas

Zoe Saldana, que representou uma extraterrestre sexy e azul...

Entidades e lideranças políticas lamentam a morte de Theodosina Ribeiro

Entidades e lideranças políticas lamentam a morte de Theodosina...

para lembrar

Surpresa! Rebeca Andrade ganha de presente o aparelho do ouro das Olimpíadas de Tóquio

A lembrança dos Jogos Olímpicos de Tóquio não cabe...

Plenária de articulação da campanha AFIRME-SE!, em Salvador

Data: quinta-feira, 4/02/2010, às 18h Local:...

‘O pequeno príncipe preto’ traz menino negro ao protagonismo da narrativa

Obra literária infantil, de Rodrigo França, coloca a criança...

Informativo da Casa Branca sobre a Iniciativa de Jovens Líderes Africanos

CASA BRANCAEscritório do Secretário de Imprensa29 de junho de...
spot_imgspot_img

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...
-+=