Filme brasiliense que conta histórias de mulheres negras é premiado em festival internacional

Enviado por / FonteG1

O filme brasiliense “Filhas de Lavadeiras” conquistou o júri da 25ª edição do Festival É Tudo Verdade – um dos eventos mais importantes para o cinema documental da América Latina. A produção deu à professora do Instituto Federal de Brasília (IFB) e cineasta, Edileuza Penha de Souza, o prêmio de melhor curta-documentário.,

O filme conta a história de mulheres negras que, graças ao trabalho árduo de suas mães, puderam ir para a escola. Ele é inspirado na obra de Maria Helena Vargas, mulher negra que foi escritora, pedagoga e professora, e que viveu em Brasília.

O resultado do festival saiu no domingo (4). A professora de audiovisual do IFB do Recanto das Emas foi a única mulher negra, em sua posição, premiada neste ano.

“Não sei se sou a primeira mulher negra premiada no Festival É Tudo Verdade em 25 anos. Nesse, eu sei que sou a única mulher negra”, disse Edileuza.

Cena do filme “Filhas de Lavadeiras”, de Edileuza Penha de Souza — Foto: IFB/ Divulgação

Edileuza pesquisa e incentiva o cinema negro desde 2006 e fez diversos filmes que abordam a temática de gênero e raça. Ela também ajudou a criar a Mostra Competitiva de Cineastas e Produtoras Negras Adélia Sampaio, que chegou à terceira edição em 2019.

Em 2015, a cineasta dirigiu o curta “Mulheres de Barro”. A narrativa dá espaço para o relato de 12 mulheres paneleiras e congueiras de Goiabeiras Velhas (ES).

Assista aqui “Mulheres de Barro”

Documentário Mulheres de Barro, de Edileuza Penha de Souza, será exibido na 13ª Mostra Produção Independente — Foto: Reprodução/Documentário Mulheres de Barro

Prêmios para ‘Filhas de Lavadeiras’

No mesmo dia em que ganhou como melhor curta-documentário, “Filhas de Lavadeiras” também conquistou o Prêmio Aquisição Canal Brasil de Incentivo ao Curta-Metragem, no valor de R$ 15 mil. Esses títulos somam-se a outros, como:

  • Troféu Tesourinha de Júri Popular no 8º Festival Internacional de Curtas de Brasília
  • Melhor filme pelo júri popular
  • Melhor filme pela região Centro-oeste, Norte e Nordeste (Conne) no 7° Festival de Cinema Feminino – Tudo sobre Mulheres, em Cuiabá-MT
  • Menção Honrosa no 4° Cine Tamoio – Festival de Cinema de São Gonçalo/RJ de 2019

O documentário foi produzido com apoio do Fundo de Apoio à Cultura, da Secretaria de Cultura do Distrito Federal.

Conheça o festival É Tudo Verdade

O É Tudo Verdade, Festival Internacional de documentário, é um evento que premia o cinema documentário brasileiro. Ele é considerado um dos maiores eventos do gênero na América Latina.

Criado pelo crítico Amir Labaki, o festival teve sua primeira edição em 1996. Normalmente, ele faz exibições dos filmes nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo e também Brasília, mas, por conta da pandemia do novo coronavírus, em 2020 o evento teve sua primeira versão on-line.

 

Fonte: G1

+ sobre o tema

O corpo negro como local de discurso

A linguagem corporal tradicionalmente faz parte da criação e...

Human Rights Watch denuncia violência em várias eleições em África

  Relatório 2012 da organização faz balanço das mortes em...

Projeto de lei de Romário irrita rappers

Deputado propõe texto que regulamenta profissões ligadas ao hip-hop...

Cacuriá

O cacuriá é uma dança...

para lembrar

Adriana Bombom faz ‘lua de mel’ romântica com namorado em Paris

Adriana Bombom aproveitou um recesso na sua agenda de...

Museu no negro oferece nove oficinas culturais gratuitas

Canto, danças, instrumentos musicais e teatro são algumas das...

SALVADOR: I Encontro Nacional de Jovens Negras Feministas

Fonte: Negras Jovens Feministas -   Em 2005...
spot_imgspot_img

Racionais MC’s recebem título de doutor honoris causa da Unicamp

Nesta quinta-feira (6), o grupo de rap Racionais MC’s recebeu o título de doutor honoris causa na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). A honraria...
-+=