Fórum Econômico Mundial: por que a desigualdade é a tendência mais preocupante de 2015

A desigualdade é um dos principais desafios do nosso tempo. A desigualdade de renda, especificamente, é um dos aspectos mais visíveis de uma questão mais ampla e complexa, que implica a desigualdade de oportunidades e se estende a sexo, etnia, deficiência, idade, entre outros.

Em segundo lugar no nosso levantamento Outlook do ano passado, ela foi identificada como a tendência mais significativa de 2015 pelos especialistas da nossa rede. Isso afeta todos os países do mundo. Nos desenvolvidos e em desenvolvimento, a metade mais pobre da população muitas vezes controla menos de 10% de sua riqueza. Este é um desafio universal que todo o mundo deve enfrentar.

Embora seja verdade que em todo o mundo o crescimento econômico está pegando ritmo, profundos desafios permanecem, incluindo a pobreza, a degradação ambiental, o desemprego persistente, a instabilidade política, a violência e os conflitos. Estes problemas são muitas vezes intimamente relacionados com a desigualdade.

Os perigos inerentes de negligenciar as desigualdades são evidentes. As pessoas, especialmente os jovens excluídos, acabam se sentindo marginalizados e tornam-se alvos fáceis de confrontos. Isso, por sua vez, reduz a sustentabilidade do crescimento econômico, enfraquece a coesão social e a segurança, incentiva o acesso desigual e o uso dos bens comuns globais, mina nossas democracias, e mutila as nossas esperanças para o desenvolvimento sustentável de sociedades pacíficas.

De acordo com a pesquisa Pew Global Attitudes 2014, nas sete nações da África subsaariana mais de 90% dos entrevistados consideram o fosso entre ricos e pobres um grande problema; nos Estados Unidos, cerca de 80% o fazem. Os líderes políticos compartilham cada vez mais essas preocupações.

Já estamos vendo melhores políticas em alguns países, como Ruanda, Brasil e México, onde o acesso aos recursos estão sendo compartilhados de forma mais uniforme e eficaz, onde a segmentação para transferências de dinheiro mudaram comportamentos e reforçaram o progresso na vida dos grupos marginalizados. Mas fazer isso em uma escala maior exigirá instituições mais fortes nacionais em muitos países, recursos adequados, liderança mais ágil e melhor tomada de decisões.

Alguns países fizeram progressos no tratamento das causas estruturais das desigualdades através de uma série de políticas baseadas nos direitos humanos, com iniciativas legais e programas sociais que têm mantido estáveis ao longo do tempo.

A fim de tratar de forma eficaz a desigualdade, os países precisam adotar uma agenda integrada que olha para o problema através das dimensões sociais, econômicas e ambientais, incluindo o acesso à educação, saúde e recursos. Central para estas soluções é uma variedade de intervenções que promova o acesso equitativo aos recursos e serviços, bem como o crescimento inclusivo com empregos decentes e meios de vida para todas as pessoas dentro da sociedade.

forum_desigualdade_20151

O papel das empresas é enorme para uma maior igualdade. Dados do Pew mostram que as pessoas tendem a acreditar que os governos são responsáveis pela diferença de riqueza – mas os governos não podem resolver o problema por conta própria. Atacar a desigualdade não é apenas uma responsabilidade, mas também uma oportunidade.

Atacar a desigualdade é bom para os negócios, uma vez que cria um novo crescimento demográfico dos consumidores, ampliando o mercado para os lucros e serviços e aumentando as oportunidades de lucro, especialmente para as mulheres. Os esforços para reduzir as desigualdades e promover a inclusão exigirão uma acção concertada em todos os níveis, do local ao nacional, do regional para global.

Estamos todos conscientes das vulnerabilidades e perigos que definem a vida diária em todo o mundo. Sabemos do que precisamos: economias inclusivas em que homens e mulheres tenham acesso a um trabalho digno, a identificação legal, serviços financeiros, infra-estrutura e proteção social, bem como sociedades onde todas as pessoas possam contribuir e participar da governança global, nacional e local. Agora é hora de agir, a fim de não deixar ninguém para trás e levar todos a ter uma vida com dignidade.

 

Fonte: DCM

+ sobre o tema

O Brasil deveria comercializar o que tem de melhor: o seu povo

Ouvi no rádio um moço – que falava muito...

Em carta a Dilma, MPL lembra de índios e pede diálogo com movimentos sociais

Convidado para reunião com a presidenta, Passe Livre pediu...

Movimento negro cobra auxílio emergencial de R$ 600 e vacina para todos pelo SUS

Nesta quinta feira (18), a Coalizão Negra por Direitos,...

para lembrar

Finalmente a desigualdade foi colocada no centro do debate eleitoral

por : Paulo Nogueira Finalmente a desigualdade foi colocada no...

Entre a desigualdade e o bem estar, por Aldo Fornazieri

Por:Aldo Fornazieri Muitas pessoas concordam com a tese de que...

Pesquisa confirma: negros são desfavorecidos no setor metalúrgico

Uma pesquisa encomendada pela  Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT...

“Querelas do Brasil”

Quando tenho a oportunidade de viajar pelo país sou tomada por um mix de orgulho, deslumbramento, felicidade e indignação. Orgulho de fazer parte deste povo tão...

Relatório da ONU aponta que 258 milhões sofreram com insegurança alimentar no último ano

O Relatório da Crise Global de Alimentos, divulgado pela ONU nesta quarta-feira, apontou que 258 milhões de pessoas sofreram com situações de insegurança alimentar...

Levantamento revela aumento da desigualdade entre rendimentos dos mais ricos e mais pobres

Levantamento divulgado pela organização internacional Oxfam no contexto deste 1º de maio, Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, revela aumento na desigualdade entre os rendimentos...
-+=