Funcionário da Fundação Mandela se demite por guardar diamantes de Naomi

Jeremy Ratcliffe admitiu 12 dias atrás ter guardado pedras por dez anos

Um funcionário da Fundação Nelson Mandela demitiu-se após admitir ter guardado diamantes brutos entregues pela modelo Naomi Campbell, anunciou nesta quarta-feira (18) a associação beneficente sul-africana.

Jeremy Ratcliffe, que trabalhava para o Fundo de Ajuda à Infância de Nelson Mandela (NMCF), se demitiu 12 dias após admitir ter guardado os diamantes durante cerca de dez anos. As pedras teriam sido um presente do ex-presidente da Libéria, Charles Taylor, que atualmente é julgado por crimes contra a humanidade em Haia.

Ratcliffe só os entregou na semana passada à polícia sul-africana, que tenta identificar a origem das pedras.

Ele admitiu ter guardado os três pequenos diamantes oferecidos pela top-model, ‘uma amiga’, no Trem Azul (trem de luxo que liga Johannesburgo e a Cidade do Cabo) no dia 26 de setembro de 1997.

Funcionário não informou Fundação Mandela sobre diamantes

Segundo o comunicado da NMCF desta quarta-feira, Jeremy Ratcliffe “lamenta” não ter informado a associação e por ter agido desta forma, pedindo desculpas por ter prejudicado a reputação da Fundação Mandela.

O Tribunal Especial para Sierra Leoa (TSSL) em Haia não irá chamá-lo como testemunha.

A modelo afirmou recentemente em seu depoimento, durante o processo do antigo presidente da Libéria, ter recebido os diamantes na noite seguinte ao jantar de caridade organizado em 1997, na Cidade do Cabo, pelo ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, onde também estava Charles Taylor.

A acusação no TSSL quer demonstrar que Charles Taylor, 62 anos, mentiu ao afirmar que jamais teve posse de diamantes brutos.

Ex-presidente nega crimes contra a humanidade

O ex-presidente da Libéria se diz inocente de onze crimes, que incluem assassinatos, estupros e alistamento de crianças-soldados durante a guerra civil em Serra Leoa, que fez 120 mil mortos.

Taylor, cujo processo foi aberto em janeiro de 2008, é acusado de ter dirigido secretamente os rebeldes do RUF durante a guerra civil (1991-2001), fornecendo armas e munição em troca de “diamantes de sangue”

Fonte: R7

+ sobre o tema

“Seja Um Preto Como Eu”: pretos na música eletrônica

O projeto “Seja Um Preto Como Eu" é um...

O que Africanos acham do Brasil? – Angola e Cabo Verde

Do Facebook de Julia Jolie Entrevista que Julia Jolie fez com os...

Estudante cria emojis para ressaltar riqueza da África e acabar com estereótipos

O artista O’Plerou Denis Grebet, da Costa do Marfim,...

para lembrar

afrodescendientes en el Censo 2011

La población costarricense esta compuesta por una diversidad...

Por que minha fraternidade é tão seletiva?

Que ninguém jamais se esqueça de Paris (nem de...

Senadores do Ceará lembram espírito libertário do Dragão do Mar

A contribuição do Dragão do Mar para a abolição...

O que temos feito para combater o racismo à brasileira?

Conversamos com especialistas sobre a discriminação racial no país. Por:...
spot_imgspot_img

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...

Festival Feira Preta tem shows de Luedji Luna, Tasha & Tracie e Marcelo D2 a partir de sexta no Parque Ibirapuera, em SP

Mais uma edição do Festival Feira Preta, um dos maiores eventos de cultura negra da América Latina, vai ser realizado a partir desta sexta-feira...

Censo 2022: população quilombola tem perfil jovem e maioria masculina

As populações quilombolas possuem perfil mais jovem do que o observado na população total do Brasil. Além disso, nos territórios quilombolas, a presença dos...
-+=