Garçons irão a julgamento pelo assassinato do neto de Malcolm X

Enviado por / FonteDo G1

Um juiz mexicano ordenou no sábado (19) o início de um julgamento penal contra dois garçons acusados de terem causado a morte de Malcolm Shabazz, neto do ativista americano Malcolm X, confirmaram fontes do Ministério Público da Cidade do México.

Os dois suspeitos serão julgados pelos delitos de homicídio agravado e roubo doloso agravado, indicou a Procuradoria Geral de Justiça do Distrito Federal.

No dia 13 de maio, o promotor da capital, Rodolfo Fernando Ríos, informou a detenção de dois garçons do bar The Palace Club, situado na Praça Garibaldi, na Cidade do México. Os suspeitos foram identificados como David Hernández Cruz e Manuel Alejandro Pérez, ambos de 24 anos de idade.

Os jovens foram detidos por terem espancado Malcolm Shabazz junto com outros dois indivíduos depois que o neto de Malcolm X se negou a pagar uma conta.

mexico-shabazz fran
Manuel Alejandro Perez de Jesus, à esquerda, e David Hernandez Cruz foram presos pelo crime (Foto: AP)

Shabazz morreu horas depois em um hospital na capital mexicana por “consequência do conjunto de traumatismos provocados por um objeto contundente”, afirmou Ríos.

Segundo as investigações, o neto do defensor dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos chegara à Cidade do México procedente da cidade fronteiriça de Tijuana, no noroeste do país, junto com outro homem.

Esse homem, que teria nacionalidade mexicana, foi ameaçado e roubado, mas conseguiu sair com vida do bar.

Os dois estiveram no bar acompanhados por duas mulheres e consumiram bebidas alcoólicas até as 3h, quando os funcionários do estabelecimento “exigiram o pagamento de uma conta que chegava a US$ 1.200”.

“As vítimas não concordaram com o valor da conta e, depois de não chegar a um acordo, Malcolm Shabazz foi golpeado e encontrado em uma rua próxima ao bar”, indicou o promotor.

Segundo a Promotoria da Cidade do México, os outros dois homens envolvidos na morte do cidadão americano já estão identificados, mas ainda não foram detidos.

Leia também:

Neto de Malcolm X é assassinado no México

11 frases importantes de Malcom X

Malcolm X

Hoje na História, 1964, discurso de Malcon X na Organização da Unidade Afro – Americana

 

 

+ sobre o tema

Jornada discutiu literatura afro-brasileira

Evento foi realizado na primeira quinzena de dezembro, em Brasília...

Nordeste concentra a maior parte do trabalho infantil

  A Região Nordeste concentra a maior parte...

Documentário ‘Negro no Futebol Brasileiro’ estreia no dia 30

Pelé, Didi, Leônidas, Ronaldinho Gaúcho… a lista de craques...

para lembrar

QUILOMBOLAS: Governo federal vai regularizar posses de terras

Fonte: Diário do Pará   O presidente Luiz...

Após acidente, filho de Usher apresenta melhora mas segue internado

De acordo com informações divulfadas pelo site TMZ, Usher...

Ausência da mulher negra na literatura revela forma distorcida de representar sociedade

      Passados mais de 50 anos da publicação do primeiro...

Romero Britto

Romero Britto (Recife, 6 de outubro de 1963) é um pintor, escultor e serígrafo brasileiro radicado nos Estados Unidos.1 Considerado...
spot_imgspot_img

Estou aposentada, diz Rihanna em frase estampada na camiseta

"Estou aposentada", é a frase estampada na camiseta azul que Rihanna, 36, vestia na última quinta-feira (6), em Nova York. Pode ter sido uma brincadeira, mas...

Nota de pesar: Flávio Jorge

Acabamos de receber a triste notícia do falecimento do nosso amigo e companheiro de militância Flávio Jorge, o Flavinho, uma das mais importantes lideranças...
-+=