Geledés participa do Fórum do Feminismo Negro

Enviado por / FontePor Maria Sylvia Oliveira

O Fórum Global de Feminismos Negros 2024 está ocorrendo entre os dias 04 a 07 de fevereiro, em Bridgetown, Barbados. Sob o tema “Para nos lembrarmos que o mundo que imaginamos é possível”, o evento busca conectar feministas negras de todo o mundo para compartilhar saberes e planejar um futuro mais igualitário, justo e livre de violências.

O primeiro dia do encontro foi dedicado à celebração e homenagem das anciãs, reconhecendo suas vidas e suas valiosas contribuições para o Feminismo Negro. Além disso, foi uma oportunidade para dialogar com as mais velhas sobre questões que vão desde moda,  positividade corporal,  sexualidade, cuidado e bem-estar.

O espaço do fórum acolhe todas as formas de feminismos negros, incluindo mulheres negras trans e intersexo, bem como mulheres e pessoas de diversas identidades de gênero. É um ambiente seguro onde todas as possibilidades de ser mulher são reconhecidas e respeitadas.

Maria Sylvia e Nilza Iraci

Por convite do Black Feminist Fund,  Geledés Instituto da Mulher Negra está sendo representado por Maria Sylvia de Oliveira, advogada e coordenadora de Políticas de Promoção de Gênero e Raça, e Nilza Iraci, coordenadora de Advocacy e Incidência Política.

A ideia de reunir exclusivamente mulheres negras de África e diásporas surgiu em 2016, durante o Fórum da Association for Women’s Rights in Development (AWID), realizado na Bahia, em Costa do Sauipe.

+ sobre o tema

Êpa! Preto e Viado, Sim

Relacionado aos diversos modos de ser que venho falar...

Projeto mamória Lélia Gonzalez

SAIBA MAIS sobre a mostra A Fundação Banco do Brasil...

Pioneiras: Melânia Luz, a 1ª negra brasileira em Olimpíadas

Ela é luz. No presente mesmo. Porque o feito...

para lembrar

Todos os longas dirigidos por mulheres no Festival de Cinema Latino-Americano

Diretoras da América Latina serão celebradas na edição deste...

As mulheres que se rebelam contra venda de meninas para casamentos no México

Inicialmente, Claudia* não havia pedido dinheiro em troca da...

Processo de advogado contra deus em causa feminista gera polêmica na Índia

O advogado Chandan Kumar Singh se tornou o centro...
spot_imgspot_img

Maria da Conceição Tavares: quem foi a economista e professora que morreu aos 94 anos

Uma das mais importantes economistas do Brasil, Maria da Conceição Tavares morreu aos 94 anos, neste sábado (8), em Nova Friburgo, na região serrana do Rio...

Como poluição faz meninas menstruarem precocemente

Novas pesquisas mostram que meninas nos EUA estão tendo sua primeira menstruação mais cedo. A exposição ao ar tóxico é parcialmente responsável. Há várias décadas, cientistas ao redor do...

Leci Brandão recebe justa homenagem

A deputada estadual pelo PC do B, cantora e compositora Leci Brandão recebe nesta quarta (5) o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do...
-+=