Geledés participa do Fórum do Feminismo Negro

Enviado por / FontePor Maria Sylvia Oliveira

O Fórum Global de Feminismos Negros 2024 está ocorrendo entre os dias 04 a 07 de fevereiro, em Bridgetown, Barbados. Sob o tema “Para nos lembrarmos que o mundo que imaginamos é possível”, o evento busca conectar feministas negras de todo o mundo para compartilhar saberes e planejar um futuro mais igualitário, justo e livre de violências.

O primeiro dia do encontro foi dedicado à celebração e homenagem das anciãs, reconhecendo suas vidas e suas valiosas contribuições para o Feminismo Negro. Além disso, foi uma oportunidade para dialogar com as mais velhas sobre questões que vão desde moda,  positividade corporal,  sexualidade, cuidado e bem-estar.

O espaço do fórum acolhe todas as formas de feminismos negros, incluindo mulheres negras trans e intersexo, bem como mulheres e pessoas de diversas identidades de gênero. É um ambiente seguro onde todas as possibilidades de ser mulher são reconhecidas e respeitadas.

Maria Sylvia e Nilza Iraci

Por convite do Black Feminist Fund,  Geledés Instituto da Mulher Negra está sendo representado por Maria Sylvia de Oliveira, advogada e coordenadora de Políticas de Promoção de Gênero e Raça, e Nilza Iraci, coordenadora de Advocacy e Incidência Política.

A ideia de reunir exclusivamente mulheres negras de África e diásporas surgiu em 2016, durante o Fórum da Association for Women’s Rights in Development (AWID), realizado na Bahia, em Costa do Sauipe.

+ sobre o tema

Atrizes negras dominam premiação do 48º Festival de Cinema de Gramado

A atriz portuguesa Isabél Zuaa ganhou dois prêmios de melhor atriz:...

O conferencismo e o marchismo como formas de lutas políticas

Aconteceu em Brasília, em 18 de novembro, a Marcha...

Maioria das mulheres negras não exerce trabalho remunerado, aponta estudo

Menos da metade das mulheres negras brasileiras exerce trabalho...

Mulheres Maravilhosas: Cristiane Sobral

Não me lembro exatamente como entrei em contato com...

para lembrar

Sônia Nascimento – Vice Presidenta

[email protected] Sônia Nascimento é advogada, fundadora, de Geledés- Instituto da...

Projeto “Agitando a Resistência Negra!”

Algumas das principais lideranças femininas negras da atualidade estarão...
spot_imgspot_img

Debate na ONU sobre a nova declaração de direitos da população afrodescendente conta com a presença de Geledés

Geledés - Instituto da Mulher Negra esteve presente na sede das Nações Unidas em Genebra, na Suíça, durante os dias 8 e 9 de...

Fórum em Barbados discute as grandes temáticas do feminismo negro 

“O que o poder do feminismo negro significa hoje?”. Essa pergunta intrigante e provocativa foi temática de um dos painéis do Fórum dos Feminismos...

Do Início ao Reconhecimento: A trajetória do Portal Geledés

Em 1988, tomei conhecimento do Geledés no Tribunal Winnie Mandela e iniciei minha contribuição para a organização em 1990, na área de comunicação. Em...
-+=