Governo de Minas discute políticas para mulher negra

Será realizada, em Belo Horizonte, nesta quinta-feira (04), a primeira Conferência Temática de Mulheres Negras de Minas Gerais. O encontro vai reunir especialistas para discutir a realidade social, cultural e política da mulher negra. O principal objetivo é criar propostas para avaliação na Conferência Estadual de Políticas Públicas para Mulheres. O evento é promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio das Coordenadorias Especial de Políticas de Igualdade Racial (Cepir) e de Políticas para Mulher.

As atividades terão início às 13h30, no auditório da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (avenida Brasil, 1.731 – Funcionários). A subsecretária de Direitos Humanos, Carmen Rocha, a coordenadora Especial de Políticas para Mulheres, Eliana Piola, e o coordenador Especial de Políticas da Igualdade Racial, Clever Machado, farão a abertura do evento.

Cerca de 40 pessoas participarão de palestras e debates sobre os desafios para a construção da igualdade de gêneros, saúde, violência, educação, mídia, aprimoramento das ações do II Plano Nacional de Políticas para Mulheres Negras, entre outros temas. “Essa primeira conferência mostra que o Estado está assumindo a responsabilidade de discutir uma política voltada para a mulher negra”, ressalta Machado.

O presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, Ronaldo Antônio, a presidente da Federação das Comunidades Quilombolas de Minas Gerais, Sandra Silva, e a coordenadora da Regional Sudeste do Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial, Vera Nice, também estarão no evento.

Conferência Estadual da Mulher

A III Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres será realizada entre os dias 17 e 19 de outubro, em Belo Horizonte. Uma promoção da Sedese, em parceria com o Conselho Estadual da Mulher.

As propostas de políticas que contemplem a construção da igualdade de gênero, o fortalecimento da autonomia econômica, social e cultural, a erradicação da extrema pobreza e a garantia da plena cidadania serão os principais temas da conferência estadual.

+ sobre o tema

Nana maternidade Preta

Muitos são os estereótipos atribuídos às mulheres negras quando...

Após dois anos da marcha, mulheres negras continuam mobilizadas contra racismo

"Inesquecível”. Assim Ana Carolina, gerente de Programas da ONU...

Stephanie Ribeiro: Por que Anitta incomodou os negros com o clipe de “Vai Malandra”?

Na coluna #BlackGirlMagic desta semana, Stephanie Ribeiro reflete sobre...

“Uma ferramenta de resistência identitária” chamada Djidiu

Ao longo de um ano, vários afrodescendentes reuniram-se em...

para lembrar

Somos mulheres, somos negras, somos mães: essa é a tríade que nos une!

Dizer que “juntas somos mais forte” não é apenas...

Aos 95 anos, Dona Ivone Lara recebe prêmio máximo da cultura brasileira

Ao lado da sambista Dona Ivone Lara estavam o...

100 livros infantis com meninas negras – Parte II Final

Sobre o projeto 100 meninas negras. Parte II Este é...
spot_imgspot_img

Ex-policiais britânicos são condenados por mensagens racistas sobre Meghan e membros da realeza

Seis ex-policiais de Londres foram condenados nesta quinta-feira (7) a penas de prisão, suspensas, por compartilharem mensagens ofensivas e racistas no WhatsApp, incluindo com...

Sem horizonte para ter uma mulher negra como ministra no STF

Esta semana, voltou à tona, com toda força, o debate sobre a ausência de indicação de uma ministra negra no STF (Supremo Tribunal Federal). O anúncio...

O preço de pegar a contramão da história

O Brasil não é um país de iguais. Aqui tem pacto da branquitude, privilégio branco, colorismo, racismo, machismo e meritocracia aplicada de maneira assimétrica. Tudo...
-+=