Governo de Minas discute políticas para mulher negra

Será realizada, em Belo Horizonte, nesta quinta-feira (04), a primeira Conferência Temática de Mulheres Negras de Minas Gerais. O encontro vai reunir especialistas para discutir a realidade social, cultural e política da mulher negra. O principal objetivo é criar propostas para avaliação na Conferência Estadual de Políticas Públicas para Mulheres. O evento é promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio das Coordenadorias Especial de Políticas de Igualdade Racial (Cepir) e de Políticas para Mulher.

As atividades terão início às 13h30, no auditório da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (avenida Brasil, 1.731 – Funcionários). A subsecretária de Direitos Humanos, Carmen Rocha, a coordenadora Especial de Políticas para Mulheres, Eliana Piola, e o coordenador Especial de Políticas da Igualdade Racial, Clever Machado, farão a abertura do evento.

Cerca de 40 pessoas participarão de palestras e debates sobre os desafios para a construção da igualdade de gêneros, saúde, violência, educação, mídia, aprimoramento das ações do II Plano Nacional de Políticas para Mulheres Negras, entre outros temas. “Essa primeira conferência mostra que o Estado está assumindo a responsabilidade de discutir uma política voltada para a mulher negra”, ressalta Machado.

O presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, Ronaldo Antônio, a presidente da Federação das Comunidades Quilombolas de Minas Gerais, Sandra Silva, e a coordenadora da Regional Sudeste do Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial, Vera Nice, também estarão no evento.

Conferência Estadual da Mulher

A III Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres será realizada entre os dias 17 e 19 de outubro, em Belo Horizonte. Uma promoção da Sedese, em parceria com o Conselho Estadual da Mulher.

As propostas de políticas que contemplem a construção da igualdade de gênero, o fortalecimento da autonomia econômica, social e cultural, a erradicação da extrema pobreza e a garantia da plena cidadania serão os principais temas da conferência estadual.

+ sobre o tema

Mulheres afrodescendentes apostam no empreendedorismo para abrir o próprio negócio

Lecy Figueiredo Martins, 47 anos, não desiste do sonho...

A polêmica do novo comercial de O Boticário: Machista ou empoderador?

O Boticário acertou em cheio quando, no ano passado,...

Assassinato de João Antônio Donati: Polícia investiga suspeita de homofobia em morte de jovem gay em Goiás

Enquanto a criminalização da homofobia virou moeda eleitoral, a...

Por que os homens não se consideram machistas e os brancos não se consideram racistas?

Pesquisas mostram reconhecimento de racismo e machismo na sociedade,...

para lembrar

As ideias feministas fazem toda a diferença nas eleições – Por: Fátima Oliveira

Sou e estou feminista desde adolescente. É como feminista...

Curitibana lança projeto fotográfico ‘Noivas Negras’

Ensaio tem como intenção trazer referências de moda locais...

Conheça um pouco sobre feminismo indígena no Brasil e sua importância

Daniela Rosendo claramente explicou que feminismo é uma palavra...

Igreja Luterana da Noruega aprova casamento gay

A Igreja Luterana da Noruega aprovou, nesta segunda-feira (11),...
spot_imgspot_img

Aborto legal: ‘80% dos estupros são contra meninas que muitas vezes nem sabem o que é gravidez’, diz obstetra

Em 2020, o ginecologista Olímpio Moraes, diretor médico da Universidade de Pernambuco, chegou ao hospital sob gritos de “assassino” porque ia interromper a gestação...

O que está em jogo com projeto que torna homicídio aborto após 22 semanas de gestação

Um projeto de lei assinado por 32 deputados pretende equiparar qualquer aborto realizado no Brasil após 22 semanas de gestação ao crime de homicídio. A regra valeria inclusive para os...

Moraes libera denúncia do caso Marielle para julgamento no STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou nesta terça-feira (11) para julgamento a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra...
-+=