Grupo Pedras Negras – GPN

O Grupo Pedras Negras (GPN) foi um coletivo de instituições de cidadania ativa que realizou seu primeiro encontro oficial em 2007, na perspectiva de compartilhar sonhos, análises e dúvidas diante dos novos desafios e responsabilidades que se colocavam para essas insituições. Até março de 2011, quando aconteceu o último encontro do Grupo, foram realizadas diversas discussões com esse intuito. essa publicação reúne boa parte da sistematização desses debates e encaminhamentos, com o objetivo de colaborar na construção de uma nova perspectiva que se coloca para as organizações de cidadania ativa, especialmente após a crise econômica mundial de 2008, e de uma participação maior do Brasil no cenário econômico internacional.

O GPN se constituiu a partir de uma demanda que a Oxfam Novib fez ao Instituto Brasileiro de Análises Sociais e econômicas (Ibase) para ajudar a pensar o papel da Oxfam Internacional no Brasil. essa demanda se transformou em um pedido do Ibase a um grupo de parceiros no campo das organizações brasileiras de cidadania ativa para analisar conjuntamente tanto a Oxfam Internacional, quanto o próprio futuro e o papel da cooperação internacional no Brasil.

Na linha do tempo que abre essa publicação, traçamos, além dos encontros e dos pontos debatidos em cada um deles, os momentos de discussões que o GPN realizou com a Oxfam e com o governo federal na perspectiva de construção de um fundo autônomo para as instituições.

Na sequência, mostramos o Acordo Programático do GPN, apresentado pela primeira vez em março de 2009 em Haia, na Holanda. O documento direcionou todas as ações do Grupo, levando em conta as convergências entre as instituições participantes.

Para compreender a necessidade do GPN, o terceiro capítulo faz um lavantamento histórico da formação do Grupo, de sua relação com a Oxfam Novib e quais as diretrizes traçadas para o GPN ao longo de sua história. Dando continuidade a esse processo de discussão do GPN, o capítulo seguinte apresenta os novos desafios para as organizações de cidadania ativa no Brasil, seguido de um texto de reflexão sobre a crise global.

O penúltimo capítulo traça a necessidade de construção de um fundo autônomo para as organizações e mostra o debate gerado sobre essa temática ao longo do GPN. Já o último capítulo traz toda a discussão realizada no último encontro do GPN, realizado em março de 2011. O acúmulo desses mais de dois anos são colocados no papel e discutidos por um grupo ampliado de organizações. O resultado está disponível, na íntegra, nessa publicação.

Nos anexos selecionamos cinco documentos. O primeiro, um estudo realizado a pedido do GPN sobre critérios de credenciamento de insituições para Fundos Autônomos em sete países. O segundo, um texto sobre as ideias do Grupo. Um terceiro anexo é uma reflexão sobre a questão ambiental, seguido de um texto sobre a retomada do debate sobre o desenvolvimento brasileiro. Os dois artigos que fecham os anexos foram publicados pela primeira vez no periódico Le Monde Diplomatique Brasil e são reproduzidos aqui pela pertinência com o tema. essa publicação é um convite ao debate sobre a situação das organizações de cidadania ativa e sobre o desenvolvimento brasileiro.

 

{rsfiles path=”Grupo_Pedra_Negra.pdf” template=”default”}

+ sobre o tema

Escola de Frankfurt: Crítica à sociedade de comunicação de massa

por José Renato Salatiel Qual é a influência de meios de...

Por um trabalho doméstico decente

Artigo publicado no jornal Correio Braziliense (editoria de Opinião,...

Mais uma pessoa amarrada em poste. Mais um linchamento

Um homem de 29 anos foi linchado por moradores...

para lembrar

Greenwald critica monopólio da mídia e lança Intercept em português

Jornalista norte-americano, que denunciou recentemente a fraude da pesquisa...

Com malária, Camila Pitanga defende o SUS. E isso nunca foi tão necessário

No começo da pandemia do Coronavírus, foi noticiado que...

Mesmo informados, 45% dos brasileiros fizeram sexo sem camisinha em 2013

Os brasileiros conhecem a importância do uso da camisinha...
spot_imgspot_img

Integrando Justiça Racial na Agenda 2030: O Papel do ODS 18

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a criação do ODS 18 – Igualdade Étnico-Racial em setembro de 2023, durante a Cúpula dos...

Recomendações de Geledés para Negociações Climáticas – UNFCCC COP29

Geledés – Instituto da Mulher Negra produziu recomendações para contribuir com o conteúdo das negociações no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre a...

Perda de memória não é o único sinal de demência

Furar o sinal vermelho. Cair em golpes. Deixar os amigos de lado. Perda de memória é o sintoma mais conhecido da demência, particularmente da doença de Alzheimer....
-+=