Holanda: Atores negros palcos brancos

“Ainda somos um público branco.  Se você estiver olhando um elenco de atores negros, ainda estará olhando algo que, de certo modo, é estranho.  Olhamos os negros com um olhar branco”, disse um ator branco, durante uma discussão na TV sobre atores negros em peças de teatro..

Isto ocorreu, na Holanda, por ocasião de uma discussão entre um ator negro e dois diretores brancos.  O antecedente foi o fato de que o único ator negro do elenco considerou racistas alguns dos elementos do diálogo da peça.  Ele tinha de dizer: “Ela é da cor de estrume”, o que remete à cor de uma mulher negra.  A fala acabou sendo alterada.

Durante a discussão, foi exibida uma fita, na qual um colega do ator negro se manifestou sobre a questão.  Ele declarou: “Olhamos um negro com um olhar branco”. ”

O mediador olhou para o ator negro e repetiu o que o ator branco dissera.  O ator negro declarou: “Não encaro isto como um comentário racista.  Ele deve ser visto como parte de uma discussão interna.”

A discussão prosseguiu.  Havia mais razões pelas quais atores negros encontram dificuldades em estar nos palcos.  “As peças não são escritas para atores negros”, disse um dos diretores.  “É o mesmo que ocorre com mulheres mais velhas.  Os papéis, nas peças, usualmente são escritos para mulheres jovens.”

Ao longo da discussão, todos concordaram que nada havia mudado durante anos. Os negros ainda mal se vêem nos teatros.  No entanto, notou um dos diretores, as coisas vinham se modificando.

No Reino Unido, a dramaturga negra Bonnie Greer também aguarda uma mudança.  In a column in the Guardian entitled ‘The white stages’ she wrote: (Numa coluna no Guardian, intitulada “Os palcos brancos”), ela escreveu): “Mas o teatro subsidiado tem, sim, acionistas.  Os negros também pagam impostos.  Entretanto somos consistentemente sub-empregados, sub-utilizados, invisíveis.  Ouço colocações sobre “dramaturgos emergentes” e por aí vai.  Estamos emergindo há tanto tempo que, a esta altura, já deveríamos estar na estratosfera.  Mas não estamos.”

Penso que Bonnie Greer finalmente obteve uma resposta.  O motivo pelo qual atores negros são sub-empregados, sub-utilizados e invisíveis é o fato de que algumas pessoas olham um negro com olhar branco.  Acham que as peças não são feitas para negros e que os atores negros são o mesmo que uma mulher mais velha.  .

Por falar nisto, a peça holandesa intitulava-se ‘Black Face’ (Rosto negro).  O enredo não é sobre a maquilagem teatral racista, em um rosto negro, mas sobre um romance não aceito entre um homem negro e uma mulher branca.

+ sobre o tema

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos,...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45,...

CCJ do Senado aprova projeto que amplia cotas raciais para concursos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado...

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance...

para lembrar

Olivier Rousteing: ‘A moda é racista’

Único negro à frente de uma grife de luxo,...

Revista Jackie – Após criar polêmica racista com Rihanna, editora de revista pede demissão

por Heloisa Toplian Comentamos por aqui o bafo envolvendo...

Procon-SP notifica shopping após mãe denunciar racismo

O Procon-SP notificou ontem o Bourbon Shopping São Paulo...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=