I Seminário da Diversidade Étnico-Racial reúne intelectuais indígenas e quilombolas na UFPA

Enviado por / FonteDo G1

Evento é gratuito e aberto ao público. Saiba como participar.

A Universidade Federal do Pará vai realizar nos dias 1º e 2 de fevereiro o I Seminário da Diversidade Étnico-Racial no Ensino Superior, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da instituição. O evento será em modelo híbrido, no Auditório Hailton Corrêa, do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), Campus Guamá, em Belém.

O evento é aberto para todos, com foco principalmente em pessoas indígenas e quilombolas, contando ainda com mesas de debates e rodas de conversas formadas por intelectuais indígenas e quilombolas, dentre os temas em destaque serão pautados a pluralidade e a diversidade presentes entre povos e populações da Amazônia, como uma forma de trabalhar a inclusão social contra o colonialismo.

“É importante asseverar que, na maioria das vezes, uma pessoa indígena ou quilombola que ingressa na UFPA é a primeira de sua família a entrar numa universidade. Como militante dos Direitos Humanos, o debate é imprescindível e diz respeito à reafirmação do meu/do nosso compromisso com a Democracia”, destaca a professora do Programa de Pós-Graduação em Direito, Jane Beltrão, uma das organizadoras do evento.

Segundo a professora, as dificuldades de as populações indígenas e quilombolas adentrarem nas instituições de ensino superior são heranças dos séculos de escravização que desumanizam esses povos e populações, e, assim, é mais do que urgente a necessidade de se pensar políticas de inclusão que facilitem o acesso a esses espaços.

Programação

O evento inicia às 9h, com a mesa de abertura seguida pela palestra “Em busca de uma universidade pluriétnico-racial”. Durante o primeiro dia, serão desenvolvidos painéis sobre “Pesquisas Empíricas no Direitos”, às 14h; “Jurisprudência Socioambiental Positiva”, às 15h20, e “Marco Normativo para Aplicação da Convenção de Minamata no Brasil”, no horário das 16h40.

Já no segundo dia, os painéis iniciam às 9h, com o “Observatório Quilombola”, seguido pelo painel “Peticionamento Internacional”, às 10h; e o painel sobre “Interesses Locais na Integração da Amazônia no Mercado do Carbono”. No período da tarde, serão abordados “Direito ao Território”, às 14h, e as “Políticas Afirmativas para Povos Indígenas e Quilombolas na UFPA”, às 16h20.

Serviço:
Seminário Diversidade Étnico-Racial no Ensino Superior
Evento em modelo híbrido, on-line e presencial
Data: 1 e 2 de fevereiro
Local: Auditório Hailton Corrêa, do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), Campus Guamá
Inscrições no site

+ sobre o tema

The Weeknd é o novo embaixador da ONU no combate à fome

The Weeknd é o novo embaixador da ONU no combate à fome. O Programa...

Heraldo Pereira recusa cargo de porta-voz do governo Temer

Comentarista do Jornal da Globo e apresentador esporádico do...

Prêmio Vladimir Herzog divulga finalistas da 43ª edição; confira

A comissão organizadora do 43º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog...

Terceirizado ‘trabalha 3 horas a mais, ganha 25% a menos e fica 3,1 anos a menos no emprego’

Os riscos e a precarização do trabalho (…) são...

para lembrar

Fui demitida depois dos 40. E agora?

Dia desses, enquanto navegava pelos comentários de uma publicação...

Evento reúne micro e pequenos empresários negros em SP

Seminário Brasil Afroempreendedor debaterá sustentabilidade econômica de micro e...

Sartre, filósofo do direito?

Sartre: direito e política, de Silvio Luiz de Almeida, tanto...
spot_imgspot_img

Curso introdutório de roteiro para documentário abre inscrição

Geledés Instituto da Mulher Negra está promovendo formações totalmente online para jovens negres em todo o Brasil. Com um total de 6 formações independentes...

Desenrola para MEI e micro e pequenas empresas começa nesta segunda

Os bancos começam a oferecer, a partir desta segunda-feira (13), uma alternativa para renegociação de dívidas bancárias de Microempreendedores Individuais (MEI) e micro e...

“Geledés é uma entidade comprometida com a transformação social”, diz embaixador do Brasil no Quênia

Em parceria com a Embaixada do Brasil no Quênia, Geledés - Instituto da Mulher Negra promoveu nesta sexta-feira 10, o evento “Emancipação Econômica da...
-+=