Imagem da ativista negra Harriet Tubman vai substituir ex-presidente americano na nota de 20 dólares

Enviado por / FonteO Globo

A Casa Branca anunciou que vai retomar o projeto de incluir o retrato da ativista negra Harriet Tubman nas notas de 20 dólares. A ideia tinha sido abandonada pelo governo do Republicano Donald Trump.

“O Tesouro está tomando as medidas para reativar os esforços e colcoar Harriet Tubman nas novas notas de 20 dólares”, afirmou a porta-voz do governo do democrata Joe Biden Jen Psaki. “É importante que as nossas notas, o nosso dinheiro (…) reflitam a história e a diversidade do nosso país”, disse.

O projeto de ter Harriet Tubman na nota de 20 dólares nasceu no governo do democrata Barack Obama e tornará a ativista na primeira pessoa negra a ter sua imagem em uma nota de dólar americano.

Harriet Tubman nasceu em 1822, no estado do Maryland. Escravizada desde o nascimento, foi açoitada e espancada durante a infância e a juventude, incluindo uma lesão craniana que a fez ter tonturas e dores por toda a vida. Depois de fugir para a Philadelphia, ela voltou ao seu estado natal para resgatar familiares e amigos. Em cerca de 20 fugas para o norte dos EUA ou para o Canadá, Tubman ajudou mais de 300 pessoas a conquistarem a liberdade.

Durante a Guerra Civil (1860-1865), ela trabalhou para o exército da União como cozinheira e enfermeira e chegou a liderar uma expedição armada que libertou mais de 700 escravizados. Tubman lutou pelo direito das mulheres ao voto até que a doença a fez se retirar para um asilo para afro-americanos idosos que ela mesma tinha criado. Ela morreu em 1913.

O rosto de Harriet Tubman substituirá o do ex-presidente americano Andrew Jackson, admirado por Trump, na nota de 20 dólares.

 

Fonte: O Globo 

+ sobre o tema

Thalma de Freitas é a única representante do Brasil no Grammy 2020

Residente em Los Angeles, artista carioca é indicada na...

Sete coisas que você precisa saber sobre as imagens da escravidão no Brasil 

Em “Imagens da Escravidão Afro-atlântica: O Outro do Outro”,...

Michel B. Jordan vai produzir adaptação do Superman negro para a HBO Max

O ator Michael B. Jordan começou a mover os...

para lembrar

Afrobetizar a educação no Brasil

No morro do Cantagalo, no Rio de Janeiro, a...

Oscar adota critérios mínimos de inclusão em busca de premiação mais diversificada

Sete meses se passaram desde que um thriller sul-coreano ganhou...

Marias que venceram na vida

Marias que venceram na vida: uma análise da...

Comitê Programático

LUIZA BAIRROSSalvador, BA, Brasil Luiza Bairros é a...
spot_imgspot_img

Reconhecimento da Unesco pode difundir ainda mais Maracatu Nação

O envio do dossiê do governo federal com o pedido de reconhecimento do Maracatu Nação, também conhecido como baque virado, como Patrimônio Cultural Imaterial...
-+=