Jornalista e ativista angolano Rafael Marques vence prémio Herói da Liberdade de Imprensa

O jornalista Rafael Marques de Morais, que tem “enfrentado décadas de assédio e processos jurídicos por revelar a corrupção e os abusos de direitos humanos” em Angola, foi distinguido com o prémio 70º Herói Mundial da Liberdade de Imprensa do Instituto Internacional da Imprensa (IPI)

Do Expresso 

Foto: TIAGO MIRANDA

O jornalista e ativista angolano Rafael Marques venceu o prémio 70º Herói Mundial da Liberdade de Imprensa (World Press Freedom Hero 2018) , anunciou esta terça-feira o Instituto Internacional da Imprensa (IPI).

“Apesar da repressão sistemática dos meios independentes em Angola, Rafael Marques tem conseguido – correndo grande risco pessoal – fazer incidir uma luz no abuso de poder ao nível mais elevado com coragem e persistência”, pode ler-se num comunicado enviado às redações.

O IPI sublinha que Rafael Marques tem “enfrentado décadas de assédio e processos jurídicos por revelar a corrupção e os abusos de direitos humanos” em Angola, em nome da liberdade de imprensa.

Numa nota, Rafael Marques afirmou estar “profundamente honrado e agradecido”, sublinhando que o prémio surge numa altura em que está a ser julgado por denunciar a corrupção. “O Presidente Lourenço afirma estar a lutar contra isso. No entanto, é inadequado receber um prémio internacional por fazer o trabalho básico de expor os males do meu próprio país a fim de corrigi-los para o bem comum”, ironizou.

O jornalista angolano, de 46 anos, começou a carreira no “Jornal de Angola”, detido pelo Estado angolano, passando a escrever depois em vários jornais independentes, antes de criar o site Maka Angola, onde continua a denunciar a corrupção e os abusos ao nível dos direitos humanos no país.

O prémio Herói Mundial da Liberdade de Imprensa destaca anualmente jornalistas que têm contribuído de forma significativa para a promoção da liberdade de imprensa, correndo riscos pessoais. O galardão será entregue numa cerimónia que terá lugar a 22 de junho em Abuja, na Nigéria.

+ sobre o tema

Encontro Paranaense da Pastoral Afro

A pastoral Afro-brasileira do Regional Sul II realizou o...

Conheça a história do sobrevivente do último navio negreiro dos EUA

Cudjo Lewis morreu há 83 anos, mas sua história...

Zé Roberto diz que salários do futebol no Brasil são exagerados

Veterano de duas Copas do Mundo e consagrado como...

Hamilton lembra coincidência com Obama e diz que quebrou barreiras

Em 2008, piloto inglês se tornou o primeiro negro...

para lembrar

São Paulo: Castelo Rá-Tim-Bum – A exposição

O MIS apresenta a mostra Castelo Rá-Tim-Bum – A exposição,...

25 situações que só quem tem cabelo cacheado vai entender

1. Sua vida é uma constante de perguntas como:...

Festival Latinidades ganha edição especial no Mês da Consciência Negra

Maior festival de mulheres negras da América Latina segue...

Aline Santos

"Os espanhóis dão muita atenção à formação, enquanto aqui...
spot_imgspot_img

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=