Indignado, Juan exige providência contra racismo

Zagueiro brasileiro da Roma foi alvo de cânticos preconceituosos da torcida no clássico italiano com a Lazio


O zagueiro Juan não escondeu a revolta com as ofensas racistas da torcida da Lazio no clássico deste domingo com a Roma. Durante a partida, em que a Lazio venceu por 2 a 1, torcedores atrás de um dos gols do Estádio Olímpico, em Roma, fizeram coros com cânticos preconceituosos ao brasileiro. Antes da partida, as duas equipes chegaram a entrar em campo com camisetas de campanhas anti-racistas no futebol italiano.

Os gritos racistas da torcida uniformizada da Lazio quase provocaram a suspensão do clássico. Depois de a intolerância persistir nas arquibancadas durante vários minutos, apesar de o jogador brasileiro mandar os torcedores se calarem, o árbitro Mauro Bergonzi paralisou o dérbi, chamou o capitão da Lazio, Stefano Mauri, e advertiu-o de que o jogo, que estava empatado em 1 a 1, poderia ser suspenso.

A gritaria só foi contida depois que os alto-falantes anunciaram que o clube seria responsabilizado pelo comportamento da torcida e consequentemente poderia sofrer várias punições.

Foi a primeira vez em dez anos de futebol italiano que o zagueiro foi insultado por uma torcida adversária. O jogador pede atitude por parte das autoridades italianas para coibir esse tipo de manifestação.

“É um absurdo e uma coisa como essa não pode voltar a acontecer com ninguém. Percebi que estavam fazendo coro me xingando, avisei ao árbitro e fiz sinal de silêncio para a torcida deles. É revoltante. Racismo é crime. Alguma providencia tem de ser tomada, mas sinceramente tenho pena dessas pessoas que tem algum tipo de preconceito”, disse Juan após a partida.

O zagueiro diz que os próprios jogadores da Lazio foram abraçá-lo envergonhado com a atitude da torcida. “Não foi a primeira vez que isso aconteceu com os torcedores deles. De minha parte nunca faltou respeito com a torcida da Lazio e não imaginava ser hostilizado daquela maneira”, enfatizou.

 

Fonte: Gazeta do Povo 

+ sobre o tema

Um freio à precarização

Se escancarou mazelas socioeconômicas tão antigas quanto toleradas no...

Uma inglesa brasileira

Lily Green Na minha terra natal, a...

Quilombolas

Demorou, mas saiu. O IBGE divulgou, em 27 de...

para lembrar

Kim Kardashian diz que filha sofreu com racismo durante voo

Durante uma cena do reality show Keeping Up With The...

ESPN e Alê Oliveira rescidem contrato após acusação de racismo

Segundo o Uol Esporte, o comentarista Alê Oliveira, que...

Policiais deram mais de 100 tiros em carros de jovens mortos no Rio

Segundo a PM, 111 foram disparados pelas armas dos...

O perfumista Jean-Paul Guerlain é acusado de racismo

Por: Julia Salgueiro Ao usar uma palavra inadequada na...
spot_imgspot_img

Aluna é vítima de racismo e gordofobia em jogo de queimada na escola

A família de uma adolescente de 15 anos estudante do 9º ano do Colégio Pódion, na 713 Norte, denunciou um caso de racismo e preconceito sofridos...

Atriz Samara Felippo presta depoimento em delegacia sobre caso de racismo contra filha em escola de SP

A atriz Samara Felippo chegou por volta das 10h desta terça-feira (30) na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, no Centro de São Paulo. Assista o...

Número de pessoas mortas pela PM paulista cresceu 138% no 1º trimestre

Dados divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública de São Paulo mostram que o número de pessoas mortas por policiais militares em serviço no...
-+=