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    Barbie de Maya Angelou || Reprodução Instagram

    Escritora e ativista Maya Angelou ganha Barbie em sua homenagem no mês da História Negra

    Anielle Franco (Foto: Bléia Campos)

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    Mônica Calazans tem 54 anos e trabalha na UTI do Instituto de Infectologia Emílio Ribas (Foto: Arquivo pessoal)

    Primeira a ser vacinada é mulher, negra e enfermeira do Emílio Ribas em SP

    Primeira vereadora negra eleita na Câmara de Curitiba, Carol Dartora recebeu ameaças de morte por e-mail (DIVULGAÇÃO/Imagem retirada do site El País)

    Ameaças de neonazistas a vereadoras negras e trans alarmam e expõem avanço do extremismo no Brasil

    Ingrid Silva é a primeira bailarina negra e brasileira a ser palestrante principal em Harvard

    Pesquisadoras também produziram livreto em homenagem às profissionais que atuam no combate ao coronavírus - Ilustrações: Marcelo Jean Machado

    Projeto dá visibilidade ao trabalho de cientistas negras brasileiras de forma lúdica

    Divulgação

    2º Festival Frente Feminina abre inscrições e seleciona artistas negras para residência artística virtual

    A cantora Alaíde Costa Kazuo Kajihara/ Sesc-SP

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      “Mas morreu esse tanto de gente por covid-19 mesmo?”

      Arquivo Pessoal

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      Alicia Keys (Foto: Rob Latour/Shutterstock)

      Alicia Keys pede para Joe Biden lançar iniciativa de justiça racial nos EUA

      Enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, é a primeira brasileira a receber dose da vacina Coronavac (Foto: Governo do Estado de São Paulo / Divulgação)

      “Precisa dizer que Mônica é negra?”: o racismo à brasileira e a CoronaVac 

      Em foto de 2019, Ananda Portela segura a mão da avó, internada com covid-19 Imagem: Acervo Pessoal

      Após o final do ano, a covid-19 explodiu em minha família – e no país

      Thiago Amparo (Foto: Marcus Leoni/CLAUDIA)

      O Brasil é uma enfermeira preta vacinada

      Imagem: Arquivo Pessoal

      “Lutei e provei inocência do meu filho, hoje ajudo mães em penitenciárias”

      Gilmar Bittencourt Santos Silva - Arquivo Pessoal

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      Prefeito de Duque de Caxias é investigado por intolerância religiosa a crenças de matriz africana

      FÁBIO VIEIRA/ESPECIAL METRÓPOLES

      Após ser alvo de ataques transfóbicos e racistas, Érika Hilton irá processar 50 pessoas

      A parlamentar Laetitia Avia propôs a nova nova lei, enquanto o primeiro-ministro Jean Castex foi ridicularizado por seu sotaque (GETTY IMAGES)

      Por que a França pode criminalizar a discriminação pelo sotaque

      Adolescente de 16 anos foi espancada pelo pai por ser lésbica, na Bahia — Foto: Divulgação/Polícia Civi

      Adolescente é espancada pelo pai na BA e relata que motivo é ela ser lésbica; avó da vítima denunciou homem à polícia

      (Jonathan Alcorn/AFP/)

      Painel trata combate ao racismo como exercício de cidadania e justiça

      Imagem: Geledes

      Racismo Estrutural – Banco é condenado a indenizar cliente por discriminação racial

      GettyImagesBank

      13 palavras e expressões da língua portuguesa para não usar mais

      Racismo e desigualdades: o que há de democrático na Covid-19?

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      Coronavírus expõe o racismo ambiental: negros são o corpo que o Estado secou

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        Francisco Ribeiro Eller (ou Chico Chico), 27 anos (Foto: Marina Zabenzi)

        Chicão, filho de Cássia Eller: ‘Batalha das minhas mães é parte do que sou’

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        ‘Uma Noite em Miami’: Regina King celebra o homem negro em encontro estelar

        O protagonista de "Os Intocáveis", Omar Sy, (Foto: Jordan Strauss/Invision/AP - Jordan Strauss)

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        O escritor nigeriano Wole Soyinka, durante visita ao Brasil em 2015 - Bruno Poletti/Folhapress

        ‘Aké’ é oportunidade de ler Wole Soyinka, um dos maiores nomes da África

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        O Movimento Negro Organizado Hoje: Vozes da Coalizão Negra Por Direitos #DesenraizandoRacismo

        Ana Hikari (Reprodução/Insytagram/@ _anahikari)

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              Isto são os EUA

              Sem precedentes, invasão do Capitólio não é um momento isolado; invasão escancara feridas históricas que não começaram com Trump, tampouco morrerão com ele

              12/01/2021
              em Artigos e Reflexões
              Tempo de leitura: 4 min.

              Fonte: Folha de São Paulo, por Thiago Amparo
              Thiago Amparo (Foto: Marcus Leoni/CLAUDIA)

              Thiago Amparo (Foto: Marcus Leoni/CLAUDIA)

              Os Estados Unidos da América creem tanto em sua imagem como a maior democracia liberal do mundo que esquecem que essa imagem, vista por eles próprios como excepcional no panteão internacional, é, de fato, uma autoimagem. Quando nos olhamos muito no espelho, esquecemos a diferença entre o que é reflexo, edificado sobre o arenoso solo das nossas aspirações, e o que é realidade, construída com os escombros das nossas próprias contradições.

              Não há nada de excepcional do ponto de vista moral num país onde presidentes pressupõem que o poder de executar civis por drones faz parte do seu trabalho diário presidencial (em sua recente biografia, ao descrever de forma franca e brutal o ofício de ordenar a morte por drone, Obama revela que o horror é bipartidário). Não há nada de excepcional, ou mesmo democrático, no fato de os EUA terem auxiliado na consolidação de ditaturas ao redor do mundo, seja pela morte de milhares pelo Exército da Indonésia na década de 60, seja nas ditaduras latino-americanas.

              Sem reconciliar-se com as contradições que fazem os EUA o país que são hoje, nem justiça, nem democracia perdurarão. Sem precedentes, a invasão do Capitólio, gravíssima para a democracia como prática e como ideia, expõe feridas históricas da democracia dos EUA, que não começaram com Trump, tampouco morrerão como o fim de seu mandato. Parafraseando o colunista do New York Times Jamelle Boule, Trump não é nem um desvio, nem um ponto final na democracia dos EUA, é uma hipérbole numa história velha.

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              A questão de facções antirrepublicanas é tão antiga quanto os próprios EUA. James Madison, um dos pais fundadores dos EUA, escreveu em 1787 no Federalista No. 10 –uma série de ensaios pró-ratificação da Constituição dos EUA– que há duas formas de controlar facções: ou eliminar as suas causas (destruindo a liberdade ou suprimindo o dissenso, ambas indesejáveis), ou controlar seus efeitos. Para a segunda tarefa é que se tem uma república representativa, cujo cerne –o Capitólio– foi atacado na última semana.

              O alvo não foi à toa. Ao atacar o Capitólio, ataca-se a ideia de que todas as vozes e votos contam. Quer-se destroçar a ideia de que os outros, os não-brancos em especial, importem. O que vimos na invasão ao Capitólio foi uma amálgama de movimentos de extrema direita antissistema, cujo caldeirão de símbolos e ideias combina ressentimento branco e masculino com linguagem revolucionária e teorias da conspiração.

              Como qualquer movimento, sua existência depende de uma construção de subjetividades compartilhadas entre seus integrantes, ou seja, uma noção de “nós versus eles”. Neste caso, a subjetividade autoritária marcada, em todo ou em parte, por um ódio às mulheres manifestado num tribalismo masculino (termo usado por Rosana Pinheiro Machado), tão caricato quanto as vestimentas dos invasores; por um supremacismo branco visto na arrogância do enfrentamento à polícia legislativa ao mesmo tempo em que instrumentaliza a ideia de “lei e ordem” de forma seletiva; e por um ethos anti “tudo que está aí”, facilmente perceptível na linguagem neurótica contra mídia e elite política.

              This is America [isto são EUA], como canta o rapper Childish Gambino. Para entender a invasão do Capitólio para além do evento em si, é necessário entender que essa subjetividade de ultradireita é forjada na própria história dos EUA, e não alheia a ela. O país tem um histórico de violência racista, seja os corpos negros em árvores por linchamentos, seja uma rede de grupos de ódio –como Klu Klux Klan ou Proud Boys– cujo poder real e simbólico permanecem até hoje, em graus diferentes (vide o último filme Infiltrado na Klan, de Spike Lee).

              Kaufmann, no livro Whiteshift (2018), lembra que, diante da mudança demográfica dos EUA para uma futura maioria não-branca, indivíduos acostumados a equiparar nação americana a pessoas brancas como eles e elas, de repente se veem às voltas com um ultranacionalismo ressentido e tradicionalista para reivindicar o antigo lugar de status como nativos, enquanto negros são pisoteados e povos indígenas saqueados.

              Wendy Brown no livro “In the Ruins of Neoliberalism” (2019) adiciona a isto o nilismo neoliberal: indivíduos brancos empobrecidos, num contexto historicamente racista e que privilegia o sucesso individual, se veem às voltas com o fatalismo, onde apenas a conspiração antissistema e antidemocrática os salvará.

              A invasão no Capitólio foi estruturalmente racista não somente por revelar a disparidade no tratamento entre protestos liderados por brancos e outros liderados por não-brancos, mas por ativar indivíduos e movimentos brancos profundamente ressentidos com a perda de status –material ou não– e que, diante disso, reforçam discursos supremacistas. É estarrecedor que movimentos autoproclamados a favor da ordem tenham pouco se importado com a morte do policial Brian D. Sicknick em decorrência da invasão.

              Sem entender como nacionalismo, misoginia, individualismo neoliberal e racismo se conectam, não dá para entender nem a hipocrisia da história democrática dos EUA, nem a invasão ao Capitólio. Logo após sua vitória histórica, o primeiro senador negro da Georgia, Reverendo Warnock, citando Martin Luther King disse: “A escuridão não pode expulsar a escuridão: apenas a luz pode fazer isso. O ódio não pode expulsar o ódio: só o amor pode fazer isso. Que cada um de nós tente ser uma luz para ver nosso país fora deste momento sombrio”.

              Não é na autoimagem dos EUA como democracia excepcional que veremos um futuro mais democrático para aquele país ou para o nosso, mas sim na luta de quem busca, desde os primórdios da nação americana, fazer dessas sociedades uma democracia de fato. Reverendo Warnock cresceu dentro da grande tradição democrática da teologia negra e movimentos de direitos civis.

              Democracia nos EUA é uma promessa quebrada. Como toda promessa quebrada, restaurá-la requer escutar quem esta promessa abandonou e não quem quer queimá-la junto com o Capitólio.

              Thiago Amparo
              Advogado, é professor de direito internacional e direitos humanos na FGV Direito SP. Doutor pela Central European University (Budapeste), escreve sobre direitos e discriminação.
              Tags: Donald TrumpEUAThiago Amparo
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              • A coluna NOSSAS HISTÓRIAS desta quarta-feira vem com a assinatura da historiadora Iracélli da Cruz Alves! O tema “Mulheres negras, política e cultura do cancelamento no Brasil republicano” é abordado no artigo e no vídeo nos quais ela oferece reflexões a partir de registros da atuação de mulheres negras integrantes do Partido Comunista Brasileiro (PCB) na década de 1940! Confira um trecho: “O que essas mulheres têm em comum? Todas eram comunistas, trabalhadoras e muito provavelmente negras, como é perceptível nas poucas imagens que até hoje encontrei. Além disso, não podemos esquecer que a classe trabalhadora brasileira tem sido majoritariamente negra, o que aumenta a probabilidade de essa pressuposição fazer sentido para os casos em que não acessei registros fotográficos. Outro ponto em comum em suas trajetórias é que todas participaram ativamente da vida política do país em meados do século XX, atuando significativamente no partido no qual escolheram militar. No entanto, foram praticamente esquecidas (ou silenciadas?) tanto pela historiografia política do Brasil quanto pelas narrativas históricas sobre o PCB. Os nomes delas, na maioria das vezes, nem sequer são citados.” Leia todo o artigo no Geledés: https://www.geledes.org.br/mulheres-negras-politica-e-cultura-do-cancelamento-no-brasil-republicano/ Veja o vídeo no Acervo Cultne: https://youtu.be/pS35-3RuNMc
              • Já que o mundo está em medida de contenção social, acredito estar diante de um dos maiores desafios que o ser humano possa receber da vida, que é o de ter a oportunidade de ficar sozinho e explorar a sua consciência, conhecer quem é essa pessoa que cohabita em meu corpo, ou seja tentar descobrir quem “eu dentro de mim”. Leia o Guest Post de Tatiane Cristina Nicomedio dos Santos em: www.geledes.org.br
              • Enfermeira Monica Calazans, primeira pessoa vacinada em território nacional
              • "Escolhi parafrasear no título do presente guest post a escritora brasileira, Conceição Evaristo, que constrói contos e poemas reveladores da condição da população negra no país. A intelectual operaciona a categoria de “escrevivência”, através de uma escrita que narra o cotidiano, as lembranças e as experiências do outro, mas sobretudo, a sua própria, propagando os sentimentos, as lutas, as alegrias e resistências de um povo cujas vozes são silenciadas." Leia o Guest Post de Ana Paula Batista da Silva Cruz em: www.geledes.org.br
              • ✊🏾 1960-1970: Grupo Palmares de Porto Alegre e a afirmação do Dia da Consciência Negra ✊🏾 Está disponível mais uma sala da Exposição “20 de Novembro - Dia Nacional da Consciência Negra” no Google Arts & Culture! Link: https://artsandculture.google.com/culturalinstitute/beta/u/4/exhibit/1960-1970-grupo-palmares-de-porto-alegre-e-a-afirma%C3%A7%C3%A3o-do-dia-da-consci%C3%AAncia-negra/tgLSJakjmcizKA 🙌🏿 Esta sala é especialmente dedicada à movimentação do Grupo Palmares em Porto Alegre, fundado em 1971, afirmando o Vinte de Novembro como Dia da Consciência Negra. Em 2021, o Vinte completa 50 anos! Conecte-se ao compromisso de ativistas negros e negras gaúchas em defesa de uma história justa sobre as lutas negras por liberdade por meio de depoimentos, fotografias, poemas, anotações, cartas, entre outros documentos. Vamos junt@s! 🖤 O material pode ser acessado em português e inglês e é mais um resultado da parceria entre a Rede de HistoriadorXs NegrXs(@historiadorxsnegrxs , Geledés Instituto da Mulher Nega e o Acervo Cultne! (@cultne) 🎉 Ao longo de todo 2021, muitas outras “Nossas Histórias” sobre vidas, lutas e saberes da gente negra serão contadas em salas de exposições virtuais!
              • "A história do indigenismo no século XIX tem importantes pontos de conexão com a história do tráfico escravista. A investigação dessas conexões permite compreender como possibilidades de branqueamento foram projetadas na nação brasileira, para além da mais conhecida: a imigração europeia ocorrida entre o último quartel do século XIX e 1930." Leia o artigo do historiador Samuel Rocha Ferreira publicado na coluna “Nossas Histórias” **A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.
              • "Afirmar que este ano foi ganho para a EDUCAÇÃO parece beirar à cegueira. Escolas fechadas, estudantes, professores, gestores todos os servidores em casa e sem aulas presenciais." Leia o Guest Post de Jocivaldo dos Anjos em: www.geledes.org.br
              • Territórios negros e periféricos no enfrentamento à pandemia da COVID-19: um estudo sobre as ações desenvolvidas na região metropololitana de São Paulo Por compreender a importância das diversas iniciativas realizadas para o enfrentamento da Covid-19, Geledés Instituto da Mulher Negra, Rede Conhecimento Social e um grupo de coletivos e movimentos sociais realizaram uma pesquisa sobre as formas de atuação e enfrentamento à pandemia da COVID-19 protagonizadas pela sociedade civil na região metropolitana de São Paulo, de forma a identificar as experiências, as problemáticas enfrentadas e os desafios para a continuidade das iniciativas. Para saber mais acesse www.geledes.org.br
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              Geledés Instituto da Mulher Negra

              GELEDÉS Instituto da Mulher Negra fundada em 30 de abril de 1988. É uma organização da sociedade civil que se posiciona em defesa de mulheres e negros por entender que esses dois segmentos sociais padecem de desvantagens e discriminações no acesso às oportunidades sociais em função do racismo e do sexismo vigentes na sociedade brasileira.

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