Joaquim Candido Soares de Meireles

Joaquim Cândido Soares de Meireles (Sabará, 5 de novembro de 1797 – Rio de Janeiro,13 de julho de 1868) foi um médico cirurgião-mor e político brasileiro. Foi fundador, idealizador e primeiro presidente da Academia Imperial (hoje Academia Nacional de Medicina) e Patrono do Serviço de Saúde da Marinha do Brasil.

Biografia

Formou-se em medicina pelo Curso da Escola de Médico-Cirúrgico do Rio de Janeiro, em 1822. Doutor-se em medicina cirúrgica pela Faculdade de Medicina de Paris, onde sustentou duas teses sobre: Dissertation sur l´histoire de l`eléphantiasis, apresentada em 10 de janeiro de 1827, e Dissertation sur les plaies d`armes á feu, apresentada em 25 de abril de 1827.

Trabalhou na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro na enfermaria do médico Luiz Vicente De Simoni. Em 30 de junho de 1829, ele, juntamento com os médicos José Francisco Xavier Sigaud, José Martins da Cruz Jobim, Jean Maurice Faivre e Luiz Vicente De Simoni, fundaram a Sociedade de Medicina do Rio de Janeiro (posteriormente Academia Nacional de Medicina).

Soares de Meirelles presidiu a Academia Nacional de Medicina 1829/1830, 1833, 1835/1838 e 1845 a 1848. Foi médico pelo Serviço de Saúde do Exército 1819/1828 e Patrono do Serviço de Saúde da Marinha do Brasil e Chefiou o Serviço de Saúde da Marinha do Brasil entre 1849 e 1868.Foi Patrono e Membro Titular da Cadeira 1 da Academia Nacional de Medicina e Patrono da Cadeira 28 da Academia Brasileira de Medicina Militar. Foi membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Foi comendador da Imperial Ordem da Rosa e conselheiro do Imperador.

Faleceu no Rio de Janeiro em 13 de Julho de 1868 aos 71 anos. Soares de Meireles, foi político, deputado e cirurgião-mor da Armada.

Obras

• Dissertation sur l`Histoire de l´Elephantiasis;
• Parecer sobre as Medidas de Higiene Publica e Privada contra a Coléra-Morbo e etc.

 

 


Obtido em “http://pt.wikipedia.org/wiki/Joaquim_C%C3%A2ndido_Soares_de_Meireles”

Categorias: Médicos do Brasil | Políticos de Minas Gerais | Presidentes da Academia Nacional de Medicina | Patronos da Academia Nacional de Medicina | Comendadores da Imperial Ordem da Rosa | Mineiros de Sabará

 

PARA SABER MAIS


Carlos Eugênio Marcondes de Moura. “O negro na formação cultural do Brasil: Tentativa de nominata e iconografia.” In: Emanoel Araújo (org.). A mão afro-brasileira. Significado da contribuição artística e histórica. São Paulo, Tenenge, 1988, p. 569.
Nela se reproduz , de autoria de Louis Alexis Boulanger, o retrato do Dr. Joaquim Cândido Soares de Meireles (desenho litografado), pertencente à Seção de Iconografia da Fundação Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro.

Pesquisa e seleção de imagem: Carlos Eugênio Marcondes de Moura

Imagem obtida em Google Imagens

+ sobre o tema

Beyoncé rosto da campanha Fashion for Haiti

  Beyoncé é o rosto da nova campanha...

Rosa Reis chega ao Rio para abalar a Lapa

A cantora maranhense Rosa Reis desembarca no Rio de...

para lembrar

Beyoncé lançará documentário sobre gravações de The Gift, trilha de O Rei Leão

Beyoncé Presents: Making the Gift vai ao ar amanhã,...

‘Corra!’ é eleito o melhor roteiro de cinema do século XXI

"Corra!", filme de terror de Jordan Peele lançado em...

Milton Nascimento anuncia despedida dos palcos com turnê em 2022

O cantor e compositor Milton Nascimento anunciou de maneira sutil e...

Casas de apostas apontam africanos como favoritos a novo Papa

Um africano, um italiano e até mesmo um canadense:...
spot_imgspot_img

“O terreiro também é uma causa”, afirma o professor e babalorixá Sidnei Nogueira

Sidnei Nogueira é uma voz essencial no debate sobre intelectualidade negra, racismo religioso e a presença das religiões de matriz africana no Brasil. Aos...

NÓS: O Poder das Mulheres na Construção da História

No dia 22 de agosto de 2024, o Sesc Interlagos abriu as portas para a exposição NÓS – Arte & Ciência por Mulheres, uma...

Clássico de Carolina Maria de Jesus será lançado em audiolivro na voz de Tatiana Tiburcio

Obra mais conhecida de Carolina Maria de Jesus, "Quarto de despejo" será lançado no fim deste mês em audiolivro inédito pela Supersônica na voz de...
-+=