Jovens africanos comprometidos a reduzir os riscos de desastre

Sete líderes participaram em viagem educacional sobre o assunto em navio que partiu de Maputo, em Moçambique; o treinamento foi oferecido em cooperação com o escritório regional da ONU para a Redução do Risco de Desastres.

Por Laura Gelbert  Do unmultimedia

Jovens africanos estão tomando medidas para tornar suas comunidades melhor informadas e preparadas para exposição aos efeitos de desastres.

A informação é do Escritório da ONU para a Redução do Risco de Desastres, Unisdr.

Informação

Lalumbe Makuya, uma jovem líder da África do Sul falou da importância de campanhas sobre redução de riscos de desastres. Ela é fundadora de uma entidade educacional que trabalha com estudantes em áreas rurais na África do Sul. Segundo ela, muitas crianças em seus programas perdem aulas durante a época das chuvas por conta de enchentes.

Makuya está entre os sete jovens líderes que participaram em uma viagem educacional sobre a redução de risco de desastres em um navio da ONG Peace Boat, baseada no Japão.

A embarcação saiu do porto de Maputo, em Moçambique, em direção à Cidade do Cabo, na África do Sul. O treinamento, que ocorreu entre 18 e 23 de dezembro, foi feito em cooperação com o Escritório Regional do Unisdr na África.

Turismo

O turismo também foi um tema abordado, já que o setor movimenta as economias de muitos países em desenvolvimento. Segundo o Unisdr, é preciso planejar como reduzir os efeitos dos desastres naturais e evitar a criação de novos riscos que afetam turismo e viagens.

A indústria é vulnerável a crises como epidemias, incêndios, ciclones, cheias, terremotos e tsunamis.

Ao final do programa, os sete jovens líderes formaram o grupo Juventude Resiliente da África e assinou uma declaração para destacar seu compromisso em aumentar a consciência e reduzir os riscos de desastres nos níveis local, regional e nacional.

Entre as ações estão campanhas nas mídias sociais a encorajar os governos locais a participarem da campanha “Construindo Cidades Resilientes”, liderada pelo escritório da ONU.

O Peace Boat, em parceria com o Unisdr Américas, vai conduzir outro programa de 22 a 27 de janeiro entre o porto de Valparaíso, no Chile, e Callao, no Peru. A Terceira Conferência da ONU sobre Redução do Risco de Desastre acontece em Sendai, no Japão, entre 14 e 18 de março.

+ sobre o tema

Usain Bolt é titular pela primeira vez em time australiano e faz dois gols: “Estou evoluindo”

Jamaicano mostra oportunismo e canhota calibrada na vitória do...

Super Bowl 2023: Sheryl Lee Ralph abre show de Rihanna

Marcado para acontecer no dia 12 de fevereiro de...

Encontro Afro-Brasileiro pela Consciência Negra

Neste mês da Consciência Negra, a Prefeitura de Teresina...

para lembrar

Contar aquilo que deixaram de nos contar

Eu espero que este seja mais um entre inúmeros...

Itamar Assumpção é celebrado em São Paulo no Dia da Consciência Negra

Sábado é Dia da Consciência Negra e entre os muitos eventos...
spot_imgspot_img

Diva Guimarães, professora que comoveu a Flip ao falar de racismo, morre aos 85 anos em Curitiba

A professora aposentada Diva Guimarães, que emocionou milhares de brasileiros ao discursar sobre preconceito durante a 15ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) de...

Documentos históricos de Luiz Gama são reconhecidos como Patrimônio da Humanidade pela Unesco

Documentos históricos de Luiz Gama, um dos maiores abolicionistas do Brasil, foram reconhecidos "Patrimônio da Humanidade" pela Unesco-América Latina. Luiz foi poeta, jornalista e advogado...

Tia Ciata, a líder antirracista que salvou o samba carioca

No fim da tarde do dia 1º de dezembro de 1955, Rosa Parks recusou-se a levantar da cadeira no ônibus, para um branco sentar...
-+=