Guest Post »

Kaddish para Marielle Franco

O Kaddish é a oração pela qual a tradição judaica expressa, desde a Idade Média, o louvor a D’us por uma pessoa, em especial para aquela que teve vida meritória. Rezamos o Kaddish não apenas por obrigação, mas como um ato de compaixão pela alma de alguém que consideramos um justo.

Neste dia 14 de março de 2019, lembramos um ano do assassinato da Marielle Franco, vereadora conhecida por sua luta pela dignidade humana.  Lembramos também que, em nossa tradição, o ser humano, na sua condição de imagem divina – tselem eloim – é portador de uma dignidade sagrada de onde deriva a noção de Direitos Humanos.

Recuperamos essa expressão de nossa tradição, como modo de honrar e pedir justiça pela vereadora Marielle Franco e seu motorista, Anderson Gomes. Independente de orientação política, convidamos os membros da comunidade judaica brasileira que se reúnam em grupos de no mínimo 10 pessoas para rezar o Kaddish por eles, nesta data ou nesta semana. Em especial nos dirigimos aos rabinos e professores, para que tenham sensibilidade em colocar este tema no Kaddish em suas comunidades.

#MarielleVive
#JudeusPelaDemocraciaSP

Leia também

Uma conversa de Marielle com Deus

Marielle Franco será homenageada na maior universidade de Nova York

Related posts