Kiusam de Oliveira: o nome do movimento negro na literatura

Com quatro títulos lançados, escritora se consagra em lista de livros importantes para os direitos humanos

Por Tarla Prado via Guest Post para o Portal Geledés

Uma criança que enfrenta críticas contra seu Black Power, mitos africanos e um encontro entre uma menina e o mar. Esses são enredos de livros da autora Kiusam de Oliveira, um forte nome dentro do movimento negro que aliou o ativismo ao talento para escrita.

Doutora em Educação, Mestre em Psicologia, especialista em temáticas étnico-raciais, contadora de histórias e professora de danças afro-brasileiras, Kiusam é uma personalidade com mil e uma vertentes, que consegue impressionar o público em todas elas.

Embora sejam voltados para crianças, os livros da autora contam com temáticas atuais que conseguem conduzir amplos debates sobre racismo na sociedade. Por qual motivo uma criança ainda hoje pode ser ofendida por ter um Black Power e onde estão históricas africanas no currículo educacional, são apenas algumas das indagações que podem ser feitas após as leituras das obras.

Conheça os livros da autora:

O Mundo no Black Power de Tayó

O livro conta a história de Tayó, uma menina negra que tem muito orgulho de seu cabelo crespo com penteado Black Power. A personagem adora enfeitar os fios das mais variadas formas, mas, mesmo assim não escapa de agressões de colegas de classe, que denominam seu cabelo como “ruim”.

“Vocês estão com dor de cotovelo porque não podem carregar o mundo nos cabelos”. A afirmação de Tayó mostra a força da personagem feita por Kiusam e metáfora do uso do Black Power para demonstrar a riqueza cultural do povo negro.

imagem_release_569725

O Mundo no Black Power de Tayó
Divulgação

Omo-Oba: Histórias de Princesas

A obra tem o objetivo de recontar mitos africanos que são muitos divulgados nas comunidades de tradição ketu, mas pouco reconhecidos pelo público em geral. O livro apresenta seis mitos e tem o objetivo de fortalecer a personalidade de meninas de todos os tempos.

imagem_release_569726

Omo-Oba
Divulgação

O mar que banha a ilha de Goré

‘O mar que banha a ilha de Goré’ apresenta um dialogo entre uma menina brasileira, a Kika, e o seu ancestral mais antigo, o mar. Ambientada na Ilha de Goré, no Senegal, o livro dá a oportunidade dos leitores aprofundarem conhecimentos sobre ancestralidade enquanto a personagem também aprende.

imagem_release_569727

O mar que banha a ilha de Goré
Divulgação

Omo-Oba: Histórias de Príncipes

A obra detalha três mitos afro-brasileiros e tem como objetivo trabalhar a temática das masculinidades ao longo dos tempos.

imagem_release_569722

Kiusam de Oliveira
YoungClover.com

imagem_release_569723

Kiusam de Oliveira
YoungClover.com

+ sobre o tema

Corpo de vítima de estupro coletivo chega a uma Índia indignada

O corpo da vítima de um estupro coletivo chegou...

Vara especializada em crimes contra a mulher registra 500 processos em sete dias no AM

Magistrada responsável pelo juizado, Luciana Eira Nasser, afirma que...

Mulheres e indígenas têm os salários mais baixos da América Latina

As mulheres, os índios e os negros recebem salários...

Forum de Líderes Sociais

Numa parceria estratégica entre o Instituto Ethos Empresas e...

para lembrar

Casal comemora segunda gravidez com imagem inspiradora

Melanie e Vanessa Iris Roy são um casal de...

Uma em cada quatro mulheres da América Latina e do Caribe sofre violência física

Pesquisa feita pela Comissão Econômica para a América Latina...

Oprah conversa com duas mulheres de 30 anos que ainda são virgens

Oprah conversa com duas mulheres que tem 30 anos...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=