Ponto alto do evento acontece dia 20, feriado municipal da Consciência Negra, com mega show das bandas Katinguelê, Samprazer e Pura Inocência
A Prefeitura do Município de Leme, através da Secretaria de Cultura e com apoio do Conselho Municipal da Comunidade Afrodescendente, inicia no dia 13 deste mês, a Semana da Consciência Negra, evento que visa propor a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira, tendo como ponto culminante o dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, símbolo nacional da resistência à escravidão. Neste ano, a comemoração ganha ainda mais importância, já que 2011 é o Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes.
A programação começa no dia 13, às 20h, com Retreta Especial da Corporação Musical “Maestro Ângelo Cosentino”, na Concha Acústica da Praça “Ruy Barbosa”. No dia seguinte, às 20h, no Anfiteatro Municipal “Profª. Salete Aparecida Ciccone Marchi”, acontece o show “Paulinho Leme & Convidados”. No dia 16, às 20h, no Museu Histórico Municipal “Celso Zoega Taboas”, será aberta a Exposição “Negro em Cartaz”. Já no dia 19, às 20h, o Anfiteatro Municipal recebe o espetáculo “Noite de Contos Africanos”.
O ponto alto da semana acontece no dia 20, feriado municipal da Consciência Negra, com mega show das bandas Katinguelê, Pura Inocência e Samprazer, além de grupos de samba e pagode de Leme, a partir das 18h, na Praça Da Cianê. O show contará também com participação da bateria da Escola de Samba “Unidos de Leme”. Por fim, no dia 27, acontece o encerramento da Semana da Consciência Negra, com exibição do Filme “Besouro”, às 10h30, no Cine Avenida.
Segundo o secretário de Cultura, Marcel Arle, este é um evento de fundamental importância. “Comemorações como esta são necessárias para que possamos refletir e buscar avanços através da conscientização”. Para a conselheira do Conselho Municipal da Comunidade Afrodescendente, Dra. Amarílis Ribeiro, a data serve ainda para avaliação e implementação de políticas públicas.
“Pensar em 20 de novembro é buscar ações que promovam a inclusão. Estamos no caminho certo, pois buscar a implementação de políticas públicas é gerar um futura de inclusão, é estar em consonância com as diretrizes nacionais de avanço.
Fonte: Portal Leme News