Leme – Semana da Consciência Negra começa dia 13

Ponto alto do evento acontece dia 20, feriado municipal da Consciência Negra, com mega show das bandas Katinguelê, Samprazer e Pura Inocência

A Prefeitura do Município de Leme, através da Secretaria de Cultura e com apoio do Conselho Municipal da Comunidade Afrodescendente, inicia no dia 13 deste mês, a Semana da Consciência Negra, evento que visa propor a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira, tendo como ponto culminante o dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, símbolo nacional da resistência à escravidão. Neste ano, a comemoração ganha ainda mais importância, já que 2011 é o Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes.

A programação começa no dia 13, às 20h, com Retreta Especial da Corporação Musical “Maestro Ângelo Cosentino”, na Concha Acústica da Praça “Ruy Barbosa”. No dia seguinte, às 20h, no Anfiteatro Municipal “Profª. Salete Aparecida Ciccone Marchi”, acontece o show “Paulinho Leme & Convidados”. No dia 16, às 20h, no Museu Histórico Municipal “Celso Zoega Taboas”, será aberta a Exposição “Negro em Cartaz”. Já no dia 19, às 20h, o Anfiteatro Municipal recebe o espetáculo “Noite de Contos Africanos”.

O ponto alto da semana acontece no dia 20, feriado municipal da Consciência Negra, com mega show das bandas Katinguelê, Pura Inocência e Samprazer, além de grupos de samba e pagode de Leme, a partir das 18h, na Praça Da Cianê. O show contará também com participação da bateria da Escola de Samba “Unidos de Leme”. Por fim, no dia 27, acontece o encerramento da Semana da Consciência Negra, com exibição do Filme “Besouro”, às 10h30, no Cine Avenida.

Segundo o secretário de Cultura, Marcel Arle, este é um evento de fundamental importância. “Comemorações como esta são necessárias para que possamos refletir e buscar avanços através da conscientização”. Para a conselheira do Conselho Municipal da Comunidade Afrodescendente, Dra. Amarílis Ribeiro, a data serve ainda para avaliação e implementação de políticas públicas.

“Pensar em 20 de novembro é buscar ações que promovam a inclusão. Estamos no caminho certo, pois buscar a implementação de políticas públicas é gerar um futura de inclusão, é estar em consonância com as diretrizes nacionais de avanço.

Fonte: Portal Leme News

+ sobre o tema

Rihanna apresenta desfile de lingerie cheio de arte e diversidade na Semana de Moda de Nova York!

Além da música, Rihanna arrasa no mundo da moda! A cantora,...

Escravidão foi berço do tráfico para exploração sexual

Livro traça panorama sobre delito presente em todos os...

Lubaina Himid vence o prémio Turner com homenagem à cultura africana

Lubaina Himid tornou-se, aos 63 anos, na primeira mulher...

Unidos da Tijuca homenageia orixá filho de Oxum e Oxóssi

A preparação para o carnaval de 2025 começou cedo...

para lembrar

Polícia Federal vai regularizar situação dos haitianos no Acre

Devido à situação, o governo do Acre decretou estado...

Pantera Negra leva “público exótico” ao Shopping Leblon

“QUE DIFERENTES. EXÓTICOS”, disse uma senhora branca que observava...

Gilberto Gil recebe Grand Prix Sacem 2013 em Paris

Artista na categoria Musiques du Monde (Músicas do...

Fundação Cultural Palmares certifica mais 85 comunidades quilombolas

Certificação emitida pela FCP possibilita aos quilombolas novas...
spot_imgspot_img

“Pretinha”: curta-metragem afrofuturista reflete sobre masculinidade negra e cura na periferia

O cinema negro brasileiro ganha um novo fôlego com Pretinha, curta-metragem dirigido por Fellipe Paixão. Ambientado em uma escola comunitária afrocentrada na periferia, o filme...
-+=