“Linda, cheirosa?!” Tá pensando que está falando com quem mesmo?

Infeliz é a cidade que tem por Secretário de Educação um homem capaz de atitude tão desrespeitosa e insensata como a assumida pelo atual gestor no Rio de Janeiro. Nesse 21 de novembro de 2017, muitos já devem saber ao que me refiro: o ataque deliberado de Cesar Benjamim contra Tais Araújo, a nossa Tais – negra, mãe, ativista, atriz, esposa de Lázaro Ramos, uma de nossas grandes referências na atualidade. Mais respeito, sujeito! “Linda, cheirosa?!” Tá pensando que está falando com quem mesmo? Como ousa passar por cima da preocupação da Tais Mãe? Como ousa falar dessa maneira sobre o filho dela?

por Wania Sant’Anna no Facebook

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Está pensando que nossa única preocupação, como mulheres negras e servir ovo frito, no ponto, pra você e sua família? Como ousa?! Já disse às amigas negras ativistas: nossa missão é tirar você da cadeira e chamar para a Praça Pública! Vem dizer isso tudo na Praça Pública, na nossa cara de mulher preta! Engole o choro e vem! Se você nunca teve quem lhe ensinasse a tratar uma mulher negra, os seus filhos, os seus mortos, nós vamos te ensinar! Vem!

Não se esconde atrás do Facebook? Aliás, cadê o Facebook que ainda não suspendeu esse usuário por postar conteúdo ofensivo?

Aliás, quer falar de Bangu dos anos 70? Desafio: vai falar o que disse na fila de visita das mães pretas esperando sua vez de entrada! Vai dizer o que disse, isso que você chama de “mimi”, para mãe do Rafael Braga. Sobe o morro e tenha coragem!

O Prefeito do Rio de Janeiro pode não ter coragem de tirar você da cadeira, mas nós temos a obrigação de tirar! Faz muito tempo que um homem branco não ousa ser, publicamente, tão desafiador, arrogante e inescrupuloso com as mulheres negras. Então, vem pra Praça Pública! Vem pra gente mostrar a nossa Raça, a nossa Força, a nossa Maternidade! Estamos ansiosas pra te ver você fazer zigzag.
No mais, nesse meio tempo que estamos lhe dando para tentar se segurar na cadeira de Secretário, aproveita e estuda! Estuda porque, de fato, você não sabe nada sobre nós. Mas nós, ao contrário, sabemos tudo sobre você!

Toda solidariedade à Tais Araújo, aos seus filhos – João Vicente e Maria Antônia – e ao nosso companheiro Lázaro Ramos. Saibam, como família negra orgulhosa e diligente, que vocês e todas nós estamos fazendo, sim, um mundo muito melhor, justo e, acima de tudo, inteligente.

+ sobre o tema

Este artista quer chamar a sua atenção para a violência contra negros nos Estados Unidos

O artista contemporâneo Michael Paul Britto trabalha com diversos...

Banco americano pagará US$ 2 milhões por discriminar hispânicos e negros

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos informou nesta...

Eleito em concurso de beleza é alvo de racismo: “Chamou gorila para votar”

Almir Lima disputou o concurso Garoto da Favela do...

Apresentadora faz piada com neto negro de Mitt Romney

A apresentadora do canal de TV MSNBC Melissa Harris-Perry,...

para lembrar

Kabengele Munanga: “É preciso unir as lutas, sem abrir mão das especificidades”

Kabengele Munanga anda apressado pelas ruas de Cachoeira, como...

Brasil envelhece sem estabelecer parâmetros para combater desigualdade

Li semana passada, aqui na Folha, a divulgação dos...

Vocês estão errados

“Até que a Filosofia que mantém uma raça superior...
spot_imgspot_img

Mortes pela polícia têm pouca transparência, diz representante da ONU

A falta de transparência e investigação nas mortes causadas pela polícia no Brasil foi criticada pelo representante regional para o Escritório do Alto Comissariado...

Presos por racismo

A dúvida emergiu da condenação, pela Justiça espanhola, de três torcedores do Valencia por insultos racistas contra Vini Jr., craque do Real Madrid e da seleção brasileira. O trio...

Formação territorial do Brasil continua sendo configurada por desigualdades, diz geógrafo

Ao olhar uma cidade brasileira é possível ver a divisão provocada pela segregação espacial no território, seja urbano, seja rural. A avaliação é fruto...
-+=