“Linda, cheirosa?!” Tá pensando que está falando com quem mesmo?

Infeliz é a cidade que tem por Secretário de Educação um homem capaz de atitude tão desrespeitosa e insensata como a assumida pelo atual gestor no Rio de Janeiro. Nesse 21 de novembro de 2017, muitos já devem saber ao que me refiro: o ataque deliberado de Cesar Benjamim contra Tais Araújo, a nossa Tais – negra, mãe, ativista, atriz, esposa de Lázaro Ramos, uma de nossas grandes referências na atualidade. Mais respeito, sujeito! “Linda, cheirosa?!” Tá pensando que está falando com quem mesmo? Como ousa passar por cima da preocupação da Tais Mãe? Como ousa falar dessa maneira sobre o filho dela?

por Wania Sant’Anna no Facebook

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Está pensando que nossa única preocupação, como mulheres negras e servir ovo frito, no ponto, pra você e sua família? Como ousa?! Já disse às amigas negras ativistas: nossa missão é tirar você da cadeira e chamar para a Praça Pública! Vem dizer isso tudo na Praça Pública, na nossa cara de mulher preta! Engole o choro e vem! Se você nunca teve quem lhe ensinasse a tratar uma mulher negra, os seus filhos, os seus mortos, nós vamos te ensinar! Vem!

Não se esconde atrás do Facebook? Aliás, cadê o Facebook que ainda não suspendeu esse usuário por postar conteúdo ofensivo?

Aliás, quer falar de Bangu dos anos 70? Desafio: vai falar o que disse na fila de visita das mães pretas esperando sua vez de entrada! Vai dizer o que disse, isso que você chama de “mimi”, para mãe do Rafael Braga. Sobe o morro e tenha coragem!

O Prefeito do Rio de Janeiro pode não ter coragem de tirar você da cadeira, mas nós temos a obrigação de tirar! Faz muito tempo que um homem branco não ousa ser, publicamente, tão desafiador, arrogante e inescrupuloso com as mulheres negras. Então, vem pra Praça Pública! Vem pra gente mostrar a nossa Raça, a nossa Força, a nossa Maternidade! Estamos ansiosas pra te ver você fazer zigzag.
No mais, nesse meio tempo que estamos lhe dando para tentar se segurar na cadeira de Secretário, aproveita e estuda! Estuda porque, de fato, você não sabe nada sobre nós. Mas nós, ao contrário, sabemos tudo sobre você!

Toda solidariedade à Tais Araújo, aos seus filhos – João Vicente e Maria Antônia – e ao nosso companheiro Lázaro Ramos. Saibam, como família negra orgulhosa e diligente, que vocês e todas nós estamos fazendo, sim, um mundo muito melhor, justo e, acima de tudo, inteligente.

+ sobre o tema

Conceição Evaristo, a intelectual do ano

Quando Conceição Evaristo me vem à memória fico feliz,...

10 Filmes para conhecer o Cinema Africano

O cinema autêntico africano é bastante tardio quando tomamos...

Aborto é legalizado em 77 países mediante apenas solicitação; confira quais

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, marcou para...

Reação de IZA ao saber de indicação ao Grammy Latino viraliza na web

Após ser indicada ao Grammy Latino 2023 na categoria Melhor Interpretação Urbana...

para lembrar

Estudante de Medicina da USP denuncia racismo em evento esportivo

Entrada do prédio da Fmusp (Faculdade de Medicina da...

Secretaria da Mulher quer infância sem racismo

Na tarde desta terça-feira, a secretária adjunta da...

Parlamentares denunciam à PF possíveis crimes de xenofobia e injúria praticados no Facebook

Na manhã desta segunda-feira, 2, a deputa federal Antônia...

Dove pede desculpas e retira anúncio considerado racista

A marca de higiene pessoal e beleza Dove pediu...
spot_imgspot_img

Machismo e patriarcado afetam não só as mulheres, mas também os homens e a crianças

O Projeto de Lei (PL) nº 1974/2021, de autoria da Deputada Sâmia Bomfim (PSOL/SP) e do Deputado Glauber Braga (PSOL/RJ), cuja tramitação pode ser...

Luedji Luna e Margareth Menezes amplificam as vozes das mães pretas do Brasil em show no Rio

♪ DOCE MARAVILHA – Com programação pautada por encontros e orquestrada pelo curador Nelson Motta sem os vícios de escalação de eventos similares, a primeira edição...

Mais de 12 mil crianças nascidas no último ano foram registradas sem o nome do pai na Bahia

A Bahia tem 12.282 mil recém-nascidos que foram registrados sem o nome do pai entre agosto de 2022 e julho de 2023, de acordo...
-+=