Mais de 50 refugiados somalis se afogam no Golfo do Áden

 

Na última quinta feira o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) afirmou estar “horrorizado” frente aos relatos de que mais de 50 refugiados somalis teriam se afogado no fim de semana, quando o barco em que estavam naufragou quando atravessava o Golfo do Áden para o Iêmen.

De acordo com o comunicado de imprensa publicado pela Agência da ONU, 54 dos mortos ou desaparecidos eram refugiados somalis, incluindo seis crianças, enquanto os três restantes eram contrabandistas. O comunicado informou que o incidente ocorreu no domingo e que só um homem havia sobrevivido.

Essas pessoas estão esperando para entrar em um barco que as levará através do Golfo do Áden. Muitas pesssoas morreram durante essa jornada. Foto: © ACNUR/ A.Fazzina.

“Baseado no que sabemos até agora, esta é a maior perda de vidas ocorrida em um único incidente no mar entre a Somália e o Iêmen desde janeiro de 2008”, o ACNUR afirmava em seu comunicado. Naquela ocasião, traficantes forçaram 135 pessoas a entrar em um barco, provocando seu naufrágio – 114 pessoas se afogaram.

“Estamos horrorizados com esta última tragédia que aumenta o terrível sofrimento da população somali”, adicionou o Alto Comissário da ONU para Refugiados. “O Golfo do Áden continua sendo uma das rotas mais mortais para aqueles que fogem da combinação fatal de conflito, violência e abusos dos direitos humanos no Chifre da África”.

O único sobrevivente de 42 anos nadou por quase um dia até alcançar a costa iemenita, próximo ao porto de Bir Ali, a 400 quilômetros ao leste do Áden. Até a tarde de quarta feira 23 corpos tinham sido recuperados desde que as buscas foram iniciadas pela Marinha iemenita.

O sobrevivente, que fugia da violência em Mogadishu com sua mulher e três filhos, disse que começou entrar água no barco depois que foi atingido repetidamente por violentas ondas, e que, em certo momento, ele virou. Somente nove homens, incluindo os três contrabandistas, sobreviveram a esse momento se agarrando em tanques plásticos. O sobrevivente não sabe o que aconteceu com essas pessoas.

Ele foi assistido pelo parceiro local do ACNUR, a Society for Humanitarian Solidarity

Com estas mortes recentes, sobe para 89 o número conhecido de pessoas que se afogaram ou desapareceram nas perigosas águas entre a Somália e o Iêmen em 2011. Todos os somalis que chegaram ao Iêmen pelo mar através de travessia irregular são considerados refugiados.

 

Fonte: Google

+ sobre o tema

Grafites no centro do Rio homenageiam atletas da Equipe Olímpica de Refugiados

Grafiteiros Cety Soledade (esq.) e Rodrigo Sini, em frente...

O Crioulo e a língua do Crioulo. Lorenzo Dow Turner no Brasil.

Lorenzo Dow Turner, brilhante etnolinguísta é, tardiamente ‘descoberto” pela...

‘Gente como a gente’, Malia Obama é estagiária e busca cafezinho para a chefe

'Gente como a gente', Malia Obama é estagiária e...

para lembrar

O dia em que os negros saíram da história do Brasil

*Agradecimentos ao Pedro Lopes pela ajuda com o texto. Durante...

Reflexões sobre uma identidade afro-descendente

Fonte: Espaço Acadêmico Por ROSÂNGELA ROSA PRAXEDES ...

Hoje na História, há 65 anos, nascia Stevie Wonder

Stevie Wonder completa 65 anos! Relembre grandes performances do...

100 anos sem Lima Barreto: a luta ainda continua em 2022?

O que o legado de Lima Barreto tem a...
spot_imgspot_img

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...
-+=