Marine Le Pen foi a comício anti-racismo

 

Foi a uma manifestação contra o racismo, mas fez um comício contra a imigração. A dirigente da Frente Nacional (a extrema-direita francesa), Marine Le Pen, aceitou participar, nesta segunda-feira, numa manifestação na ilha italiana de Lampedusa, para onde estão a fluir milhares de clandestinos do Norte de África.

Foi convidada pela associação Askavusa, que tem prestado auxílio à massa de refugiados dos países árabes onde decorrem revoltas contra os regimes totalitários, sobretudo da Tunísia, que ali têm chegado. Mas o que disse foi que “a Europa não os pode acolher”, uma mensagem que contraria, e muito, as posições da Askavusa, que, segundo a AFP, conseguiu juntar cem pessoas no centro de Lampedusa.

“Tenho muita compaixão por vocês. Mas não vos podemos acolher, não temos meios financeiros” — disse a dirigente e deputada europeia. “A Europa não é a solução”.

A presença de Le Pen foi justificada como uma forma de chamar a atenção para o fluxo de estrangeiros em busca de destinos europeus e, de facto, mobilizaram-se para cobrir a visita dezenas de jornalistas de muitos países. O que ela disse foi que se corre o risco de, em breve, os clandestinos de Lampedusa, agora alguns milhares, se tornarem em “centenas de milhares”.

Palavras de ordem

Marine Le Pen está a ganhar terreno em França com as suas posições sobre os imigrantes magrebinos. Filha e herdeira de Jean-Marie Le Pen, Marine defendeu que as forças navais dos vários países europeus com costa mediterrânica devem organizar-se para que estes clandestinos não cheguem a desembarcar.

Mas como a manifestação era contra o racismo implícito em muitas das políticas sobre imigração, o que a deputada europeia francesa ouviu como resposta foram palavras de ordem: “Solidariedade para com os clandestinos”, “Fora com os racistas”, “O mundo é colorido” e “Liberdade-Igualdade-Fraternidade também para os clandestinos”.

Desde a revolta na Tunísia que levou à queda de Ben Ali chegaram a esta ilha a sul da Sicília (Itália) dez mil pessoas, o dobro dos clandestinos que chegaram a Itália durante todo o ano passado, segundo o Ministério do Interior de Roma, que chegou a pedir apoios extraordinários à União Europeia.

 

Fonte: Público.pt

+ sobre o tema

Após sofrer racismo, jovem se vinga e faz sucesso nas redes sociais

A jovem Tora Shae chamou a atenção da web após contar uma...

Por que você não foi na Cooperifa, Douglas?

Enquanto Vila Medeiros queimava em protesto pela morte...

Entrevista: Preconceito tem cor

No Mapa da Violência divulgado na última semana mostrou...

para lembrar

‘Impunidade pode aumentar casos de chacina em São Paulo’, afirma especialista

Mestre em direitos humanos também adverte que há omissão...

O deputado Leréia PSDB-GO quer processar policial que o acusou de racismo

O deputado Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO) quer abrir um...

Atrasada, nova lei do racismo corrige erro histórico do Brasil

Sabe o racismo recreativo praticado quando alguém, valendo-se do...

Leci promove lançamento da Cartilha por Igualdade Racial e Combate ao Racismo

Na próxima quinta, 12/5, a deputada Leci Brandão e...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=