Mel Duarte anuncia disco de spoken “Mormaço – Entre outras formas de calor”

Com trabalho fotográfico de Helen Salomão, poeta libera conceito em imagens do álbum que tem lançamento previsto para junho

Por
Jéssica Balbino para o Portal Geledés 

Mel Duarte  (Foto: Helen Salomão)

Prestes a lançar o disco de spoken “Mormaço – Entre outras formas de calor”, a artista Mel Duarte libera, nesta quarta-feira (29 de maio) as fotos do conceito do álbum, que contém 10 faixas, com seis poemas inéditos e lançamento previsto para ainda este semestre.

Explorando o formato de spoken word este é o primeiro disco de Mel Duarte e propõe  uma incursão mais profunda da poeta ao universo do spoken, ainda pouco explorado no Brasil, mas bastante celebrado por artistas norte-americanos de soul-jazz desde 1970, reforçando o uso da palavra em um contexto musical, apresentando uma nova vertente da poeta.

 

Mormaço – Entre outras formas de calor (Foto: Helen Salomão)

Com produção musical de DIA que assina os discos de “Tássia Reis”, “Rimas e Melodias”, “Brisa Flow” entre outras.  Gravado no C4Studio, o álbum chega com poesias sobre amor, paixão e erotismo.  O trabalho traz participações de músicos como Bia Ferreira, Amiri e Nina Oliveira.

 

Além de DIA, o álbum traz músicos como  Renato Taimes (arranjo de guitarra e execução), Sintia Piccin (sax e flauta), Richard Fermino (multisopros), Sivuca (percussão), Jackson Silva (baixo acústico), Weslei Rodrigo (baixo elétrico), Marcelo Soares (arranjo de cavaco e violão e execução, Nina Oliveira (arranjos vocais e back vocal), que dão ao trabalho todo o conceito.

Mormaço – Entre outras formas de calor (Foto: Helen Salomão)

“A escolha do conceito, que passa pelo nome, é justamente por causa da sensação térmica que quero tentar provocar em quem escutar o disco. Mormaço fala sobre afeto, sobre coisas que fazem o peito aquecer. Eu quero convidar as pessoas a esquentarem seus corpos – ainda mais agora, que estamos entrando no tempo frio (risos) sem precisarem de sol. Quero apresentar outras formas de calor, só que através da minha poesia. A ideia é que as pessoas se permitam viajar em uma experiência sonora diferente”, destacou Mel Duarte.

 

É importante destacar que o trabalho visual tem a participação de Helen Salomão, fotógrafa de Salvador (BA) e logotipo de Nyan Araújo.


Leia Também:

Mel Duarte rompe o silenciamento secular das minas negras: ‘Mulher bonita é que vai à luta!’

15 autoras negras da literatura brasileira

+ sobre o tema

Lia Vieira – Só as mulheres sangram por Ricardo Riso

Alguns aspectos de uma escrita negro-brasileira de autoria feminina...

Coisa de mulherzinha

Uma sensação crescente de indignação sobre o significado de ser...

Youtuber Gabi Oliveira revela estratégias para aliar militância e diversão na rede

Historicamente a comunicação sempre foi uma ferramenta capaz de...

para lembrar

Contra agressão a Dilma, Gleisi lança movimento pela dignidade feminina

A senadora Gleisi Hoffmann (PT) reagiu "indignada" aos adesivos...

“EM FAMÍLIA” foi a cara do Brasil: Machista até o último capítulo!

Depois do que pareceu mesmo durar duas décadas, a...

Misoginia agora é crime de ódio na Inglaterra

Aconteceu uma decisão histórica para o mundo, em Nottinghamshire,...

Dandara vive

Os pés negros e ressecados, dedos esfolados e as...
spot_imgspot_img

Luta das mulheres voltou a pautar as ruas em 2024 e acendeu alerta para o retrocesso

A luta pelos direitos das mulheres no ano de 2024, que começou de maneira relativamente positiva para a luta das mulheres, foi marcada por...

Apenas cinco mulheres se tornaram presidentes nas eleições deste ano no mundo BR

A presença feminina nos mais altos níveis de liderança política permaneceu extremamente baixa em 2024. Apenas cinco mulheres foram eleitas como chefes de Estado...

Cidadania para a população afro-brasileira

"Eu gostaria que resgatassem um projeto desse sujeito extraordinário que foi Kwame Nkrumah, panafricanista, de oferecer nacionalidade de países africanos para toda a diáspora",...
-+=