Mercedes passa a ter carro pintado de preto na F1 para marcar posição contra o racismo

Enviado por / FonteGlobo Esporte

Atual hexacampeã mundial de pilotos e construtores, a Mercedes revelou nesta segunda-feira que vai correr com um carro todo pintado de preto na temporada 2020 da Fórmula 1. O novo layout já estreia no próximo fim de semana, no GP da Áustria, prova que abre o campeonato. Em nota, a equipe explicou que trata-se de um combate ao racismo:

“Vamos competir de preto em 2020, como um compromisso público para melhorar a diversidade de nossa equipe – e uma declaração clara de que somos contra o racismo e todas as formas de discriminação.”

Chefão da Mercedes na Fórmula 1, o austríaco Toto Wolff exaltou a iniciativa da equipe alemã para marcar posição no combate contra o racismo. Além disso, disse que a equipe pretende recrutar talentos de todos os tipos de origem para seu quadro de funcionários:

– O racismo e a discriminação não têm lugar em nossa sociedade, esporte ou equipe: essa é uma crença central na Mercedes. Mas não basta ter as crenças e a mentalidade certas se permanecermos em silêncio. Desejamos usar nossa voz e nossa plataforma global para defender o respeito e a igualdade, e a Flecha de Prata correrá de preto durante toda a temporada 2020 para mostrar nosso compromisso com uma maior diversidade dentro de nossa equipe e esporte.

Nas últimas semanas, o hexacampeão mundial Lewis Hamilton tem se mostrado bastante ativo no posicionamento contra a discriminação racial. Primeiro, cobrou da Fórmula 1 e de seus colegas de pista uma postura clara contra o racismo, depois do assassinato do americano George Floyd. Depois, participou pessoalmente de protestos de rua contra a discriminação pela cor da pele em Londres, na Inglaterra. Além disso, foi nomeado líder da força-tarefa “We Race as One” (“Nós Corremos como Um”, em português), criada pela F1 para promover a diversidade no esporte.

– É muito importante aproveitarmos esse momento e o utilizarmos para nos educar se você é um indivíduo, marca ou empresa para fazer mudanças realmente significativas quando se trata de garantir igualdade e inclusão. Pessoalmente, experimentei racismo em minha vida e vi minha família e amigos experimentando racismo, e estou falando de coração quando apelo à mudança. Gostaria de agradecer imensamente a Toto e ao Mercedes Board por dedicarem tempo para ouvir, conversar e realmente entender minhas experiências e paixões, e por fazer esta importante declaração de que estamos dispostos a mudar e melhorar. o negócio – disse Lewis.

Na última semana, o hexacampeão mundial também rebateu duramente as declarações do ex-chefão da F1, Bernie Ecclestone, de que “muitas vezes os negros eram mais racistas do que os brancos”.

Em 2019, Mercedes branca na Alemanha

É a segunda mudança radical na pintura dos carros da Mercedes em menos de um ano. Conhecido pelo layout todo prateado desde os anos 1950, a equipe alemã pintou seus carros de branco no GP da Alemanha de 2019 para celebrar os 125 anos do envolvimento da montadora com o esporte a motor – a cor era usada nos primórdios da participação da Mercedes.

No entanto, o resultado da equipe não foi satisfatório, e Valtteri Bottas abandonou após sofrer um acidente, e Lewis Hamilton só chegou em nono lugar depois que os dois carros da Alfa Romeo foram desclassificados da prova.

+ sobre o tema

Após depoimento de atriz, 30 pessoas terão sigilo quebrado por ofensas a Taís Araújo

Atriz que foi alvo de comentários racistas prestou depoimento...

Racionais são primeiros negros a receber título honorário da Unicamp

Em 35 anos de carreira, os Racionais MC’s quebraram...

Prada vai receber “treinamento de sensibilidade” após caso de racismo

Isto inclui Miuccia Prada e todos os funcionários de...

para lembrar

Marcelo minimiza caso de racismo: ‘Sou mais forte que o preconceito’

Torcida do Atlético de Madrid atacou verbalmente o lateral...

Da periferia à realeza, o racismo se impõe

“Meu Deus! Meu Deus! Se eu chorar, não leve a...

‘Mr. Kong’ e o racismo à brasileira

por LUCAS RIBEIRO SCALDAFERRI Cena do clipe • Toda...

Bloco retira confiança a candidatura em Elvas

Acusações de racismo em blogue, entretanto removido, valeram...
spot_imgspot_img

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...

Aos 45 anos, ‘Cadernos Negros’ ainda é leitura obrigatória em meio à luta literária

Acabo de ler "Cadernos Negros: Poemas Afro-Brasileiros", volume 45, edição do coletivo Quilombhoje Literatura, publicação organizada com afinco pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa. O número 45...
-+=