Ministra Marta participa de reunião sobre Museu de Memória e Cultura Afrodescendente

A ministra da Cultura Marta Suplicy participou na manhã do último sábado (20), no Rio de Janeiro, de reunião com o grupo interdisciplinar que discute a contextualização e concepção do Museu de Memória e Cultura Afrodescendente, que será construído em Brasília.

O presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa, Manolo Florentino, e o professor embaixador Alberto da Costa e Silva fazem parte deste grupo composto por historiadores, sociólogos, artistas plásticos, museólogos, arquitetos, engenheiros e educadores. Manolo explica que ainda serão realizadas reuniões com especialistas de diversas áreas e representantes de movimentos sociais antes da concepção do projeto final.

O museu contará a história do negro no Brasil e de sua contribuição para a formação da nossa identidade. Dos 10 milhões de negros escravizados, cinco milhões vieram para o nosso país. “Nossa cultura é negra, somos 53% de afrodescendentes no Brasil e precisamos contar essa história. Temos o sofrimento da escravidão, mas por outro lado também temos o reconhecimento da nossa formação como nação, é um resgate dessa influência e da autoestima”, defendeu a ministra.

Referência – Um dos objetivos é fazer do museu um centro de referência nacional e internacional para pesquisadores sobre a cultura afro-brasileira. Além disso, outra ideia apresentada pelo grupo à ministra Marta Suplicy é de que o museu promova constantes parcerias com outros memoriais de todo mundo para intercâmbio de acervos e experiências.

O museu contará com recursos tecnológicos que possibilitarão aos visitantes uma experiência diferenciada; intensa utilização de elementos de multimídia e ferramentas para uso de conteúdo virtual. Recentemente, a ministra da Cultura foi aos Estados Unidos para estudar experiências norte-americanas bem-sucedidas na instalação de museus.

A construção do museu será feita em área nobre de Brasília, no Lago Sul, terreno que pertence atualmente à Fundação Cultural Palmares.

 

Fonte: Palmares

 

Leia Também:

HILTON COBRA – Novo Presidente da Fundação Palmares

Denuncia! Eugenia da Cultura por Hilton Cobra

Hilton Cobra: Por uma política cultural honesta, inclusiva e verdadeiramente democrática

Os Museus

+ sobre o tema

Dudu Nobre é flagrado com seu novo amor

Dudu Nobre foi flagrado pela primeira vez ao lado...

Black Eyed Peas faz em Fortaleza o show que levará para a Apoteose

A esperada turnê do grupo americano The Black Eyed...

Album: Ellington mostra vitalidade de sua orquestra nos anos 50

A década de 50 prometia não ser muito animadora...

para lembrar

Halle Bailey brilha no 1ª pôster de “A Pequena Sereia”; veja

Para quem ama um bom conto de fadas, essa...

3 lindos momentos de Tais Araújo por Alê de Souza

Alê de Souza descobriu sua vocação por acaso, quando...

Camila Pitanga encerra contrato com a Globo após 25 anos e assina com a HBO Max

A atriz Camila Pitanga anunciou a sua saída oficial...

Festival ECA de cinema exibe filmes gratuitos no Mês da Consciência Negra

Ao todo, 21 filmes nacionais e estrangeiros estão no...
spot_imgspot_img

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=