terça-feira, outubro 4, 2022
InícioÁfrica e sua diásporaPatrimônio CulturalMinistra Marta participa de reunião sobre Museu de Memória e Cultura Afrodescendente

Ministra Marta participa de reunião sobre Museu de Memória e Cultura Afrodescendente

A ministra da Cultura Marta Suplicy participou na manhã do último sábado (20), no Rio de Janeiro, de reunião com o grupo interdisciplinar que discute a contextualização e concepção do Museu de Memória e Cultura Afrodescendente, que será construído em Brasília.

O presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa, Manolo Florentino, e o professor embaixador Alberto da Costa e Silva fazem parte deste grupo composto por historiadores, sociólogos, artistas plásticos, museólogos, arquitetos, engenheiros e educadores. Manolo explica que ainda serão realizadas reuniões com especialistas de diversas áreas e representantes de movimentos sociais antes da concepção do projeto final.

O museu contará a história do negro no Brasil e de sua contribuição para a formação da nossa identidade. Dos 10 milhões de negros escravizados, cinco milhões vieram para o nosso país. “Nossa cultura é negra, somos 53% de afrodescendentes no Brasil e precisamos contar essa história. Temos o sofrimento da escravidão, mas por outro lado também temos o reconhecimento da nossa formação como nação, é um resgate dessa influência e da autoestima”, defendeu a ministra.

Referência – Um dos objetivos é fazer do museu um centro de referência nacional e internacional para pesquisadores sobre a cultura afro-brasileira. Além disso, outra ideia apresentada pelo grupo à ministra Marta Suplicy é de que o museu promova constantes parcerias com outros memoriais de todo mundo para intercâmbio de acervos e experiências.

O museu contará com recursos tecnológicos que possibilitarão aos visitantes uma experiência diferenciada; intensa utilização de elementos de multimídia e ferramentas para uso de conteúdo virtual. Recentemente, a ministra da Cultura foi aos Estados Unidos para estudar experiências norte-americanas bem-sucedidas na instalação de museus.

A construção do museu será feita em área nobre de Brasília, no Lago Sul, terreno que pertence atualmente à Fundação Cultural Palmares.

 

Fonte: Palmares

 

Leia Também:

HILTON COBRA – Novo Presidente da Fundação Palmares

Denuncia! Eugenia da Cultura por Hilton Cobra

Hilton Cobra: Por uma política cultural honesta, inclusiva e verdadeiramente democrática

Os Museus

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench