Morte de estudante é caso de racismo diz movimento negro de MT

O Grupo União de Consciência Negra de Mato Grosso acredita na hipótese de que a morte do estudante africano, Toni Bernardo da Silva, que foi espancado por dois policiais e pelo filho de um delegado aposentado, seja mais um caso de racismo. Além disso, avaliam que as investigações deveriam ser feitas por órgãos federais.

Para a presidente do grupo, Daniela Rodrigues de Oliveira, o caso deve ganhar uma repercussão internacional. “Se nós conseguirmos passar a competência do caso do nível estadual para o federal iniciaremos um precedente histórico em Mato Grosso”, frisou.

A ordem dos advogados também vai acompanhar as investigações do assassinato do estudante Toni Bernardo. De acordo com presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso (OAB-MT), Betsey Miranda, são constantes as denúncias de agressões que envolvem policiais. “O agente agressor era quem deveria dar segurança policial. Infelizmente esta situação tem sido repercutida nacionalmente e até mesmo fora do país”, pontuou.

A corregedoria da polícia militar abriu procedimento administrativo para apurar a conduta dos acusados pela morte do estudante. O advogado dos policiais , Leonardo Moro, afirmou que eles só imobilizaram a vítima e as agressões partiram de outras pessoas que estavam no restaurante.

Homicídios contra negros

Conforme o Mapa da Violência no Brasil, divulgado neste ano pelo Ministério da Justiça neste ano, em 2002 morreram proporcionalmente 58% a mais de jovens negros do que brancos por causa de homicídios. No ano de 2008, o registro de vítimas negras foi de 134 vezes superior que pessoas brancas.

Fonte: G1

+ sobre o tema

para lembrar

Porque queremos olhos azuis? por Lia Vainer Schucman TEDx SaoPaulo Salon

Porque queremos olhos azuis? por Lia Vainer Schucman. Lia fala...

Governo criará coordenação de saúde da população negra

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, adiantou nesta...

Noite sobre Alcântara: Os quilombolas e a lógica do racismo institucional

Em 1978, o prestigiado romancista maranhense Josué Montello publicou...

O “sonho” de Martin Luther King não se tornou realidade, por Douglas Belchior

  50 anos depois do histórico discurso de Martin Luther King, ocorrida...
spot_imgspot_img

Não é sobre o Oscar, nem sobre uma corrida de 15km com ótimo pace

Passamos pela premiação do Oscar sem nenhuma menção direta aos incêndios de Los Angeles. Acho que, em momentos difíceis, o público valoriza o escapismo...

Miopia econômica

O avanço da onda antidiversidade e anti-inclusão (coisa que vem sendo especialmente estimulada pelos EUA) começou a surtir efeitos negativos de grande impacto no...

‘Piada’ de ministro do STJ prova como racismo está enraizado no Judiciário

Ontem, o ministro do STJ João Otávio de Noronha, em tom de "piada", proferiu uma fala preconceituosa sobre baianos durante uma sessão de julgamento. A suposta...
-+=