Mulheres organizam atos em defesa da democracia no dia 8 de março; entenda as pautas

Em São Paulo (SP), professoras municipais e estaduais tiraram indicativo de greve para a data

por Rute Pina no Brasil de Fato

Como todo ano, mulheres saem às ruas no 8 de março, Dia Internacional de Luta das Mulheres, para combater o machismo, o racismo e a desigualdade. No Brasil, as ativistas aproveitam o momento para denunciar os efeitos do golpe no aprofundamento das desigualdades de gênero.

Em 2018, as entidades que organizam o ato unificado do 8 de março pontuam três pautas prioritárias: a luta pela vida das mulheres, a defesa da democracia e da soberania e a denúncia da reforma da Previdência.

A militante Luka Franca, da Marcha das Mulheres Negras, afirma que os temas do ato unificado sintetizam a avaliação política das organizações sobre a conjuntura política.

“A gente vive um processo em que tem cada vez mais desmontes das políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher; as mulheres negras morrem mais do que as mulheres brancas, e a gente não tem tido nenhuma resposta a isso”, disse.

Franca pontua que a defesa da vida das mulheres será pauta com a denúncia dos cortes de verbas políticas para o enfrentamento à violência contra a mulher, em um momento em que as denúncias das violações crescem. Outro debate que elas novamente trazem à tona é o direito ao aborto.

Já a luta por democracia e soberania serão expressas pela contraposição à intervenção federal militar no estado do Rio de Janeiro e às tentativas de privatizações promovidas pelo governo golpista de Michel Temer (MDB).

Previdência

Sônia Coelho, integrante da Marcha Mundial das Mulheres, explica que a denúncia da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 287, que altera as regras para a aposentadoria, permanece como um dos temas do ato deste ano.

Na última segunda-feira (19), o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB), retirou a proposta da reforma da Previdência da tramitação. Ainda assim, a militante pontua que as organizações entendem que, mesmo com a vitória, o tema pode ser retomado no segundo semestre.

“Essa reforma, como a gente tem comentado, afeta diretamente as mulheres. A Previdência, em uma sociedade tão desigual como a nossa, é um mecanismo que minimamente dá alguns equilíbrios, já que as mulheres podem se aposentar um pouco antes”, afirmou a militante feminista.

Além da Marcha Mundial das Mulheres e Marcha das Mulheres Negras, as entidades que compõem a Frente Brasil Popular e Povo Sem Medo também organizam o ato unificado do do 8 de março.

Em São Paulo (SP), a concentração será às 16h, na Praça Oswaldo Cruz, no bairro Vila Mariana. Na capital paulista, as professoras estaduais e municipais já votaram indicativo de greve para a data.

as paranaenses se reúnem na Praça 19 de Novembro, localizada no centro de Curitiba (PR). A agenda completa dos atos em todas capitais deve ser divulgada nesta semana.

+ sobre o tema

Mulheres negras marcham a Brasilia no dia 18

Tatiana Oliveira (Comissão Política do Coletivo Quilombação e do...

Quero que minha filha tenha as mesmas oportunidades que eu tive e que meus filhos terão

Recentemente fiz algo que aterroriza qualquer pai: levei minha...

Congresso Mundial contra o câncer de mama acontece em Salvador

Mais de três mil mulheres podem ser detectadas com...

para lembrar

Fifa abre processo contra cinco federações por racismo e homofobia

Argentina, Honduras, México, Peru e Uruguai receberam multa de...

Conceição Evaristo é a entrevistada do Roda Viva da próxima segunda-feira (6)

A escritora, poetisa e ensaísta Conceição Evaristo é a entrevistada do Roda Viva...

Casal transgênero tem ‘pai grávido’ nos Estados Unidos

Ambos não puderam arcar com as cirurgias de mudança...

Impulsionando Redes de Promotoras Legais Populares-PLP

Os vídeos Impulsionando Redes de Promotoras Legais Populares-SP e...
spot_imgspot_img

Anielle Franco é eleita pela revista Time uma das cem pessoas mais influentes da nova geração

A revista americana Time incluiu a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, em sua lista das cem personalidades da nova geração que têm potencial para transformar o...

Joyce Ribeiro será nomeada embaixadora de Cidade Velha, em Cabo Verde

A apresentadora da TV Cultura Joyce Ribeiro será nomeada a embaixadora no Brasil para a cidade de Ribeira Grande, em Cabo Verde. Mais conhecida como Cidade Velha,...

Liniker é o momento: ‘Nunca estive tão segura, não preciso mais abaixar a cabeça. Onde não couber, vou sair’

É final de inverno em São Paulo, mas o calor de 33 graus célsius não nega a crise climática. A atmosfera carregada de poluição...
-+=