Mulheres pedem cancelamento de show que promove machismo no aniversário de Ubatuba

Thiago Brava é o cantor anunciado para o show de encerramento do aniversário de 378 anos de Ubatuba hoje à noite. A escolha dessa atração levou o grupo “Roda de Mães de Ubatuba” a publicar uma carta de repúdio, que pede o cancelamento do show do cantor. A carta sublinha que a música de Brava propaga “consumo de álcool, traição, sexo irresponsável, incita a sexualidade precoce, banalização da mulher, dentre outros temas igualmente desprezíveis”.

No Informar Ubatuba 

Na sessão da Câmara de ontem (27), após semanas sem munícipes inscritos, Renata Montenegro ocupou a Tribuna Popular para ler a carta de repúdio das mães, pedindo mais critério e sensibilidade na escolha das atrações em evento públicos e abertos. Em entrevista aoInforMar Ubatuba, ela conta que tudo começou depois do vídeo publicado pela prefeitura, em que o cantor convida a todos para o show e termina com um pedido inusitado: “manda nudes”. “Nude” é um anglicismo usado na internet para se referir a fotos de pessoas nuas trocadas na rede.

Na Tribuna, Montenegro fez questão de deixar claro que o protesto não se trata”de forma alguma de preconceito contra o estilo musical do artista em questão”. Segundo ela, que apresentou números alarmantes da violência contra a mulher no Brasil, trata-se de uma questão social. Ela convidou a todos os presentes que avaliassem, pensando em seus próximos e nas futuras gerações, “o que cada um desses momentos culturais pode agregar à nossa vida, à nossa forma de pensar e às nossas ações”.

Um abaixo-assinado solicitanto que o evento seja cancelado foi criado na internet, no site Petições Públicas. Quem também se manifestou pedindo o cancelamento da atração foi a ex-presidente da Fundart Cristina Prochaska, que publicou um vídeo e diversas mensagens direcionadas ao prefeito. Cristina lançou a hashtag #cancelamauricio.

O cartaz do evento traz, além da assinatura da Prefeitura Municipal de Ubatuba, a da Comtur e da Fundart. O novo presidente da Fundart, Juan Blanco Prada, informou que a fundação é responsável apenas pela programação cultural com artistas locais e que ele não teria participado da escolha do cantor goiano. Segundo informações, o presidente da Comtur José Lindolfo Candinho estaria viajando, não tendo sido encontrado pelo InforMar.

De acordo com a ONU Mulheres (Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres), o Brasil é o sétimo país do mundo com maiores taxas de feminicídio. Uma mulher é assassinada a cada duas horas no país, a maioria por homens com os quais têm relações íntimas.

Dados do 8º Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) de 2014 apontam que 50.320 estupros foram registrados no País em 2013. Mas os dados do FBSP dizem respeito apenas aos casos comunicados, o que só representaria a “ponta do iceberg” dessa realidade, uma vez que comumente as vítimas dessa forma de violência não comunicam o crime por razões que vão desde o medo de sofrer represália do agressor à vergonha de ir à delegacia.

Para atender a denúncias de violência contra a mulher, foi criada a Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180), que funciona 24 horas por dia, de segunda à domingo, inclusive feriados. A ligação é gratuita e o atendimento é de âmbito nacional. Qualquer pessoa pode denunciar e é assegurado sigilo absoluto.

+ sobre o tema

Diálogos – Liberdade de expressão e diversidade de gênero – Sueli Carneiro

A série Diálogos sobre Liberdade de Expressão e Diversidades...

Senado aprova PEC que torna feminicídio crime imprescritível e inafiançável

O Senado Federal aprovou hoje, por unanimidade, a PEC...

Casos de violência doméstica contra mulher quintuplicam em 8 anos no RJ

Em função deste aumento, quantidade de audiências quadruplicou por...

para lembrar

Quem foi Ella Baker, a “mãe” do movimento por direitos civis

Dizem que “por trás de um grande homem, existe...

Rede de atendimento à mulher vítima de violência é precária em todo o país

A precariedade no serviço de atendimento às mulheres vítimas...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=