terça-feira, dezembro 6, 2022
InícioQuestão RacialCasos de RacismoNão é cansativo? Paulo Gustavo faz 'blackface' e causa polêmica na internet

Não é cansativo? Paulo Gustavo faz ‘blackface’ e causa polêmica na internet

No último domingo, dia 12, o ator Paulo Gustavo publicou uma foto no Facebook no qual interpreta a personagem Ivonete, uma mulher pobre e negra.

no Catraca Livre

Para interpretá-la, o ator recorre ao uso do “blackface”, uma técnica de maquiagem em que pessoas brancas pintam-se de negras para imitá-las de forma caricata. A prática é considerada ofensiva por discriminar e reforçar estereótipos racistas.

De acordo com a pesquisadora feminista Djamila Ribeiro, o blackface “serve tanto como estereótipo racista quanto como forma de exclusão, porque se no primeiro caso ridiculariza, no segundo nega papéis a artistas negros”.

paulo-gustavo

Na rede social, usuários criticaram a publicação. “Não sei qual é a graça de se pintar de preto. Quer um personagem negro? Contrate um e pare de nos usar como fantasia”, escreveu uma internauta. “Sou negra e não preciso de um branco se pintando de negra para me representar”, comentou outra.

leia também: Paulo Gustavo decide refazer personagem após ser acusado de racismo: ‘Peço desculpas’

Screen Shot 2016-06-16 at 10.07.35 AM

Pouco depois, o ator usou a rede social para se defender. Confira:

No dia de hoje soubemos que 50 pessoas foram covardemente assassinadas em
Orlando somente por suas condições sexuais. Nesse mesmo dia em que deveríamos estar todos de luto repensando nosso ódio, nossos preconceitos e nossos limites de compreensão, tem gente que veio me atacar por representar uma mulher negra. Eu nunca fui atacado por representar um playboy machista mesmo sendo gay. Também não se incomodaram por eu fazer um nerd, uma mulher feia, uma Vagaba, uma mãe de família ou um anjo… Nunca me atacaram por representar a Senhora dos absurdos – uma mulher que se orgulha ridiculamente de ser branca, rica e hetero. Mas a Ivonete – que se orgulha de ser brasileira mesmo sendo crítica ao Brasil, que é pobre mas não se sente moralmente inferior a ninguém, que gosta de ser mulher e sobretudo tem auto-estima, amor próprio e orgulho de ser como é – me rendeu injustas críticas. Eu conheci muitas Ivonetes na minha vida e tenho orgulho dessas mulheres. Ao contrário de outras personagens que eu uso para ridicularizar o tipo que elas representam, a Ivonete existe pra ridicularizar quem a ridiculariza, porque eu quero rir de gente que não gosta das Ivonetes. Porque eu amo a Ivonete. Ela é negra, nasceu negra e eu tenho o mesmo respeito por ela que eu tenho com todas as pessoas.

Leia mais sobre Blackface

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench