No PR, Marina critica proposta de Serra e elogia alta de juros

Por: Dary Jr.

A pré-candidata a presidente Marina Silva (PV) criticou, nesta quinta-feira (29), a proposta de criação dos ministérios da Segurança Pública e da Pessoa Portadora de Deficiência, apresentada pelo também pré-candidato e ex-governador paulista José Serra (PSDB). “Vai empilhar estruturas e inchar a máquina pública”, disse a senadora licenciada.

A ideia de Serra já havia sido condenada pela pré-candidata do PT, Dilma Rousseff. Para Marina, é necessário promover uma reforma em todo o sistema de segurança pública antes de se pensar em criar uma nova estrutura.

Durante entrevista coletiva, na sede do PV em Curitiba, Marina se referiu aos últimos governos do PSDB e do PT e disse que, diante da polarização da pré-campanha, o país precisa de novas ideias políticas. “Eleição é debate, não embate”, afirmou.

Marina lamentou também a retirada da pré-candidatura do deputado federal Ciro Gomes (PSB). Segundo ela, o que torna a democracia saudável é a existência de ideias diferentes. Sem Ciro, continuou a pré-candidata do PV, o eleitor perdeu uma opção.

Mais tarde, em encontro com empresários na sede da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), Marina defendeu a alta da taxa de juros – o Copom elevou a taxa em 0,75% nesta semana. “Foi correto em função do esforço para controlar a inflação”, justificou.

A declaração causou mal estar. O presidente da Fiep, Rodrigo Rocha Loures, sentado ao lado de Marina, rebateu. Para ele, a política de juros do governo desestimula investimentos. O certo, segundo Loures, seria racionalizar os gastos públicos em vez de aumentar a taxa Selic.

Marina prometeu, se eleita, manter a política econômica baseada no tripé meta de inflação, superávit primário e câmbio flutuante. Apesar disso, para acalmar os empresários, ponderou que não permitiria que a taxa de juros impedisse investimentos e, consequentemente, o crescimento do Brasil.

No fim da tarde, a pré-candidata se encontrou com líderes evangélicos e ainda deu uma palestra para alunos e professores da Unibrasil. Ainda hoje, Marina viaja para Londrina, norte do Paraná, onde participa, nesta sexta-feira (30), do encontro estadual do PV.

 

Fonte: UOL

+ sobre o tema

IR 2024: a um mês do prazo final, mais da metade ainda não entregou a declaração

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda...

Mulheres em cargos de liderança ganham 78% do salário dos homens na mesma função

As mulheres ainda são minoria nos cargos de liderança...

‘O 25 de abril começou em África’

No cinquentenário da Revolução dos Cravos, é importante destacar as...

para lembrar

Conversa com Joel Zito Araújo – posicionamento, estéticas e cinematografias

Joel Zito Araújo é cineasta mineiro, ou baianeiro (como...

Combate ao racismo deve ser prioridade de todos

Mais uma vez o país se vê diante de...

70% das vítimas de estupro no Brasil são crianças e adolescentes

A primeira e única pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica...

Sem-tetos ocupam áreas para exigir Minha Casa, Minha Vida

MTST organiza ações na Região Metropolitana de São Paulo...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação de desnutrição aguda, a ONU alerta que o mundo dificilmente atingirá a meta estabelecida no...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na terça-feira que Portugal foi responsável por crimes cometidos durante a escravidão transatlântica e a era...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na história do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a advogada Vera Lúcia Santana Araújo, 64 anos, é...
-+=