70% das vítimas de estupro no Brasil são crianças e adolescentes

A primeira e única pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) sobre o perfil dos casos de estupro no Brasil revelou um dado assustador: 70% das vítimas são crianças e adolescentes. O estudo se baseou nas informações de 2011 do Sistema de Informações de Agravo de Notificações do Ministério da Saúde (Sinan).

Por Maria Fernanda Garcia, do Observatório do 3° Setor

Foto: @PIXABAY

A pesquisa estima que, no mínimo, 527 mil pessoas são estupradas por ano no Brasil, e que, destes casos, apenas 10% chegam ao conhecimento da polícia. Os registros do Sinan demonstram que 89% das vítimas são do sexo feminino e possuem, em geral, baixa escolaridade.

O estudo também revelou que, em metade das ocorrências com vítimas menores de 18 anos, há um histórico de estupros anteriores. Além disso, 24,1% dos agressores de crianças e adolescentes são os próprios pais ou padrastos, e 32,2% são amigos ou conhecidos da vítima.

Em geral, 70% dos estupros são cometidos por parentes, namorados ou amigos/conhecidos da vítima, o que indica que o estuprador está, na maioria das vezes, dentro de casa.

Outra publicação que trouxe dados sobre o estupro no Brasil foi o Anuário Brasileiro da Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. De acordo com o anuário, o Brasil registra um caso de estupro a cada 11 minutos. Só em 2015, foram 45.460 casos.

+ sobre o tema

Prefeitura de Itapevi (SP) abre 180 vagas para professores

Salário varia de R$ 888,03 a R$ 1.110,04.Há oportunidades...

As brasileiras que sequenciaram o genoma do coronavírus

Pesquisadoras da USP lideraram estudo feito em tempo recorde...

Pacientes abandonados – por Mônica Francisco

Ouvi uma frase que me chamou a atenção, primeiro...

para lembrar

Diafragma: um método de contracepção não hormonal

Texto de Daniela. Muitas mulheres cissexuais tem vontade ou necessidade...

Da rede pública à particular, cesarianas quase triplicam no Rio

Mães com planos de saúde vão a hospital do...

Estudo liga câncer de próstata ao tamanho da cintura

Homens de cintura larga têm maior risco de desenvolver...
spot_imgspot_img

Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil

O número de pessoas vivendo em situação de rua em todo o Brasil registradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal,...

Geledés participou do Fórum dos Países da América Latina e Caribe

A urgência da justiça racial como elemento central da Agenda 2030 e do Pacto para o Futuro, em um ano especialmente estratégico para a...

Na ONU, Anielle Franco diz que reparação pela escravidão é ‘inegociável’

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, defendeu na ONU, nesta segunda-feira, a ideia de uma reparação diante dos crimes contra a humanidade cometidos...
-+=