70% das vítimas de estupro no Brasil são crianças e adolescentes

A primeira e única pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) sobre o perfil dos casos de estupro no Brasil revelou um dado assustador: 70% das vítimas são crianças e adolescentes. O estudo se baseou nas informações de 2011 do Sistema de Informações de Agravo de Notificações do Ministério da Saúde (Sinan).

Por Maria Fernanda Garcia, do Observatório do 3° Setor

Foto: @PIXABAY

A pesquisa estima que, no mínimo, 527 mil pessoas são estupradas por ano no Brasil, e que, destes casos, apenas 10% chegam ao conhecimento da polícia. Os registros do Sinan demonstram que 89% das vítimas são do sexo feminino e possuem, em geral, baixa escolaridade.

O estudo também revelou que, em metade das ocorrências com vítimas menores de 18 anos, há um histórico de estupros anteriores. Além disso, 24,1% dos agressores de crianças e adolescentes são os próprios pais ou padrastos, e 32,2% são amigos ou conhecidos da vítima.

Em geral, 70% dos estupros são cometidos por parentes, namorados ou amigos/conhecidos da vítima, o que indica que o estuprador está, na maioria das vezes, dentro de casa.

Outra publicação que trouxe dados sobre o estupro no Brasil foi o Anuário Brasileiro da Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. De acordo com o anuário, o Brasil registra um caso de estupro a cada 11 minutos. Só em 2015, foram 45.460 casos.

+ sobre o tema

O vírus Zika não desapareceu da vida das mulheres. Foi apenas silenciado

É hora de reafirmar o quadro de emergência em...

Médicos da família relatam entraves para uma formação em saúde com viés popular

Supervisor do programa Mais Médicos e médica da família...

Por que a OMS diz que grandes surtos de ebola são o ‘novo normal’

O mundo está entrando em "uma nova fase", em...

para lembrar

Brasil: teste da linguinha em recém-nascidos passa a ser obrigatório

A partir desta semana, hospitais e maternidades das redes...

A grande mídia e a falsa disputa entre liberdade vs. censura

Por Venício Lima Diante da feroz reação da grande mídia...
spot_imgspot_img

Comissão Arns apresenta à ONU relatório com recomendações para resgatar os direitos das mulheres em situação de rua

Na última quarta-feira (24/04), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns, em parceria com o Movimento Nacional...

Estudo relata violência contra jornalistas e comunicadores na Amazônia

Alertar a sociedade sobre a relação de crimes contra o meio ambiente e a violência contra jornalistas na Amazônia é o objetivo do estudo Fronteiras da Informação...

Brasil registrou 3,4 milhões de possíveis violações de direitos humanos em 2023, diz relatório da Anistia Internacional

Um relatório global divulgado nesta quarta-feira (24) pela Anistia Internacional, com dados de 156 países, revela que o Brasil registrou mais de 3,4 milhões...
-+=