O caminho da informação sobre a Covid-19 nas comunidades

A Covid-19 já matou mais de 20 mil pessoas no Brasil, sendo quase 5 mil óbitos só no Estado de São Paulo, epicentro do novo coronavírus no País. Foi pensando na tentativa de ajudar a salvar milhares de vidas, frear o avanço descontrolado de casos do coronavírus e levar informação para as comunidades que nasceu o projeto “Diálogos Afrurbanos”.

A iniciativa pretende produzir campanhas em vídeos com linguagem simples e acessível para socializar com as redes periféricas de sete favelas brasileiras. Cerca de 630 mil pessoas serão impactadas pelo projeto no complexo da Maré e Alemão, no Rio de Janeiro; Nova Constituinte, Beiru e Valéria, em Salvador; e em Vitória, no Espírito Santo, o projeto atuará na comunidade Território do Bem. Recebem também esta iniciativa, Paraisópolis e Vila Brasilândia em São Paulo, capital.

Os vídeos com duração de cerca de 1 minutos abordarão os seguintes temas: necessidade de proteção para evitar o contágio e a transmissão, a importância da higiene pessoal em ambientes com pouca infraestrutura; entender os primeiros sintomas, onde buscar ajuda e o que fazer para auxiliar as pessoas em situação de alta e muito alta vulnerabilidade.

Segundo Bob Controversista o objetivo do projeto é a ajudar a salvar vidas. “Se nada for feito nas comunidades a Covid-19 vai matar um número muito alto de pessoas. A letalidade do coronavírus é subestimada por muitos o que causa a proliferação da doença com mais rapidez”, diz ele.

O nosso propósito é de fortalecer quem está na ponta para atender as famílias com alta vulnerabilidade social, que precisam de conscientização adequada e mais acesso à informação de como se proteger”, diz, Marta Costta, uma das idealizadoras do projeto.

A estratégia de captação de recursos é via plataforma de crowdfunding Benfeitoria e funciona da seguinte maneira: a cada 1 real doado, a Fundação Tide Setúbal doará mais 2 reais. Para doar basta acessar bit.ly/2ANIdbm


** Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

para lembrar

Lula é candidato ao Prêmio Nobel da Paz

O presidente Luis Inácio Lula da Silva está...

Por que liberar armas aos “cidadãos de bem”? Para matar índio

Nutro uma certa inveja por pessoas que demonstram um...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...
-+=