O Melhor Curta da Minha Vida

Um dia desses eu e minha equipe de trabalho estávamos a analisar os indicados ao Oscar, e francamente a academia do cinema é tão racista que me enoja, eles se recusam a dar o reconhecimento público para profissionais negros. E se isso não te incomoda “apenas repense”. E não é apenas sobre o Oscar, em sua maioria os grandes prêmios mundiais ainda negam a oportunidade de condecoração para pessoas negras, seja na ciência ou no concurso de “sinhazinha”da escola primária, lá está o racismo (que ao meu ver) nada velado.

Por Rute Sant ‘ Anna de Souza, enviado para o Portal Geledés

Sony Pictures/Divulgação

Mesmo diante toda essa situação, por gostar muito de animação conferi um a um que foi indicado e descobri o curta da minha vida.

O curta “Hair Love” foi escrito dirigido e produzido por Matthew A. Cherry. Ele é tão precioso e necessário. Ele narra uma menininha com lindos e grandes cabelos crespos que precisa da ajuda do pai para arruma-lo e ir ao encontro especial com a mãe que está lutando contra uma doença grave.

Durante todo o processo da menina e o pai para arrumar os cabelos, eu me assisti, pude ver minhas irmãs, minhas amigas crespas minha sobrinha de 5 anos que está aprendendo a amar seu cabelinho crespo.

Lembrei-me da falta de afeto capilar, de testar diversas finalizações e não dar certo, de chorar por não me sentir bonita .

A mensagem desse curta é o que o faz tão necessário,além de muito bem feito, ele ainda aborda a paternidade preta trazendo a vivência do pai,descobrindo seu papel que é muito mais do que estar ao lado dos filhos,é sobre criar junto, aprender junto e crescer junto.

Lembro muito bem da primeira vez que coloquei tranças, minha mãe detestou. Dava para ver nos olhos dela, tive que me virar sozinha.

Assim como quando decidi não alisar mais o cabelo e o descobri 4c. Aos poucos aprendi, mas queria muito ter tido esse auxílio que esse curta traz.

E é por isso que ele é necessário. Não é só por uma estatueta de ouro, é por reconhecimento é para que se espalhe é para que pais e mães negros e não negros do mundo todo se sintam tocados,entendam a necessidade do afeto capilar, de procurar saber e entender o cabelo crespo e não aprisiona-lo.


** Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

+ sobre o tema

Casais negros aderem a relações afrocentradas

Termo usado para designar uma união afetiva e/ou sexual...

É a pré-campanha eleitoral

A compulsão eleitoral moveu o prefeito do Rio de...

Lula cria fundo privado de R$ 20 bi para tentar manter alunos pobres no ensino médio

O governo Lula (PT) editou uma MP (medida provisória) que cria...

Profissionais negros reinventam suas carreiras na TV e avaliam a importância da discussão racial

No Dia da Consciência Negra, o gshow conversou com artistas que compartilham...

para lembrar

A Marca Indelével

Poe Edson Lopes Cardoso Do Brado Negro A MARCA INDELÉVEL A...

A repulsa da classe média branca “intelectualizada” à geração tombamento

A história recente do movimento negro aponta para um...

Tragam-me a cabeça de Lima Barreto

Ancorado no tripé loucura, racismo e eugenia, monólogo com...

Minha vida entre livros

Para Ana Paula Lisboa e Alexandre Roque Por Atila Roque...
spot_imgspot_img

Invisibilidade social: a cor da desigualdade

Hoje, 20 de novembro, dia em que escrevo este breve artigo, é dia de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra. Não tenho a...

‘Muita gente que dá aula de história da África, na verdade, está dando aulas de história da escravidão’

O senhor fez sua trajetória na universidade em um dos ambientes mais efervescentes do país para o debate sobre as Ciências Sociais, o IFCS/UFRJ...

Ainda tenho esperança

Gostaria de expressar meus sentimentos a todos que como eu, não desistiram de lutar.Os sentimentos que estou expressando, são sentimentos de orgulho e admiração!De...
-+=