O Melhor Curta da Minha Vida

Um dia desses eu e minha equipe de trabalho estávamos a analisar os indicados ao Oscar, e francamente a academia do cinema é tão racista que me enoja, eles se recusam a dar o reconhecimento público para profissionais negros. E se isso não te incomoda “apenas repense”. E não é apenas sobre o Oscar, em sua maioria os grandes prêmios mundiais ainda negam a oportunidade de condecoração para pessoas negras, seja na ciência ou no concurso de “sinhazinha”da escola primária, lá está o racismo (que ao meu ver) nada velado.

Por Rute Sant ‘ Anna de Souza, enviado para o Portal Geledés

Sony Pictures/Divulgação

Mesmo diante toda essa situação, por gostar muito de animação conferi um a um que foi indicado e descobri o curta da minha vida.

O curta “Hair Love” foi escrito dirigido e produzido por Matthew A. Cherry. Ele é tão precioso e necessário. Ele narra uma menininha com lindos e grandes cabelos crespos que precisa da ajuda do pai para arruma-lo e ir ao encontro especial com a mãe que está lutando contra uma doença grave.

Durante todo o processo da menina e o pai para arrumar os cabelos, eu me assisti, pude ver minhas irmãs, minhas amigas crespas minha sobrinha de 5 anos que está aprendendo a amar seu cabelinho crespo.

Lembrei-me da falta de afeto capilar, de testar diversas finalizações e não dar certo, de chorar por não me sentir bonita .

A mensagem desse curta é o que o faz tão necessário,além de muito bem feito, ele ainda aborda a paternidade preta trazendo a vivência do pai,descobrindo seu papel que é muito mais do que estar ao lado dos filhos,é sobre criar junto, aprender junto e crescer junto.

Lembro muito bem da primeira vez que coloquei tranças, minha mãe detestou. Dava para ver nos olhos dela, tive que me virar sozinha.

Assim como quando decidi não alisar mais o cabelo e o descobri 4c. Aos poucos aprendi, mas queria muito ter tido esse auxílio que esse curta traz.

E é por isso que ele é necessário. Não é só por uma estatueta de ouro, é por reconhecimento é para que se espalhe é para que pais e mães negros e não negros do mundo todo se sintam tocados,entendam a necessidade do afeto capilar, de procurar saber e entender o cabelo crespo e não aprisiona-lo.


** Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

+ sobre o tema

Antônio José Nunes Garcia: um jornalista negro nos tempos do Império (1813-1894)

Através de uma denúncia feita pelo abolicionista José do...

Jornalistas negras para você acompanhar 

Seja na internet ou  na televisão, é notável o...

Quem tem medo de literatura negra brasileira?

Palavrões, palavras de baixo calão e descrição de cenas...

Promessa de vida

O Relatório do Desenvolvimento Humano, divulgado nesta semana pelo...

para lembrar

O Natal: passado e presente de uma tradição milenar

É Natal! Com a aproximação do dia 25 de...

O sofrimento psíquico dos negros e a importância do psicólogo negro enquanto reparador

Ainda que a sociedade brasileira seja composta em sua...

Descolonização e racismo à portuguesa

O que Marcelo Rebelo de Sousa fez foi manifestar...

A Marca Indelével

Poe Edson Lopes Cardoso Do Brado Negro A MARCA INDELÉVEL A...
spot_imgspot_img

Da’Vine Joy Randolph vence o Oscar de Melhor atriz coadjuvante

Uma das favoritas da noite do 96º Oscar, Da'Vine Joy Randolph se sagrou a Melhor atriz coadjuvante da principal premiação norte-americana do cinema. Destaque...

‘Ficção Americana’, com Jeffrey Wright, é a grande surpresa do Oscar

"Ficção Americana" não é um título ao acaso. Ele trata, em forma de comédia, da crença que os Estados Unidos criou e dissemina de que se...

As Ações afirmativas em tempo Espiralar: (re)existência, luta, palavra e memória

“A voz de minha bisavó ecoou criança nos porões do navio, ecoou lamentos de uma infância perdida. A voz de minha avó ecoou obediência...
-+=