O Rio de janeiro continua… segregacionista

O samba de Gilberto Gil, intitulado de “Aquele abraço” não tem o mesmo teor desse texto, e certamente não é para ter, dado a diferença dos propósitos. Na música, Gil conta sobre uma característica muito clara do povo carioca, mas eu faço ao leitor duas perguntas: Que característica é essa?  Que povo é esse? Bom, como isso aqui não é uma conversa direta, onde o agente expositor faz uma pergunta e o agente receptor responde, cabe a mim responder a minha própria pergunta. 

O Rio de Janeiro cantado por Gil, comunicativo e receptivo, é característico da classe popular da cidade. Aquela classe que não detém muitos privilégios e que enfrenta todos os dias a violação dos seus direitos mais básicos. Não digo aqui que outras classes não possam ser receptivas, mas destaco que o senso de comunidade precisou ser praticamente institucionalizado na classe popular. Com isso, percebo que personalidades comunicativas e receptivas são características moldadas desde muito cedo no chamado “povão”,  dada a necessidade de cooperação entre as pessoas de um determinado local para ultrapassar as barreiras impostas pelo segregacionismo estrutural da cidade do Rio de Janeiro. Por aqui, pais e mães, segregados pelo sistema, precisam acordar de madrugada , para encarar o trânsito e o longo trajeto para o trabalho, enquanto as crianças precisam conhecer desde cedo o motorista do ônibus que ela precisava pegar, assim como quem divide com elas o ponto de ônibus. Conhecendo as pessoas ali envolvidas no trajeto, chegar à escola torna-se uma vivência um pouco menos difícil.

Percebe-se que o segregacionismo na cidade do Rio é profundo, não à toa o chamei anteriormente de “estrutural”. Quando os não-brancos puderam trabalhar e serem pagos por isso,  foram impossibilitados de permanecer em espaços urbanos e usufruir de condições básicas de sobrevivência. À nós, restou a periferia. Com isso, posso afirmar que dignidade, respeito e direitos tinham cor, gênero e poder aquisitivo.O povo preto não podia ter terra, logo não tinha casa. Só ganhava boa remuneração quem tinha o privilégio de ter tempo para estudar, já que a comunidade preta tinha que trabalhar exaustivamente para sobreviver, então estudar ficava para depois. Poucos de nós puderam estudar e mesmo assim encararam as barreiras impostas pelo racismo. 

A realidade continua a mesma, porém com alguns retoques de modernidade. De fato, nos dias de hoje, a periferia pode estudar. Mas a estrutura faz com que essa opção promova os mesmos resultados de antigamente. Por mais que hoje o Estado forneça serviços a precariedade desestimula e obriga  a classe necessitada a ir buscar uma fonte exaustiva de dinheiro que dê a ela sobrevivência porque a necessidade é diária e não há tempo e base o suficiente para que essas pessoas possam ter a tranquilidade de investir no futuro. Essa é matriz do segregacionismo Carioca: A sistemática violência de impedir que a classe preta e pobre pense no futuro. 

Peço desculpas a Gil. O Rio de Janeiro pode até continuar lindo, mas ele também continua segregacionista, racista, machista e insustentável.

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 

+ sobre o tema

Antônio José Nunes Garcia: um jornalista negro nos tempos do Império (1813-1894)

Através de uma denúncia feita pelo abolicionista José do...

Jornalistas negras para você acompanhar 

Seja na internet ou  na televisão, é notável o...

Quem tem medo de literatura negra brasileira?

Palavrões, palavras de baixo calão e descrição de cenas...

Promessa de vida

O Relatório do Desenvolvimento Humano, divulgado nesta semana pelo...

para lembrar

Estatuto Racial: Canto a Palmares – por: Edna Roland*

Após a aprovação do Projeto 6264/2005, que institui o...

Presidenta da Unegro sofre abuso da Polícia Militar

Por Dennis de Oliveira O episódio abaixo, relatado por uma...

Racismo e Juventude é tema de seminário

Texto: Nara Pessoa Foto: Web / Érika Nunes / TJPA Das...
spot_imgspot_img

‘Minha tia perdeu uma vida inteira’, diz sobrinho de idosa resgatada após 72 anos de trabalho análogo à escravidão

Veja o vídeo da matéria A família de Maria de Moura, de 87 anos, resgatada em condição análoga à escravidão em março de 2022, denunciou ao Fantástico deste...

STF volta a proibir a apreensão de menores sem o devido flagrante nas praias do Rio

Após audiência realizada na manhã desta quarta-feira, em Brasília, o STF determinou que o Estado do Rio de Janeiro e o município do Rio se abstenham de apreender e...

Superior Tribunal Militar julga recurso de condenados pela morte do músico Evaldo Rosa e do catador de latinhas Luciano Macedo, no RJ

O Superior Tribunal Militar (STM), em Brasília, julga nesta nesta quinta-feira (29) um recurso contra a condenação de oito militares do Exército pelas mortes do músico Evaldo Rosa e do...
-+=