Orlando Silva: “luta contra o racismo não é da esquerda ou da direita, é da civilização”

Enviado por / FonteHora do Povo

Deputado do PCdoB- SP será o relator do projeto de lei que prevê a prisão de até três anos para quem cometer crime de racismo nos estádios de futebol

O deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), afirmou em entrevista à CNN nesta sexta-feira (9) que o combate ao racismo está crescendo no Brasil e as penas contra os racistas nos esportes devem endurecer. “Não basta se indignar quando Vinícius Jr. sofre de racismo na Espanha, é preciso punir os racistas dentro do Brasil”, disse.

Ele será relator do projeto de lei que prevê a prisão de até três anos para quem cometer crime de racismo nos estádios de futebol. O texto, de autoria do deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS), tipifica como crime a prática de injúria contra jogadores, torcedores ou outros profissionais a partir da utilização de “elementos referentes à raça, cor e etnia”.

Questionado se há condições de aprovação da proposta, Orlando disse que o tema tem ampla maioria na Câmara. “Acredito que há ambiente para votar medidas para endurecer penas para quem praticar atos racistas. Esse não é um tema da direita ou da esquerda, é um tema da civilização. É inaceitável que o Brasil siga convivendo com manifestações racistas”.

Assista a entrevista

Entre as sanções previstas, há ainda a aplicação de multa e a proibição de comparecimento às proximidades de estádios, ou qualquer local em que se realize evento esportivo. O tempo de afastamento pode variar de três meses a três anos. O texto original traz ainda a possibilidade de penalização de torcidas e times, a depender do caso.

O deputado avaliou também a atual situação política do Governo Lula no Congresso Nacional, e falou que é necessário “mobilizar todo o governo” para que haja uma maioria política no Legislativo. Orlando lembrou que o país está fraturado e que a frente ampla é necessária para governar e avançar na pauta vitoriosa nas urnas.

“Hoje na Câmara há uma instabilidade na base do governo. Porque nós temos 150 deputados apoiadores, 150 radicalmente contra e cerca de 200 onde o governo deve buscar apoio para ter uma maioria”, explicou o parlamentar. Ele disse que “são necessários gestos em que eleitores que votaram em Lula, mesmo não sendo de seu campo político, se sintam representados pelo governo”.

“Não basta o presidente Lula entrar em campo. Não basta criar mecanismos, como facilitar o acesso ao Orçamento, ou receber líderes. É necessário mobilizar todo o governo no esforço de construção de uma maioria política. Muitas vezes inúmeros ministros ficam alheios a política, em um distanciamento do Parlamento”, criticou. “E a tarefa de formar maioria a favor do governo deve ser de todo o governo”, acrescentou o parlamentar.

Sobre o projeto contra as fake news, relatado por ele, o deputado disse que continua trabalhando para formar uma maioria no plenário da Câmara. Estamos aperfeiçoando o texto e ouvindo mais sugestões de setores envolvidos no assunto. Ele citou uma reunião com o representante mundial do Google que esteve no Brasil e fez questão de se reunir com o deputado.

+ sobre o tema

Por que mandaram matar Marielle Franco? Essa agora, é a pergunta que não se cala…

Seis anos depois e finalmente o assassinato de Marielle...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo...

para lembrar

Justiça absolve torcedores acusados de racismo e fala em ‘ira justificável’

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais absolveu dois...

78,4% já foram vítimas de intolerância religiosa em terreiros, mostra pesquisa

Levantamento inédito sobre as religiões de matriz africana no...

Nota fiscal vira símbolo de protesto contra o racismo na mão de celebridades

Nos primeiros seis primeiros meses deste ano já foram...

Funcionária da Renner é demitida após episódio de racismo em loja do Rio

Uma funcionária das Lojas Renner foi demitida após ser...
spot_imgspot_img

Com a mão erguida e o punho cerrado eu grito: fogo nos eurocêntricos cientistas-cientificistas

A verdade é que esse mundo é uma Ameaça. Uma Ameaça a certas gentes. Uma Ameaça a certas não-gentes. Uma Ameaça a redes, a...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...

Colégio afasta professor de história investigado por apologia ao nazismo, racismo e xenofobia

Um professor de história da rede estadual do Paraná foi afastado das funções nesta quinta-feira (18) durante uma investigação que apura apologia ao nazismo, racismo...
-+=