Os ricos, os pobres e o Marcelo Medeiros

Pesquisador lança novo livro voltado para analisar os conflitos distributivos do Brasil

No Brasil e em vários países do mundo, existe um lento, mas progressivo, despertar de um descontentamento com a rígida estrutura social e política. Desigualdades e processos excludentes, há muito tempo adormecidos, estão vindo à tona. Diversos estudiosos têm contribuído para endossar tais debates e ajudar a fornecer reflexões sobre as escolhas sociais. Marcelo Medeiros é um desses nomes.

O sociológico e economista, pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e professor visitante na Universidade Columbia, é autor de uma série de estudos que buscam compreender as complexidades dos conflitos distributivos gerados pelas desigualdades e seus mecanismos de reprodução.

Vista aérea da divisa entre Paraisópolis e Morumbi, em São Paulo – Gabriel Cabral – 18.set.21/Folhapress

Medeiros faz parte de uma geração de pesquisadores que não está preocupada somente com a base da pirâmide social, mas também procura questionar e entender em maior profundidade o topo da distribuição de renda. Ele é o tipo pesquisador que não costuma se intimidar. Tende a ir direto ao ponto no que diz respeito às intervenções que julga relevantes para endereçar as desigualdades da sociedade.

Em seu recente livro intitulado “Os Ricos e os Pobres: o Brasil e a desigualdade“, Medeiros exemplifica, de várias formas, como a pobreza é prejudicial para o desenvolvimento individual e coletivo, enquanto, ao mesmo tempo, esboça a situação da alta concentração de renda entre os ricos.

Na obra, ele destaca que a grande massa de brasileiros se parece mais com os pobres do que com os ricos. Existe muita heterogeneidade entre aqueles que são considerados ricos no país. Eles se apropriam de uma parcela da renda maior do que aquela apropriada por toda a metade mais pobre da população junta. Sem eles, teríamos uma sociedade pobre, mas com pouca desigualdade.

Curiosamente, para cada duas pessoas com o título de doutorado no país, há uma pessoa em situação de rua. Para cada doutor, há quase quatro presos. A nossa estrutura socioeconômica faz com que as desigualdades se tornem quase predeterminadas em suas persistências. Grande parte da população enfrenta dilemas diários para conseguir ter acesso a requisitos básicos de sobrevivência.

Mudar isso, segundo o autor, “vai dar trabalho, vai custar caro, vai levar tempo e vai consumir muito capital político, porque exige enfrentar diretamente os conflitos distributivos que existem na sociedade”.

Caso optemos por transformar a atual situação no país de forma estrutural, haverá uma natural contrarreação daqueles que perdem com as mudanças. Sociedades não costumam responder prontamente a argumentos racionais ou a qualquer avanço na conscientização de noções básicas de justiça.

Apesar disso, é difícil imaginar que o atual contrato social seja mantido com o lento, mas progressivo, despertar daqueles que estavam adormecidos aos conflitos distributivos inerentes à nossa realidade.


O texto é uma homenagem à música “Menino das Laranjas”, composta por Theo de Barros, interpretada por Mariana Aydar.

+ sobre o tema

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas,...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22%...

para lembrar

Sabemos que os mais pobres sempre vão sofrer mais

A constante e crescente tensão nas favelas do Rio...

A vida de milhares é uma incessante corrida da pobreza

"Se você tomar banho e esfregar com força, sua...

Desigualdade racial permanece evidente no mercado audiovisual

Negros até aparecem nas telonas, mas poucos ocupam papel...

Projeto financiado pela ONU beneficia produtores rurais do Semiárido brasileiro

O Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) das Nações...
spot_imgspot_img

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz um levantamento da cobertura vegetal na maior metrópole do Brasil e revela os contrastes entre...

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Quase metade das crianças até 5 anos vivia na pobreza em 2022, diz IBGE

Quase metade das crianças de zero a cinco anos vivia em situação de pobreza no Brasil em 2022, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (9) pelo IBGE (Instituto Brasileiro...
-+=