Otimismo no Brasil é o maior entre 25 países, mostra sondagem da FGV

Fonte: Rede Pró Brasil –

O Brasil apresenta o melhor Índice de Clima Econômico (ICE) entre os países da América Latina, os Brics (grupo que, além do Brasil, inclui Rússia, Índia e China) e as principais nações desenvolvidas.

Em outubro, o indicador brasileiro registrou 7,4 pontos — — o maior nível da série histórica iniciada em 1990 e também o mais alto entre os 25 países pesquisados —, ante 5,5 em julho, na última avaliação.

O ICE mede a avaliação que especialistas fazem do cenário atual e das perspectivas para o futuro econômico do país.

O resultado brasileiro influenciou o desempenho da América Latina, que avançou de 4 para 5,2 pontos. Na média, o ICE mundial ficou em 5,1 pontos. Os dados foram divulgados ontem pela Fundação Getulio Vargas (FGV), que, em parceria com o Instituto Alemão IFO, desenvolve a sondagem na América Latina.

— A sondagem indica que a recuperação da economia mundial se iniciou pelos países em desenvolvimento, como o Brasil — disse Lia Valls, da FGV.

O ICE se divide em dois outros índices — o da Situação Atual (ISA) e o de Expectativas (IE). No caso do Brasil, a avaliação sobre a situação atual passou de 4,3 para 6,4 pontos. Nas expectativas para o futuro, a alta foi de 6,6 para 8,4 pontos.

— Os números mostram que o país já passou da fase da recuperação e agora vive um momento de boom. O que é consequência de indicadores macroeconômicos positivos como emprego, renda e inflação — disse Lia, ressaltando que o ICE da América Latina, que vinha caindo desde julho de 2007, atingiu em janeiro deste ano o menor nível da série (2,9 pontos).

Pela sondagem, Brasil, Peru e Uruguai estão na fase de boom. Argentina e Paraguai saíram da recessão e entraram no ciclo de recuperação.

Segundo Lia, a maioria dos países desenvolvidos encontrase na fase de recuperação do ciclo econômico. Nos EUA, por exemplo, o clima econômico é de 5 pontos, acima de Japão, Alemanha, França, Reino Unido e União Europeia (UE).

Para OCDE, Brasil vai crescer 4,8% em 2010 Já a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) previu ontem que o Brasil crescerá 4,8% em 2010 e 4,5% em 2011, após apresentar estabilidade este ano. Segundo relatório da entidade, a Ásia lidera a melhora econômica mundial, mas o desemprego e as elevadas dívidas dos países ricos estão limitando uma recuperação plena.

Segundo a OCDE, os países ricos devem se preparar para uma saída gradual dos patamares recordes de baixa dos juros e das políticas fiscais expansionistas quando a recuperação estiver mais forte. A OCDE elevou sua previsão de expansão econômica global em 2010 para 3,4%, ante prognóstico de 2,3% feito em junho. Para 2009, a estimativa é uma queda de 1,7%.

— Estamos vendo um cenário no qual o desastre foi evitado, mas que envolve crescimento lento e desemprego alto — disse o economista-chefe da entidade, Jorgen Elmeskov

 

Matéria original

+ sobre o tema

Maranhão tem 30 cidades em emergência devido a chuvas

Subiu para 30 o número de cidades que decretaram...

O Estado emerge

Mais uma vez, em quatro anos, a relevância do...

Extremo climático no Brasil joga luz sobre anomalias no planeta, diz ONU

As inundações no Rio Grande do Sul são um...

IR 2024: a um mês do prazo final, mais da metade ainda não entregou a declaração

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda...

para lembrar

Como combater um mundo estreito e repleto de violência

Dossiê do Instituto Tricontinental insere o pensamento do intelectual...

ONU convoca brasileiros para combater o racismo

Os superlativos números da violência contra jovens negros no...

Serra elogia Lula e admite candidatura à Presidência

 Em entrevista na TV, tucano diz que aposta no...

Mãe Estela: O Outono chegou!

Maria Stella de Azevedo Santos   O Outono chegou! Engraçado...Vi e...

Mulheres em cargos de liderança ganham 78% do salário dos homens na mesma função

As mulheres ainda são minoria nos cargos de liderança e ganham menos que os homens ao desempenhar a mesma função, apesar destes indicadores registrarem...

‘O 25 de abril começou em África’

No cinquentenário da Revolução dos Cravos, é importante destacar as raízes africanas do movimento que culminou na queda da ditadura em Portugal. O 25 de abril...

IBGE: número de domicílios com pessoas em insegurança alimentar grave em SP cresce 37% em 5 anos e passa de 500 mil famílias

O número de domicílios com pessoas em insegurança alimentar grave no estado de São Paulo aumentou 37% em cinco anos, segundo dados do Instituto...
-+=