por Leno F. Silva
Acabei de ler O Homem Lésbico, primeiro romance de Helio Santos, professor conhecido por ser ativista dos direitos humanos, profundo defensor da diversidade e muito comprometido com as questões de gênero e sociorraciais do Brasil.
Devorei o livro desde os primeiros parágrafos. A linguagem, os personagens, as temáticas e as abordagens foram tão bem construídas que há muito tempo não me sentia fisgado por uma obra de ficção.
Fruto de 10 anos de gestação, O Homem Lésbico nasceu na hora certa. Indicado para pessoas de todos os sexos, trata-se de uma leitura indispensável para aqueles que se sentirem disponíveis para descobrir um ser masculino diferente, que valoriza e da vazão ao seu lado feminino – que, diga-se de passagem, está presente em todo os homens – com a consciência clara que o torna um profundo conhecedor dos sentimentos das mulheres.
Ao final da leitura fiquei com a pergunta: existe este ser com essência lapidada e que mescla equilíbrio e compreensão de suas energias masculinas e femininas? Para mim o Helio foi um visionário que antecipou as características e o perfil do homem do futuro atemporal que, talvez, já circule por aí fragmentado em inúmeras personas.
Mas uma coisa é certa: quem mergulhar nesse romance será tocado para sempre, tendo ou não se identificado com o personagem central. Leia, reflita, indique, presenteie e dissemine essa aventura literária especial para seus amigos. É provável que depois de percorrer todas as páginas você se perceba e enxergue outras possibilidades de servir e satisfazer as mulheres. Por aqui, fico. Até a próxima.
Serviço:
“O Homem Lésbico”, romance de Helio Santos.
304 páginas, Global Editora, à venda nas livrarias ou www.globaleditora.com.br, preço: R$ 39,00.