Pablo Milanés faz dueto com Maria Rita em festival de música latina em SP

Quando se pergunta ao cubano Pablo Milanés qual música de seu último disco, “Regalo” (2008), o público brasileiro deveria conhecer, ele declama os versos de “La Libertad”:

“Uma menina formosa e pura, que nos violam com o passar dos anos; quando cresce por sobre as árvores, sabemos que não vai sobreviver.”

O cantor e compositor de 67 anos, um dos mentores no fim dos anos 60 do movimento Nova Trova, incluiu a canção no repertório que apresentará em São Paulo nesta quarta, 22, no TelefônicaSonidos, encontro de músicos brasileiros com os de outros países latinos.

Entusiasta de primeira hora da revolução, ele vem criticando a falta de liberdade na ilha. Outra música recente, “Dos preguntas de un día”, fala dos quase 2 milhões de cubanos –quase um quinto da população– que vivem como exilados políticos e econômicos.

As canções da Nova Trova falam de amor, política, cotidiano e “todos os temas de um homem imerso na realidade do planeta”.Milanés apresentará cinco músicas de “Regalos” e mais três em dueto com Maria Rita –“Tristeza” (Milton Nascimento), Samba Meu (Rodrigo Bittencourt) e a clássica “Yolanda”, parceria com o amigo Chico Buarque, que visitou no Rio na semana passada.

E continuam, afirma Milanés, tão fortes em Cuba quanto os ritmos tradicionais, como o són, e os regatóns, raps e rumbas da nova geração. “Há públicos diferentes para todas as expressões.”

Existe uma “censura velada” contra as críticas cantadas pelos mais jovens: “Não aparece em decreto, mas não se permite que sejam difundidas [nos meios de comunicação oficiais]”. Por ironia, diz, as mesmas músicas são ouvidas nos shows públicos promovidos pelo Estado.

Milanés chegou ao Brasil há 13 dias, com a quarta mulher e produtora, Nancy. Já tocou no festival de Três Pontas (MG) produzido por Milton, outro amigo brasileiro.

O casal deixou em Havana os gêmeos de 20 meses, Pablo e Rosa Parks (homenagem à heroína da luta contra a segregação racial nos EUA). Milanés, que gravou 31 discos, também é pai profícuo: são nove filhos, incluindo dois ex-enteados que considera como tais.

Ele concorda com Caetano Veloso em que Cuba, Brasil e EUA têm “as mais fortes expressões musicais do mundo”, fruto da confluência europeia e dos escravos trazidos da África. “É uma riqueza extraordinária.”

 

+ sobre o tema

Cinco sufragistas afro-americanas que você precisa conhecer:

Mary Ann Shadd Cary (1823-1893) Mary Ann Shadd Cary nasceu...

Programação Oficial Do Encontro de Moda e Cultura da Bahia

ÚLTIMOS DIAS DAS INSCRIÇÕES Tendo em vista o término das...

Cultura negra ainda encontra dificuldade de reconhecimento

As culturas de matriz africana no país ainda têm...

Artistas lançam manifesto em homenagem ao escritor negro James Baldwin

Compartilhado no perfil da cantora, Janelle Monáe o vídeo...

para lembrar

Movimentos africanos de independência podem seguir exemplo do Sul do Sudão

Por António Cascais, DW   Opinião é do diplomata português Victor...

Novos ventos de mudança em África ou velhas narrativas de poder com novos intérpretes?

Ainda se assiste a um forte enraizamento de figuras...

Lançamento de ‘Inumera’ em Salvador

Depois de ser lançado em Ilhéus (12/01/12) e Itabuna...

Cinema negro: filmes feitos por negros e com temática negra

Dois cineastas estão nessa categoria e merecem destaque Por Simone Lemos...
spot_imgspot_img

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper ‘a frente do tempo e fora da curva’

Um dos maiores nomes no hip hop nacional, Sabotage — como era conhecido Mauro Mateus dos Santos — completaria 50 anos no ano passado. Coincidentemente no mesmo ano...

Iza faz primeiro show grávida e se emociona: “Eu estou muito feliz”

Iza se apresentou pela primeira vez grávida na noite do sábado (27), em um show realizado no Sesc + Pop, em Brasília, no Distrito Federal. Destacando...

Festival Feira Preta tem shows de Luedji Luna, Tasha & Tracie e Marcelo D2 a partir de sexta no Parque Ibirapuera, em SP

Mais uma edição do Festival Feira Preta, um dos maiores eventos de cultura negra da América Latina, vai ser realizado a partir desta sexta-feira...
-+=