O director do Instituto Superior de Gestão da Saúde (ISMS) do Centro Africano de Estudos Superiores em Gestão (CESAG), Amani Koffi, exortou os países africanos a formar mais dirigentes de elite para tornar os seus sistemas de saúde mais competitivos, refere hoje a Agencia Pana.
“É indispensável apoiar a formação de recursos humanos de qualidade para os sistemas de saúde com vista a uma melhor qualidade dos sistemas de saúde em África “, declarou.
Falando durante a cerimónia de encerramento dum atelier de formação sobre a planificação e a orçamentação das estratégias para atingir os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) em matéria de saúde, ele sublinhou o papel do CESAG na formação dos recursos humanos na África Ocidental, nomeadamente na África Francófona.
“Temos a missão de criar os recursos humanos e desenvolver competências para acompanhar eficazmente os países da sub-região na batalha com vista a melhorar as condições de vida das populações pela promoção da boa governação e a utilização óptima dos raros recursos de que dispomos”, afirmou Koffi.
“O CESAG responde às missões que lhe foram confiadas formando quadros altamente competentes e capazes de impulsionar ou apoiar os esforços a favor do desenvolvimento sustentável dos países da zona UEMOA (União Económica e Monetária Oeste Africana”, acrescentou.
Fonte: Agola Press