Pandemia de gripe H1N1 segue moderada e afeta mais jovens

A pandemia de gripe H1N1 está moderada, mas contagia e, às vezes, mata mais jovens que o vírus da gripe tradicional, informou a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta terça-feira.

Comparar o número de mortes do vírus pandêmico da doença, conhecida como gripe suína, com os da gripe tradicional pode levar a um resultado enganoso, disse a agência da Organização das Nações Unidas (ONU).

“A OMS continua a considerar o impacto da pandemia de influenza como moderado”, disse o órgão em um comunicado. “Números corretos de mortalidade ou taxas de mortalidade serão possíveis somente um ou dois anos após o pico da pandemia”.

O vírus H1N1 matou ao menos 10.582 pessoas em todo o mundo desde seu aparecimento em abril, mas estes são apenas casos confirmados em laboratórios. Testes são caros e muitos países pobres não conseguem investigar as causas de mortes, já que registros de vítimas por problemas respiratórios, como pneumonia, são comuns.

“Por vários motivos, estes números não dão uma dimensão real da mortalidade durante a pandemia, que é inquestionavelmente maior que o indicado por testes confirmados por laboratório”, disse a OMS.

A gripe sazonal mata entre 250.000 e 500.000 pessoas todos os anos em todo o mundo, mas esta é uma estimativa derivada de modelos estatísticos.

Durante as epidemias de gripe sazonal, cerca de 90 por cento das mortes são de “idosos, que sempre sofrem de uma ou mais condições médicas crônicas”, disse a agência.

“Comparada à gripe sazonal, o vírus H1N1 afeta um grupo muito mais jovem em todas as categorias –aqueles que são infectados com maior frequência, hospitalizados, que requerem tratamento intenso, e que estão morrendo”, disse.

Fonte: UOL

+ sobre o tema

Musk sugere anistia para policial que matou George Floyd

O bilionário Elon Musk sugeriu repesar a condenação da...

Redução da jornada de trabalho ajudaria quebrar armadilha da baixa produtividade?

Exemplos de países desenvolvidos não dizem muito sobre qual seria...

A escalada das denúncias de quem trabalha sob calor extremo: ‘Imagina como ficam os trabalhadores soldando tanques’

Na segunda-feira (17/2), enquanto os termômetros de São Paulo batiam...

Governo divulga ações para lideranças religiosas de matriz africana

O Ministério da Igualdade Racial (MIR) apresentou para lideranças...

para lembrar

Colombianos vão às urnas neste domingo (29) para escolher novo presidente

Neste domingo (29), mais de 39 milhões de eleitores...

A potência de Adelir – Por: ELIANE BRUM

Que dogmas tão profundos a gestante de Torres feriu...

Novo RG é emitido por 12 estados do Brasil; saiba quais e como obter o documento

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta...

Ciência, religião e o Haiti

A realidade é crua: a natureza ...

O Congo está em guerra, e seu celular tem a ver com isso

A Guerra do Congo é o conflito mais mortal desde a Segunda Guerra Mundial, mas recebe bem menos atenção do que deveria —especialmente se comparada às guerras...

Debate da escala 6X1 reflete o trabalho em um país de herança escravista

A deputada Erika Hilton (PSOL-SP) protocolou na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (25), o texto da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que quer colocar fim à...

Não há racismo estrutural, e discriminação afeta brancos, diz governo Trump

O governo de Donald Trump considera que não existe racismo estrutural nos EUA e alerta que a discriminação é, de fato, cometida contra brancos. Numa carta escrita no dia...
-+=