PARANÁ: Caso de racismo leva treinador a pedir demissão no estadual

 

O treinador Agenor Picinin pediu demissão do Toledo-PR nesta última segunda-feira. Os motivos porém, não foram maus resultados, pressão por vitórias ou nada parecido.

Na verdade, o técnico se indignou com as ofensas racistas que partiram dos próprios torcedores do clube contra o zagueiro e capitão do time, Glauco, durante a derrota por 3 a 1 diante do Paranavaí, neste último domingo. Gritos que vieram das numeradas chamavam o jogador de “macaco”. Após as primeiras ofensas, os torcedores ainda continuaram, perguntando ao jogador se ele queria banana.

Indignado, o agora ex-técnico do Toledo-PR entregou o cargo. “Em protesto pela falta de respeito ao profissional Agenor e ao Glauco, pedi demissão em caráter irrevogável”, afirmou. O jogador se sentiu ofendido e revidou às ofensas da torcida com gestos obscenos, inflamando os torcedores presentes e deixando o clima ainda mais quente.

Rogério Perrô, novo treinador do Toledo-PR, também se mostrou indignado com o caso. “Es­­tou chateado e ma­­goado. Nem consigo direito falar sobre isso”, lamentou. A procuradoria do Tribunal de Justiça do Desportiva do Paraná já começa a investigar o caso e está à procura de testemunhas para que os torcedores racistas sejam reconhecidos.

Fonte: Futebol Interior

+ sobre o tema

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas,...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22%...

para lembrar

spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=