Ilie Nastase, tenista romeno, foi expulso e perde suas credenciais no ITF, após postagem racista sobre filho de Serena Williams

Alvo de uma declaração preconceituosa de Ilie Nastase – capitão da seleção romena na Fed Cup – a versão feminina da Copa Davis -, a tenista Serena Williams publicou uma nota de repúdio nesta segunda-feira (24). Em seu Instagram, a americana escreveu um texto lamentando viver em uma sociedade que ainda é racista e sexista.

no UOL

Foto: Reuters

“Me decepciona saber que vivemos em uma sociedade em que pessoas como Ilie Nastase podem fazer comentários racistas direcionados a mim e meu futuro filho, e comentários sexistas contra minhas colegas”, afirmou Serena.

Nastase comentou a gravidez da tenista na última sexta-feira (21), um dia antes de ser o pivô de uma polêmica durante jogo da Fed Cup. “Vamos ver a cor que o bebê vai ter. Será chocolate com leite?”, questionou o ex-atleta.

Foto: REUTERS

Por conta dessa afirmação e das ofensas às britânicas Johanna Konta e Anne Keothavong durante partida no sábado (21), Nastase foi expulso da quadra e posteriormente punido pela Federação Internacional de Tênis (ITF) com a retirada de suas credenciais. O órgão também iniciou uma investigação sobre o caso. A atitude foi elogiada por Serena.

“Eu agradeço humildemente à Federação internacional de Tênis (ITF) por qualquer consideração dada aos fatos desse caso. Eles têm meu completo apoio”, elogiou a tenista, que disse que continuará lutando pela igualdade e contra o preconceito.

“Eu já disse isso e direi de novo, esse mundo já avançou muito, mas ainda temos muito a percorrer. Sim, quebramos muitas barreiras – no entanto ainda existem várias para cair. Isso ou qualquer outra coisa não vai me impedir de espalhar amor, luz e positividade em tudo que eu faço. Eu vou continuar a tomar uma posição de liderança e lutar pelo que é certo”, concluiu.

+ sobre o tema

Como experimento racial com bonecas contribuiu para fim de segregação nas escolas dos EUA

Entre os argumentos que influenciaram a histórica decisão da...

‘Mulher me ofereceu moedas’, diz bailarina vítima de preconceito em Natal

Bailarina e pesquisadora, Silvia Alves desabafou em uma rede...

para lembrar

Brasil silencia a cultura das favelas para a Copa diz Cameron Combs

  Pesquisador estadunidense afirma que o movimento nacional de...

PARA A PM, PRODUZIR É SINÔNIMO DE PRENDER, DIZ LUIZ EDUARDO SOARES

Em seu novo livro, “Desmilitarizar”, antropólogo critica a lei...

Onda negra, medo branco: a Justiça brasileira ainda usa a eugenia para condenar pretos

O caso de racismo originado na sentença da juíza...

Após comentários racistas, dono dos Clippers é banido pela NBA

Jornal GGN – Pouco tempo depois de virem à...
spot_imgspot_img

Aluna do Insper acusada de chamar colega de macaca é expulsa, mas volta às aulas com liminar

Uma estudante de direito do Insper, universidade de elite em São Paulo, foi expulsa após ser acusada de proferir injúria racista a uma colega, mas conseguiu liminar...

Por prioridade às crianças e adolescentes negros nas eleições 2024 e o direito à educação

Nos últimos anos, casos de racismo e violência racial em escolas têm ganhado mais atenção na imprensa e no debate público. Apesar da indignação...

Professora Bárbara Carine denuncia racismo em campanha publicitária do Cremeb, em Salvador: ‘reforça estereótipo’

A professora e escritora baiana Bárbara Carine denunciou racismo em uma campanha publicitária realizada pelo Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb),...
-+=