Ilie Nastase, tenista romeno, foi expulso e perde suas credenciais no ITF, após postagem racista sobre filho de Serena Williams

Alvo de uma declaração preconceituosa de Ilie Nastase – capitão da seleção romena na Fed Cup – a versão feminina da Copa Davis -, a tenista Serena Williams publicou uma nota de repúdio nesta segunda-feira (24). Em seu Instagram, a americana escreveu um texto lamentando viver em uma sociedade que ainda é racista e sexista.

no UOL

Foto: Reuters

“Me decepciona saber que vivemos em uma sociedade em que pessoas como Ilie Nastase podem fazer comentários racistas direcionados a mim e meu futuro filho, e comentários sexistas contra minhas colegas”, afirmou Serena.

Nastase comentou a gravidez da tenista na última sexta-feira (21), um dia antes de ser o pivô de uma polêmica durante jogo da Fed Cup. “Vamos ver a cor que o bebê vai ter. Será chocolate com leite?”, questionou o ex-atleta.

Foto: REUTERS

Por conta dessa afirmação e das ofensas às britânicas Johanna Konta e Anne Keothavong durante partida no sábado (21), Nastase foi expulso da quadra e posteriormente punido pela Federação Internacional de Tênis (ITF) com a retirada de suas credenciais. O órgão também iniciou uma investigação sobre o caso. A atitude foi elogiada por Serena.

“Eu agradeço humildemente à Federação internacional de Tênis (ITF) por qualquer consideração dada aos fatos desse caso. Eles têm meu completo apoio”, elogiou a tenista, que disse que continuará lutando pela igualdade e contra o preconceito.

“Eu já disse isso e direi de novo, esse mundo já avançou muito, mas ainda temos muito a percorrer. Sim, quebramos muitas barreiras – no entanto ainda existem várias para cair. Isso ou qualquer outra coisa não vai me impedir de espalhar amor, luz e positividade em tudo que eu faço. Eu vou continuar a tomar uma posição de liderança e lutar pelo que é certo”, concluiu.

+ sobre o tema

Para onde foi a senzala?

Em dezembro de 2013, Casa-grande & senzala, o clássico...

Maju Coutinho se posiciona sobre racismo no JH

Maju Coutinho usou o Jornal Hoje (JH), da Globo,...

‘Eu Não Sou Seu Negro’ faz retrato sem retoque do racismo de ontem e hoje

Precisão histórica e olhar crítico para contradições da sociedade...

Investigação contra Matheus Ribeiro causa estranheza, dizem advogados

Uma semana depois de ser acusado falsamente de furtar uma...

para lembrar

Por que ainda há dificuldade de ver o racismo como produtor de sofrimento?

Por que há tantas dificuldades na relação entre a...

Daniela Mercury faz post contra violência racial no Brasil

Seguidores apoiaram causa de Daniela e aproveitaram o post...
spot_imgspot_img

Nem a tragédia está imune ao racismo

Uma das marcas do Brasil já foi cantada de diferentes formas, mas ficou muito conhecida pelo verso de Jorge Ben: "um país tropical, abençoado...

Futuro está em construção no Rio Grande do Sul

Não é demais repetir nem insistir. A tragédia socioclimática que colapsou o Rio Grande do Sul é inédita em intensidade, tamanho, duração. Nunca, de...

Kelly Rowland abre motivo de discussão com segurança em Cannes: ‘Tenho limites’

Kelly Rowland falou à imprensa sobre a discussão que teve com uma segurança no tapete vermelho do Festival de Cannes durante essa semana. A cantora compartilhou seu...
-+=