Vídeo: abordagem policial a youtuber negro em Goiás revolta redes sociais

Enviado por / FonteDo Congresso em Foco

O vídeo de uma abordagem policial na Cidade Ocidental (GO), a cerca de 50 km de Brasília, provocou indignação e revolta nas redes sociais. Enquanto filmava manobras que fazia em sua bicicleta para o canal que mantém no Youtube, o jovem negro Filipe Ferreira é surpreendido por dois policiais, que descem de uma viatura, mandando-o se afastar da bicicleta. Um dos policiais aponta a arma para Filipe assim que o youtuber pergunta o que está acontecendo.

“Coloca a mão na cabeça”, diz o policial. “Por que você está apontando a arma pra mim?”, pergunta o ciclista. “É uma abordagem”, responde o PM. O rapaz pede respeito, diz que é trabalhador e está apenas gravando as manobras.“Não é assim não que trata uma pessoa”, reclama. “Esse é o procedimento, coloca a porra da mão na cabeça”, retrucou o policial aos gritos.

Inconformado com a agressividade da abordagem, Filipe tira a camisa para mostrar que não tem nada e fica de costas, como pedem os policiais. Em seguida, um dos PMs diz que o jovem não o obedeceu no momento que ele pediu e o algema, alegando desacato.

Em nenhum instante o youtuber xingou ou hostilizou a dupla. “Vou te algemar porque você não obedeceu a ordem legal que eu te dei”, disse o PM. “Resiste aí para ver o que vai acontecer contigo”, ameaçou o policial.

O vídeo viralizou pelas redes com críticas à ação da polícia e ao racismo estrutural no Brasil.

“O que acontece se você for negro e estiver treinando manobras no parque com sua bike? Não sabe? Veja o que aconteceu hoje na Cidade Ocidental”, escreveu no Twitter Gabriel Eduardo, ao publicar o vídeo, que acumula mais de 1,8 milhão de visualizações. Entre os mais de 3 mil comentários da publicação, outros usuários do Twitter destacam que o episódio revela como é ser negro no Brasil.

O Congresso em Foco não conseguiu contato com Filipe Ferreira. O espaço está aberto para o jovem e a PM de Goiás se manifestarem. Veja alguns comentários no Youtuber sobre o vídeo:

+ sobre o tema

EUA: júri não acusa policial que matou o jovem Michael Brown e causa revolta

Ferguson teve noite violenta por confrontos entre manifestantes e...

Carrefour quer censurar livro que analisa casos de racismo na rede

O livro “Caso Carrefour, Segurança Privada e Racismo: Lições...

O que a Mackenzie tem a dizer sobre racismo na instituição

Após mais um caso de racismo na Faculdade Mackenzie,...

SPFW: Grifes silenciam sobre negros

Fonte: Zero Hora Foto: Daniel Teixeira/Estadão O Termo de Ajustamento de...

para lembrar

A eugenia aqui ao lado

Chamou a minha atenção, no último domingo (18/08), a...

Por uma agenda política pela democracia e participação da população negra!

O Congresso Nacional volta hoje do recesso e com...

No Brasil não há racismo?

por Arísia Barros   O racismo é assim cotidiano e persistente....
spot_imgspot_img

‘Piada’ de ministro do STJ prova como racismo está enraizado no Judiciário

Ontem, o ministro do STJ João Otávio de Noronha, em tom de "piada", proferiu uma fala preconceituosa sobre baianos durante uma sessão de julgamento. A suposta...

Identitarismo, feminismos negros e política global

Já faz algum tempo que o identitarismo não sabe o que é baixa temporada; sempre que cutucado, mostra fôlego para elevar o debate aos trending topics da política...

Gilberto Gil, o filho do tempo

Michel Nascimento, meu amigo-irmão que esteve em Salvador neste ano pela milésima vez, na véspera da minha viagem, me disse que uma das coisas...
-+=