Pesadelo Real

De uns dias cá tenho sentido meu corpo inchado. Eu que tenho projeto “tanquinho” a cada estação, imaginei que fossem os efeitos das abdominais que ando fazendo. Mas essa semana a minha barriga adquiriu uma forma arredondada e o teste da farmácia confirmou as minhas suspeitas: grávida!

Tem duas semanas que estou brigada com o preto. Dessa vez parecia ser pra valer. Ele é esquentado e eu sou outro furacão. Entre nós dois tudo é muito, desde o amor até a fúria. Mas eu estava mesmo com saudades dele; não apenas o fato de estar sozinha com uma gravidez inesperada. E é uma responsa ser mãe (preta) solo nesse país!

Para além disso, eu estava com saudades do seu sorriso e do seu cheiro, ai aquele cafuné que não tem igual! Queria muito beber o seu café que é nem forte e nem fraco demais, com uma pitada de canela: no ponto e perfeito. Estava com saudades dele brigando comigo para acordar porque eu não tenho hora com nada e ele é muito pontual, coisa que aprendeu quando serviu no exército. 

Á noite nos encontraremos no banquinho da praça; eu sei que ele sempre para lá para fumar um cigarro antes de subir o morro.  Dito e feito! Estou chegando e já o estou avistando com sua blusa colorida e com seu óculos de grau inseparável.  A miopia de um professor só aumenta com o passar dos anos. O coração está a mil. 

Ao encontrá-lo, não preciso dizer uma palavra sequer, nos olhamos e entendemos que a briga foi um exagero danado.  Nos beijamos e em seus braços sinto toda a segurança do mundo.  Nos amamos demais e vou dar a notícia de que seremos pais depois de subir o morro, ao chegar em sua casa.

O preto está com um baseado enrolado em blunt – para quem não sabe, blunt é um papel de seda mais escuro, usado normalmente em charuto – mas como não há cheiro, passamos  por uma viatura da polícia sem medo. Não havíamos reparado nos canas do outro lado da rua, que estavam nos fitando o tempo todo. 

Um desses porcos fardados joga uma piada e o preto não deixa passar em branco.  Quem tem Ogum na coroa não abaixa a cabeça assim. Outro cana, que estava do outro lado da rua joga uma pedra nele e ele corre.  Ele consegue correr até duas esquinas para além dali  e três homens o encontram.  Tais homens batem nele com muito ódio, todos eles são brancos. Eu não entendo o que gerou tanto ódio nesses caras, o preto não fez nada tão absurdo para levantar essa fúria coletiva. Chega o quarto com um cassetete e bate, com muita violência, em seu corpo magro. Eu realmente não sei de onde surgiram esses homens, mas todos têm a mesma aparência e todos estão com um uniforme bege. Não consigo distingui-los, a minha visão está turva. 

Eu grito, com toda a força do meu ventre. Estão matando o homem que eu amo e bem na minha frente. O meu desespero é tamanho que não consigo correr, não consigo defendê-lo.  Até que um deles golpeia a sua cabeça com muita força e seu corpo obedece à terceira Lei de Newton, indo de encontro ao chão e voltando a uma altura considerável. 

Ali ele já está sem vida. Não há como resistir a um golpe desses. Se eu pudesse, estaria protegendo seu corpo das violências daqueles homens, mas é a violência de um Estado. Eu sozinha não consigo.  Eu só consigo gritar ao ver a cena de um assassinato de um homem, com toda a sua humanidade negada diante de um Estado genocida. 

Eu grito desesperadamente ainda mais alto. Acordo. 

Olho para o lado e estou na cama. Sozinha. 

Não estamos mais juntos. Eu não estou grávida. Me sinto profundamente aliviada. Apesar de bem real, era apenas um sonho. Que sorte a minha! Muitas de nossas irmãs não tiveram a mesma sorte que eu de estar apenas em um sonho.

 O meu Grito foi carregado com a dor de muitas irmãs que tiveram seus filhos assassinados, seus maridos violentados, seus irmãos acorrentados. Marli não está sozinha e ali eu consegui sentir a sua dor de ter um irmão assassinado em plena ditadura militar.1

O grito que ecoa no peito de todas as mulheres que tiveram suas trajetórias rompidas por esse Estado e por outros regimes, desde que fomos sequestrados e forçados a trabalhar nas lavouras e casas grandes.

A quantidade de pessoas presas, segundo dados do Infopen 2019 chega ao número de 773.151 (em estabelecimentos penais e também detidos em outras formas de cárcere). De acordo com o mesmo levantamento, o Brasil detém um total de 758.676 de presos e presos custodiados apenas em unidades prisionais, sem contar delegacias. 3  É importante mencionar que 66,7% da população carcerária é negra. 

Segundo Juliana Borges, a população prisional brasileira não é multicultural. De forma sistemática, detentos e detentas têm seus direitos violados. A prisão como conhecemos hoje não tem papel de correção social surge como espaço de correção. Porém, mais distorce e possui função punitiva do que corrige. 2

Segundo a mesma autora, “o sistema de justiça criminal tem profunda conexão com o racismo, sendo o funcionamento de suas engrenagens mais do que perpassados por essa estrutura de opressão, mas o aparato reordenado para garantir a manutenção do racismo e, portanto, das desigualdades baseadas na hierarquização racial” (BORGES, 2019).

Estar em situação de encarceramento significa a privação de direitos e uma situação de aprofundamento de suas vulnerabilidades (BORGES, 2019). Dessa forma, tanto o cárcere quanto o pós-encarceramento significam a morte social desses indivíduos, principalmente  negros e negras que são a maior parcela das pessoas que estão em situação de cárcere. Essas pessoas carregarão a marca de ex-detento ou ex-detenta mesmo após a saída do regime. Nesse cenário, é possível concluir que essa é uma das instituições mais fundamentais e efetivas no projeto de genocídio da população brasileira. 

Não passou de um pesadelo. Será mesmo?

  1. GONZALÉZ, Lélia. Primavera para as Rosas Negras.. 2018
  2. BORGES, Juliana Encarceramento em massa / Juliana Borges. –São Paulo : Sueli Carneiro ; Pólen, 2019.
  3. Dados sobre população carcerária do Brasil são atualizados. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/justica-e-seguranca/2020/02/dados-sobre-populacao-carceraria-do-brasil-sao-atualizados. Data de acesso: 15/05/2021. 
  4. Proporção de negros nas prisões cresce 14% em 15 anos, enquanto a de brancos cai 19%, mostra Anuário de Segurança Pública. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/10/19/em-15-anos-proporcao-de-negros-nas-prisoes-aumenta-14percent-ja-a-de-brancos-diminui-19percent-mostra-anuario-de-seguranca-publica.ghtml. Data de acesso:  04/06/2021. 

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 

+ sobre o tema

Jornalismo, imagem e poder: repertório para as representações raciais

  "Toute image du pouvoir se fonde sur un pouvoir...

A Sociedade e Nós

Se a história não reparar os séculos a fio...

Papai Noel preto, uma crônica natalina

Seo Gerson beijou a esposa e a filha pequena,...

E eu, não sou brasileira?

“Paulista, sério? Caramba, eu jurava que você era de...

para lembrar

Der Spiegel: PM carioca é pior que as gangues

  “Pior do que gangues”. Esta é a...

Secretário de Haddad diz que disparo contra jovem no Jaçanã foi intencional

Rogério Sottili conversou com parentes e amigos do rapaz...

Em Alagoas todo dia se mata um jovem Zumbi!

por Arísia Barros   Em Alagoas o genocídio de jovens negros...

O racismo e o novo Capitão do Mato

Acompanhado de meu cunhado e sua namorada,...

O homem branco brasileiro de condomínio e o ato simbólico de “descer”

No documentário Um Lugar ao sol (Daniel Mascaro, 2009), sobre moradores de coberturas, temos um clássico exemplo de como a arquitetura brasileira revela a...

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Conversas sobre o luto: quando uma mãe preta retorna ao mundo das encantadas

O encantamento é uma das principais heranças deixadas por África no coração dos africanos do solo ancestral e na diáspora. Trata-se de uma atitude...
-+=